Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Compreensão, um bom caminho

Tags: minha esposa

Ontem, cheguei em casa contente, cheio de novidades a contar, "louco" para contar para minha esposa. Porém, acabei por não conseguir a atenção que quis. Fiquei um pouco abalado e nem consegui jantar direito. Até porque, minha esposa não sentou a mesa para jantar com a familia. Esse é o pouco tempo que temos juntos e, eu enfurecido, peguei e fui dormir cedo.
A "tranquilidade em pessoa", como sou conhecido desde pequeno, estava lá, emburrado e virado para o canto. Mas, a noite de sono me fez ver que quem estava errado era eu.
Apenas enxerguei a mim mesmo, enxerguei só o que eu queria, não pensei em minha esposa, em seu dia desgastante de trabalho, nem no fato de que ela queria descansar.
Compreensão acima de tudo. É o que devemos ter com nossos pais, companheiros, filhos, pessoas do nosso convívio. Devemos entender que um dia de trabalho, por mais leve que seje, é desgastante. Sabemos que queremos contar nossas novidades, que estamos cheios de idéias, ou simplesmente queremos nos abrir sobre algo que nos incomoda no dia-a-dia. E nada como nossa familia para compartilhar. Mas, tem vezes, que eles parecem não nos dar ouvidos, ou querer falar mais pois, quem sabe, também queiram se abrir. Basta você chegar em casa dizendo "como foi o dia?", que logo ouviremos, com detalhes, tudo que se passou. Ou, pode ser que a pessoa esteja desgastada demais e nem queira falar, imagine ouvir o que você tem a dizer.
Ouvir é muito mais importante que falar, e esse deve ser o lema a ser seguido. Diversas vezes, com o desejo enorme de contar o nosso dia acabamos por "cortar" a pessoa que esta falando. E, acredito, que ninguém gosta de ser interrompido. Faz parte das boas maneiras "saber ouvir". Faz parte do bom convívio social.
Devemos pensar duas, três vezes, quantas forem necessárias, antes de nos irritarmos por coisas banais. Devemos pensar no outro em primeiro lugar. Com essas atitudes naturalmente as pessoas vão te tratar melhor também e, se por acaso, não tratarem, não revide, não leve para o lado pessoal. Não vale a pena. Lembre-se que um momento de raiva pode destruir toda as boas ações práticadas.
Pense melhor em sua familia, em seus amigos. Não os cobre demais, pelo contrário, dê-lhes mais atenção.


This post first appeared on O Zen E A Arte Da Vida, please read the originial post: here

Share the post

Compreensão, um bom caminho

×

Subscribe to O Zen E A Arte Da Vida

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×