Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Arte ao tom de pele

Arte ao tom de Pele. Registrar e catalogar cientificamente todos os possíveis tons da pele humana é o foco do Projeto Humanæ, de Angélica Dass – uma série de retratos fotográficos com o fundo em cores Pantone® no exato tom de pele do retratado. 
Angélica Dass

A carioca Angélica Dass, residente na Espanha, é design de moda (Senai/UFRJ), jornalista e fotógrafa. Filha de pai negro (adotado por brancos) e mãe descendente de índios e negros, iniciou, como projeto pessoal ,a construção da árvore genealógica da família, daí para a criação do Humanæ foi um "estalo" natural.

Processo

Primeiramente Dass faz uma sequência de fotografias com voluntários, que após conhecerem o projeto, desejam participar. Depois extrai uma amostra de 11x11 pixels do rosto de cada fotografado e escolhe, entre a enorme variedade de cores da Pantone®, o exato tom de pele do retratado.

Objetivo

O objetivo, segundo Dass, é o de provocar e usar a internet como plataforma de discussão sobre a identidade étnica, criando imagens que aproximem as pessoas, independentemente de fatores como nacionalidade, origem, situação econômica, idade ou padrões estéticos. 
O projeto deixa claro que o preconceito racial é de extrema ingenuidade. 
Demonstra o incrível caminho percorrido pelos humanos que se separaram, uniram-se em pequenas comunidades, que se transformaram em vilas, cidades, estados e nações. Um caminho de separações que se entrecruzam e se multiplicam em raças e cores que, ao contrário de nos tornar diferentes, torna-nos mais iguais.

A contrução

A ideia era realizar 150 retratos, com representantes de 10 nacionalidades. Mas a intenção atualmente é muito maior. O sucesso alcançado, notadamente nos debates, usos educacionais e infinitas partilhas em redes sociais, levou a autora a expandir suas perspectivas: catalogar rostos em “todas” as partes do mundo.
O desafio, agora, é conseguir apoio para suas viagens, uma vez que a artista se recusa a aceitar patrocínio para não desvirtuar o ideal do trabalho.


Veja também: 
Exposição tenta decifrar popularidade da política de Hitler
Fotógrafo dos Direitos Civis
Fonte: Site da Artista

ABBraços fraternos!
MarGGa Duval
Publicação by Moltagge - Arte e Cultura.

Subscreva o Mol-TaGGe e receba as atualizações em seu email
Não esqueça de confirmar sua subscrição!


Clique na imagem para seguir o blog



Este artigo pertence ao Mol-TaGGe.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.


This post first appeared on Mol-TaGGe - Arte E Cultura, please read the originial post: here

Share the post

Arte ao tom de pele

×

Subscribe to Mol-tagge - Arte E Cultura

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×