Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Review - Crescendo Juntas (Are You There God? It's Me, Margaret - 2023)

Crescendo Juntas 

Are You There God? It's Me, Margaret 
Direção: Kelly Fremon Craig
Elenco: Abby Ryder Fortson, Rachel McAdams, Benny Safdie, Kathy Bates, Elle Graham, Amari Alexis Price, Katherine Mallen Kupferer e  Isol Young
EUA, 2023



Em sua filmografia, Kelly Fremon Craig parece querer refletir sobre alguns marcos na vida de jovens, especialmente as garotas.  Post Grad, de 2009, primeiro longa-metragem que roterizou (mas foi dirigido por Vicky Jenson) acompanha uma jovem recém-graduada; The Edge of Seventeen, sua estréia na direção, de 2016, traz a história de uma adolescente que, como o título já diz, está prestes a completar 18 anos. Are You There God? It's Me, Margaret, foca também em adolescentes, mas em um grupo mais jovem: as pré-adolescentes.


Baseado no livro de Judy Blume, lançado em 1970, com o mesmo título, Are You There God? It's Me, Margaret é uma cativante comédia sobre os anseios e ansiedades do inicio da puberdade. Margaret, vívida pela carismática Abby Ryder Fortson é filha do judeu  Herb (Benny Safdie) e da cristã Barbara (Rachel McAdams), que decidiram que a menina só se envolveria com religião, quando tivesse maturidade para fazer suas escolhas.

As dúvidas religiosas se somam a mudança repentina de casa, por conta do novo emprego do pai, a distância da avó, a dificuldade de se enturmar no novo bairro e escola, a iminência do primeiro sutiã, primeira menstruação e primeiro namorado, fazendo Margaret questionar  a existência de Deus e Seu Lugar no mundo. 


Em sua nova casa, Margaret faz amizade a vizinha Nancy (Elle Graham), que lidera as reuniões secretas do clube só para meninas, em que as integrantes precisam abandonar meias, usar sutiãs e compartilhar assuntos dos mais importantes: meninos e menstruação. As reuniões fazem nascer em Margaret uma série de inseguranças sobre assuntos que a menina ainda nem começara a pensar sobre.

A falta de direcionamento religioso simboliza a ansiedade Margaret nesse período de transição. Ela passa, então, a experimentar e pesquisar diferentes culturas por conta própria, no intuito de encontrar respostas e uma forma de se comunicar (ou não) com Deus. Na real, uma forma de encontrar a si mesma.



Apesar do filme ser centrada na menina, é interessante como Are You There God? It's Me, Margaret  acaba que abordando também a as transições de outras mulheres em diferentes etapas da vida. Sylvia, a enérgica avó judia, interpretada por Kathy Bates, precisa aprender a viver sua vida sem a companhia constante de sua familia; enquanto Barbara tenta se enquadrar no mundo das esposas surburbanas, mas, na verdade, preferia estar trabalhando e se dedicando a suas pinturas. 



Bárbara e Margaret partilham a dificuldade de encontrar seu lugar no mundo e a tentativa de se enquadrar em um grupo, a qual não tem certeza se realmente querem pertencer, pois o que eles representam parece fazê-las trair suas proprias essencias.  


Are You There God? It's Me, Margaret é um filme divertido e doce que aborda um periodo que pode ser torturante (e isso vale não apenas para a transição da infância para adolescencia, mas para qualquer grande mudança que possaa acontencer na vida de qualquer pessoa), mas é crucial para definir que tipo de pessoa você quer ser.


Are You There God? It's Me, Margaret entrou recentemente no catálogo da HBO Max


Redes Sociais

 



Dri 


Apaixonada por música, cinema e gatinhos 

   





This post first appeared on Cultura Pop A Rigor, please read the originial post: here

Share the post

Review - Crescendo Juntas (Are You There God? It's Me, Margaret - 2023)

×

Subscribe to Cultura Pop A Rigor

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×