Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Se esta rua fosse minha - Rua Prior Guerra

INFORMAÇÃO HISTÓRICA DO TOPÓNIMO 

José Francisco Corujo nasceu em Ílhavo a 17 de fevereiro de 1878. Era filho de Joaquim Francisco Corujo, marítimo, e Maria Rosa de Jesus. Da sua formação sabemos que frequentou a Casa Pia entre os anos de 1888 e 1892, tendo depois ingressado, em 1894, no Seminário de Coimbra. 
A 12 de julho de 1903 foi ordenado presbítero por D. Manuel Correio de Bastos Pina. Foi Capelão em Salgueiro (Sosa), Corticeiro de Baixo e Febres. No ano de 1907 assumiu as funções de Coadjutor de Vagos, tendo acumulado com a capelania da Gafanha do Carmo em 1910. Entre 1918 e 1922 foi pároco das freguesias de Marmeleira e Cercosa (Mortágua). Foi transferido, a 5 de outubro de 1922, para a Gafanha da Nazaré onde permaneceu durante muitos anos ao serviço desta freguesia, substituindo o Prior Sardo nas suas funções. 
Em 1948, o Padre Guerra, como era conhecido, resignou às funções de pároco na Gafanha da Nazaré devido à sua saúde se encontrar muito debilitada. Regressou a Ílhavo onde manteve o seu trabalho como sacerdote, assumindo as funções de Capelão do Hospital da Misericórdia de Ílhavo. Faleceu a 12 de março de 1963, com 85 anos de idade. 

INFORMAÇÃO MEMORIAL SOBRE O TOPÓNIMO 

O Padre Guerra marcou muito profundamente a população da Gafanha. Fernando Martins recorda este pároco, no seu blog Galafanha: «Dele guardamos uma imagem e um sorriso de bondade que enternecia. Morava perto da escola da Ti Zefa, em casa que ainda existe, com uma criada idosa. Quando brincávamos no recreio da escola, que era a Av. José Estêvão de hoje, ele não deixava de mostrar a sua satisfação por nos ver, enquanto fumava os seus cigarros, feitos com mortalhas e com tabaco oferecido pelos pescadores do bacalhau. 
Também os ouvia em confissão, em sua própria casa, não perdendo a oportunidade de levar os homens do mar a reconciliarem-se com Deus e com as pessoas. Não recordamos muito as suas homilias, pregadas nas missas que eram celebradas em latim. Mas de alguns paroquianos mais velhos ouvimos, há anos, que acentuava nas suas prédicas os princípios de vida honrada e recta» 

INFORMAÇÃO HISTÓRICA DO TOPÓNIMO 

Na Gafanha da Nazaré encontramos a Rua Prior Guerra. Figura no Plano Geral de Urbanização das Gafanhas da Câmara Municipal de Ílhavo de 1984 representada como Rua 14 de Outubro.

Nota: Publicada na na Agenda Ílhavo da CMI de Maio de 2023


This post first appeared on Pela Positiva, please read the originial post: here

Share the post

Se esta rua fosse minha - Rua Prior Guerra

×

Subscribe to Pela Positiva

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×