Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Medida de Coesão para Portugal e Distrito da Guarda


EM HOMENAGEM A JOHN T. DOCKERY E J. PINTOPEIXOTO

Medida de Coesão para Portugal e Distrito da Guarda:


A desertificação do interior é o sintoma, trate-se da causa que está nos locais de elevada densidade populacional e o Interior e Portugal recuperarão

 


F. Carvalho Rodrigues


                                                                            Casal de Cinza, 28 de Julho 2021


Surgiu por volta de 1850 pela mão de um Escocês Rankine. Aconteceu como uma grandesurpresa: parte do calor que um corpo quente pode passar para umcorpo frio é rejeitado.

Na interacção, que é o calor, esta parcela que a fonte fria não aproveita, não se transforma em energia livre, não produz trabalho. Levou algum tempo, mas soube-se, então, de uma quantidade que estava relacionada com o calor recusado pela fonte fria. Chamou-lhe, em 1865, o Alemão Rudolf Clausius, entropia. Verificaram que num sistema que não trocassenem matéria nem energia com o seu exterior, ou seja, num sistema fechadocrescia sempre. Encontraram uma relação de proporcionalidade entre a entropia e o calor desperdiçado. A constante de proporcionalidade é o inverso da temperatura. Para o mesmo calor quanto maior a temperatura, menor a entropia. Para o mesmo número de interacções, o calor, quanto maior a temperatura menor é a quantidade de entropia. A entropia existe nointervalo entre zero, para uma temperatura infinita, e o infinito para uma temperatura igual a zero.

Maspersistia a ignorância da razão porquea fonte fria recusava sempreuma parcela de calor com que a fonte quentepodia interagir com a fonte fria. Ou seja, haviauma parte da energia com que a fonte quente interagia com baixa entropiaque a fonte fria que tinha uma energia a muito alta entropia não estava dispostaa aceitar.

Há então múltiplas qualidades de energia. Essa qualidade distingue-se pela sua entropia. A melhor é a energia com baixa entropia porque dá a possibilidade de realizar trabalho. A pior é a energia com muito alta entropia. Seria interessante que nos rótulos estivesse não só a energia como a entropia. Assim, sim, podia saber-se quantitativamente se uma forma de produzirenergia é melhor que outra. Ouseja, em vernáculo, qual é menospoluente.


Seja como for, era preciso então saber porque havia este comportamento, esta rejeição de parte da dádiva. Ocorpo frio não aceita todo o calorque o corpo quente quer e pode dar.

Coube a Ludwig Boltzmann descobrir porque assim era. Com a descoberta fez avançar o entendimento do Mundo e da Vida muitas ordens de grandeza. É o pilar onde hoje quase tudo em ciência e a vida acentam.

A descoberta de Boltzmann exigiaa existência de átomos. Havendoátomos a energiade um sistema fechado (onde não entra, nem matéria, nem energia) distribuía-se seguindo a curva exponencial, 2X. Nos sistemas da natureza quer dizer que vinte por cento dos átomos têmoitenta por cento da energia. Nesses vinte por cento de átomos a energia tambémse distribui da mesma maneira. Ou seja, dentro dos vinte por cento , há vinte por cento ou seja 4% que detêm oitenta por cento de oitenta por cento da energia ou seja 64%. Nesses quatro por cento que têm sessenta e quatro por cento da energia, essa energia também se distribui na mesma proporção. Isto é, vinte por cento de quatro por cento, ou seja 0,8% do total deátomos ficam com oitenta por cento de sessenta e quatro por cento da energia, o que dá, 51,2%.Grosso modo 1% dos atómos levam consigo 50% deenergia.

A censuraque os Colegas Professores e Cientistas fizerama Ludwig Boltzman;a perseguição do poder político que gere a Ciência, que em cada momento se apropria da verdade e que deambula pelos corredores cheios de cientistas na corte do Poder, fez-lhe a vida tão negra que Boltzmann veio a suicidar-se como resultado dos seus Pares. Está sepultado em Viena e na pedra tumular não tem nome, tem apenasa fórmula com que ligou o calor rejeitado com a entropiae a distribuição de energia pelos átomos.

Para o tempo que durar a pedra e a inscriçãotodos saberemos quem ali está.Claro que aquiloa que chamo a seita, que enchameia Universidades de “O meu Caro Colega”, tiveram que aceitar a evidência e por muito que tenham os nomes nos seus papers e certamente, em placase no mausoléu ninguém a partir dos trinetos saberá porque existiram.

O certo é que o resultado da distribuição da forma 2X é num gráfico que em escala logarítmica é uma linharecta:

Fig. 1 Exponencial em escala linear e em escalalogarítmica



Vilfredo Pareto (1848 - 1923) verificaque na propriedade rural tambémeram vinte por cento dos proprietários que detinham oitentapor cento da terra e que um por cento inevitavelmente tinha cinquenta por cento das terras.

Masfoi George KingsleyZipf (1902 –1950)que a estudar a distribuição de palavras em obras literárias descobriu que 20% das palavras explicam oitenta por cento do texto ou no fim 1% por cento das palavras enchem 50% das páginas independente de qual o idioma usado na escrita.

Naõ tardou que se constatasse quevinte por cento dos escritores editavam oitenta por cento dos livros que são lidos. Vinte por cento dos compositores, oitenta por cento da música que se ouve. Vinte por cento dos sites são os que oitentapor cento de nós procuramos. Vinte por cento dos pintores representam oitenta por cento da pintura que vemos.E o que se quiser em grandes números é sempre isto: vinte por cento/oitenta por cento. E um por cento dos jornalistas escrevemcinquenta por cento das notíciasque lemos. Um por cento dos jornalistas na televisão são os que vemos cinquenta por cento das vezes. Um por cento dos políticos produzem e influenciam cinquenta por cento da política. Qautro por cento dos Deputados fazem sessenta e quatro por cento das intervenções no Parlamento. E etc...Por


isso não nos admiramos com a notícia muitas vezes repetida, como se não se aplicassem sempre, que 1% dos humanos detêm 50% de toda a riqueza. Não são sempre os mesmos a estar no 1%, mas são sempre um por cento.

Os 20% que explicam 80% ou seja os 1% que explicam 50% não são sempre os mesmos. Sãoé sempre 20% ou seja 1%. No caso das sociedades Humanas, a mudança é feita quando um grupo convence os destituídos, 80% que só têm 20%, se forem para o poder nivelarão a exponencial. Até hoje o que tem acontecido é que uma vez dada a mudança aquele grupo passa a ser constituído pelo 1% dos que têm 50%. Entretanto fazem promessas e produzem sofrimento. Mas como me disse o Sr. Bispo de Setúbal, Dom José Ornelas na despedida de uma conferência Intenacional organizada pelo Instituto Superior de Teologia de Setúbal, e nunca mais esquecerei: “de tudo o que disse o problema dos 20% / 80% é o que temos que resolver”. Na verdade é a causa da postura beligerantemente activa dos EUA, EU, Russia,India e China. É para encontrar a nova partilha, é para se saber quem são os novos 20%.

Porfim apliquemos a um País e à distribuição da sua Populaçãoo que sabemos da distribuição de equilíbrio.

dois casos extremos: Um, representado na Fig. 2 em que todos os Concelhos têm a mesmapopulação,

Fig. 2 Todos os Concelhos têm a mesma população ou seja 20

 

Tem a máxima diversidade, consome muito pouco , produz muito muito pouco, mas aentropia exportada é baixíssima.











This post first appeared on Freguesia De Casal De Cinza, please read the originial post: here

Share the post

Medida de Coesão para Portugal e Distrito da Guarda

×

Subscribe to Freguesia De Casal De Cinza

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×