Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

ROUBO DE BENS CULTURAIS


Os museus, palácios, monumentos e sítios que deviam estar protegidos pelo Estado, não estão assim tão bem protegidos, quer por falta de pessoal, quer de meios, quer por falta de eficácia dos organismos dedicados à sua protecção.

Podíamos falar das condições de segurança de muitos destes serviços e o rol de falhas seria imenso, mas é melhor meditar-se apenas num caso da actualidade que é o roubo de azulejos do Mosteiro de Odivelas.

O edifício está devidamente classificado, já de lá saíram as meninas de Odivelas, já se começou a trabalhar nas coberturas (?) e no túmulo de D. Dinis, mas parece que há coisas de que ninguém se lembrou.

O mosteiro não tem qualquer segurança, humana ou de videovigilância. Não existe uma vedação na zona onde se encontram, à vista de todos, os painéis de azulejos que foram alvo de furto parcial.

Já começou o jogo das culpas, ora para a Defesa porque o edifício ainda não foi oficialmente entregue à autarquia, ora à autarquia que vai em breve ser o arrendatário do monumento, ora ainda ao Ministério da Cultura, que enquanto autoridade fiscalizadora do Património, não previu a possibilidade de roubo ou vandalismo.

O Estado anda a falhar demasiadas vezes, e espera-se que também neste caso o Presidente Marcelo exija celeridade, não só nas investigações, como nas medidas de segurança do Património.





This post first appeared on Zé Povinho, please read the originial post: here

Share the post

ROUBO DE BENS CULTURAIS

×

Subscribe to Zé Povinho

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×