Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

IMDb o que é? Como funciona?


Quando estamos interessados em assistir alguma série, filme ou programa de tv, geralmente buscamos referências com amigos, colegas ou mesmo na internet mas, nem sempre é fácil encontrar uma boa descrição ou uma critica que ajude (e é difícil mesmo). E nesse mundo em que há centenas de lançamentos todos os anos, com diferentes características - títulos bons, ruins, meia-boca, incríveis, atores ruins ou bons, conhecidos... a busca se torna praticamente impossível. Atualmente existem vários sites, blogues e colunas que fazem esse papel de indicação, no entanto, muitos deles não possuem ou mantém um acervo considerável, piorando ainda mais sua busca por informações, que de fato sejam úteis e relevantes.

E aí que se destaca: O Internet Movie Database (Base de Dados de Filmes na Internet) também conhecido como IMDb. Muito famoso na internet por fornecer criticas, informações técnicas e também não tão técnicas assim. O site já tem 25 anos desde a sua publicação (1990), seu criador é o Britânico Col Needham, um nerd e também um cinéfilo. Hoje o site é o maior e mais completo banco de dados sobre cinema e TV do mundo, nele você encontra filmes desde 1880 (antes mesmo da criação oficial do cinema, que foi em 1895), até futuras produções programadas para o ano de 2020. São mais de 2 milhões de filmes e mais de 5 milhões de personalidades ligadas de alguma forma ao cinema.


O IMDb é uma enciclopédia virtual dedicada ao cinema e à TV, mas como ele funciona? De um modo simples: Usuários cadastrados fornecem notas a filmes, séries e programas, que vão da escala de 0 a 10, em diversas categorias como fotografia, roteiro, e efeitos especiais e assim a nota é somada a outras demais e então se extrai uma média, não só as notas dos usuários que são analisadas, mas também as notas que são dadas por críticos; Praticamente tudo neste site tem links que remetes a outras páginas. Ele é atualizado diariamente pela equipe do IMDB, as informações não param!


O usuário pode também consultar biografias, filmes por país, locações onde os filmes foram feitos, trilhas sonoras, equipes técnicas dos filmes, sinopses, comentários de outros usuários, premiações nos mais diversos festivais do mundo, acompanhar as mais recentes notícias, ver fotos e vídeos - incluindo trailer, e tudo mais que se possa imaginar. O IMDb não disponibiliza filmes completos para ver online, nem para fazer download (Aí seria o site mais visitado do mundo!), até porque esse não é a intenção da empresa.

Um ponto importante é que o site é todo em inglês, e se torna necessário entender um pouco da língua inglesa, logo abaixo você pode ver algumas dicas para poder fazer uma busca:

Na página inicial do site, há uma barra de procura, seguida de uma pequena janelinha com a palavra ALL (tudo). Ela é o seu ponto de partida! Junto de ALL há uma pequena seta. Clicando nela, abre uma cascata com as várias palavras, que ao escolher uma delas lhe dará uma forma de pesquisa veja:
  • TITLES = procura por título do filme;
  • TV EPISODES = procura por episódios e séries de TV;
  • NAMES = procura pelos nomes de artistas e outras personalidades do mundo do cinema;
  • COMPANIES = procura pelos estúdios produtores dos filmes;
  • KEYWORDS = procura por palavras-chaves para localizar algum filme;
  • CHARACTERS = procura por nomes de personagens dos filmes;
  • VIDEOS = procura por vídeos dos filmes;
  • QUOTES = procura por falar marcantes dos filmes;
  • BIOS = procura por biografias de personagens dos filmes;
  • PLOT = procura por enredos dos filmes;
  • ADVANCED SEARCH = procura avançada. 
Você escolhe o que quer procurar, e usa a palavra mais adequada, ou então, deixa ALL mesmo, que o site localiza de forma geral.

É sempre interessante saber algumas curiosidades, veja algumas sobre o IMDb: 
  • O site esta entre os mais populares no mundo, com 160 milhões de usuários únicos mensais;
  • A Amazon comprou a empresa oito anos depois da sua publicação por uma quantia jamais revelada (Acredito que tenha sido pouco), já Needham continuou à frente do negócio;
  • O primeiro longa que Needham catalogou foi “Tubarão” (nota 8,1);
  • O filme mais bem cotado no IMDb é “Um Sonho de Liberdade”, com Morgan Freeman e Tim Robbins (9,3);
  • O pior é o filme indiano “Gunday”, com 1,7. Ele acabou sendo alvo de uma vingança no IMDb, pois Habitantes de Bangladesh se sentiram ultrajados com o que consideraram um erro histórico no roteiro e organizaram um protesto incitando as pessoas a baixar a avaliação no IMDb (Viva ao poder da internet!). 
Portanto se você esta querendo saber mais sobre um filme ou série, o melhor local para fazer essa consulta é o IMDb, note que muitos sites que disponibilizam filmes para downloads deixam um pequeno link com a nota do IMDb, será que não vale a pena fazer uma consulta?




This post first appeared on O Que Acham?, please read the originial post: here

Share the post

IMDb o que é? Como funciona?

×

Subscribe to O Que Acham?

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×