Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

DOMINGOS SOARES OLIVEIRA

Por falta de oportunidade e tempo, não pude escrever na altura própria sobre a saída de Domingos Soares de Oliveira da SAD benfiquista. Faço-o agora.
Antes de mais, há que dizer que os casos que colocaram o gestor na alçada da Justiça, independentemente daquilo que vierem a determinar no futuro, tornaram inviável a sua permanência no Benfica. Para bem do clube, e também do próprio, era preciso virar a página, e colocar um ponto final numa relação que durou décadas. Aceito que tal não tivesse ocorrido mais cedo (quando Rui Costa assumiu a presidência), pois percebo que nessa altura era preciso assegurar uma transição tão tranquila quanto possível, e o próprio "Maestro" necessitava de apoio na gestão de setores que não dominava.
Dito isto, há que lembrar que DSO fez um trabalho notável na Luz, o qual nem sempre foi devidamente valorizado pela frequente confusão que se fez com áreas (nomeadamente a desportiva) que não eram da sua responsabilidade. Ganhando ou perdendo dentro do campo, é de reconhecer que o universo comercial, financeiro e estrutural do Benfica cresceu e solidificou-se, mudando para (muito) melhor, com DSO (obviamente não só mérito dele, mas também mérito dele). E quando a equipa perdeu, a SAD manteve-se forte, dinâmica, e com pujança comercial e financeira. Não concordei com tudo, queixei-me de muita coisa (bilhética, por exemplo), mas globalmente tenho de valorizar o que foi feito.
Como disse, muitos atribuem a DSO responsabilidades que, na verdade, não eram dele (construção de plantéis, política de contratações e mesmo vendas de atletas). E confundem o personagem com todo o contexto do Futebol Moderno, onde é preciso garantir receitas para fazer face a custos galopantes. A SAD é uma empresa, e DSO geriu-a bem. Eu também não gosto de olhar para o Benfica como uma empresa, nem sou fã do futebol moderno (ou do que o termo genericamente significa), mas disso DSO não tem culpa.
DSO pagou também, junto dos adeptos, o preço de um dia se ter confessado sportinguista. Seria preferível ver sempre adeptos do clube nos cargos de decisão. Devo dizer, porém, que jamais esse "sportinguismo" do gestor se fez notar. Foi acima de tudo um profissional da gestão, que fez bem o seu trabalho. Segundo se dizia, até gostava mais de golfe do que de futebol (gostos não se discutem).
Não tenho, nem alguma vez tive, qualquer relação pessoal com Domingos Soares de Oliveira - com quem me cruzei e a quem cumprimentei circunstancialmente não mais do que duas ou três vezes. Estou, por isso, à vontade para falar dele apenas enquanto benfiquista observador.
Acabou a sua história no Benfica. Que tenha saúde e sorte pela vida fora. 
Se os próximos vinte anos forem comercial e financeiramente tão estáveis e sólidos como os anteriores, estarão criadas as condições para, com uma boa gestão desportiva, fazer do Benfica um clube ainda mais ganhador.




This post first appeared on VEDETA DA BOLA, please read the originial post: here

Share the post

DOMINGOS SOARES OLIVEIRA

×

Subscribe to Vedeta Da Bola

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×