Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O QUE EU TERIA FEITO

O mercado ainda não fechou. Ainda pode haver desagradáveis surpresas de última hora (Morato? Florentino? Rafa? Neres? outro?). E é mais fácil suceder algo assim, do que vir algum reforço de monta - dado o dinheiro já consumido.
O que está feito, feito está. E mesmo sabendo que o futebol profissional não é propriamente o "Championship Manager", faço aqui um exercício daquilo que, fosse eu a decidir, teria acontecido, ou teria tentado que acontecesse:
1) Não contratava Trubin por 10 milhões. O Benfica precisava de um suplente para Vlachodimos, e não de um guarda-redes tão caro que, até agora, mesmo sem ter jogado, mesmo sem qualquer culpa, parece ter já causado problemas. Os guarda-redes de Arouca, Famalicão ou Gil Vicente eram boas opções para servir de "Heltons Leites", dando espaço e tempo a Samuel Soares para amadurecer. Odysseas não é Courtois, como Rafa não é Mbappé. Infelizmente, o Benfica só pode ter jogadores de nível mundial, ou no início das carreiras (antes de explodirem), ou no fim (como é agora o caso de Di Maria). O grego pagou sempre o preço de ter sucedido a Ederson e Oblak que, esses sim, foram a excepção. Além de que o grau de exigência que alguns adeptos e analistas hoje em dia colocam nos guarda-redes raia o absurdo. Fossem Costa Pereira, José Henrique ou Bento (como Damas ou Vítor Baía, como Yachine Maier ou Zoff)) avaliados pelos mesmos critérios, e nenhum passava da mediocridade.
Um guarda-redes, no campeonato português, numa equipa grande, nem sequer é assim tão importante. Até com Bruno Varela o Benfica ia sendo campeão, como aliás foi com Quim. No Sporting já vi Adán fazer exibições miseráveis, e quanto ao tão idolatrado Diogo Costa, basta recordar o Mundial, onde enterrou a selecção portuguesa (algo que, diga-se, tem sido silenciado como se não tivesse realmente acontecido). Para o Benfica ser campeão e fazer uma boa Champions, Vlachodimos é mais do que suficiente. Temo que já tenha sido queimado - a começar pelo próprio treinador.
2) Tinha mantido Gilberto no plantel. O titular é Bah, e Gilberto era o suplente perfeito, tratando-se de um jogador aguerrido, comprometido, identificado com o clube e com o país. Um campeão. Não sei se se encontrará muito melhor para o banco, e sem gastar mais dinheiro.
3) Não tinha renovado com Otamendi. Trata-se de um veterano, com um salário elevadíssimo, que disfarça com a experiência as claras lacunas de velocidade que vai apresentando. Não me esqueço de Chaves, de Milão e de muitos outros jogos em que se percebeu que o seu tempo passou. Fosse o apertadíssimo critério-Odysseas aplicado ao central argentino e já tinha sido sumariamente despedido. António Silva e Morato seriam a dupla perfeita para a titularidade, com João Victor, Tomás Araújo e, eventualmente, mantendo também Lucas Veríssimo, como opções de banco.
4) Partindo do princípio que não era mesmo possível segurar Grimaldo (nem oferecendo-lhe os 14 milhões gastos em Jurasek),para discutir o lugar com Ristic contratava um lateral-esquerdo verdadeiramente bom. Não sei se o checo o é, ou vai ser. Até agora não gostei nada. Mesmo nada. Além de que estou farto de defesas que não são assim tão fortes a...defender.
5) Jamais gastaria 25 milhões em Kokçu. Parece bom jogador, mas não era, de todo, aquilo que o Benfica, a meu ver, precisava para o meio-campo. O verdadeiro substituto de Enzo Fernandez emergiu na fase final da época passada, e chama-se João Neves. A alternativa era Chiquinho, que também cumpriu aquando da sua comissão de serviço. A posição estava mais do que acautelada, e o turco acaba por ser, Pelo Menos por enquanto, mais problema do que solução. O salário (bem como as respectivas consequências no balneário), prefiro nem saber. Mas, reafirmo, parece ser, de facto, bom jogador.
6) Contratava, isso sim, um trinco para competir com Florentino pela posição "seis". De preferência um "gorila", forte, alto e agressivo. Em jogos grandes, e na Champions, o Benfica vai precisar de músculo. E este plantel carece bastante de altura e de largura.
7) Em vez de Otamendi renovava, isso sim, com Rafa. É cinco anos mais novo, e tem sido a estrela do Benfica nas últimas épocas. É o melhor jogador da equipa desde o tempo de Jonas, conquistou vários títulos, e aparece sempre nos momentos importantes, a decidir (veja-se, por exemplo, as duas últimas vitórias do Benfica no Estádio do Dragão, que, aliás, valeram os dois últimos campeonatos ganhos pelos encarnados). O meu Benfica seria sempre Rafa e mais dez, pelo menos por mais duas ou três temporadas. É o jogador mais subvalorizado do clube, e até do futebol português. Talvez a sua personalidade contribua para isso. O empresário também não ajuda. Mas é um craque dos pés à cabeça.
8) Schjelderup, até ver, não tem nada a mais do que jovens que o Benfica tem emprestado ou mesmo dispensado. A diferença é que custou muito dinheiro. Aliás, ele e Tengstedt, terão sido precipitações do último mercado de Inverno - que é um mercado particularmente propício a enfiar barretes. Apostava em Tiago Gouveia, e.. confesso que não sei o que se passa com Henrique Araújo (em quem, há pouco mais de um ano atrás, depositava infinita confiança).
9) Gosto muito de Di Maria. Foi dos maiores craques que passou pelo Benfica. Acontece que vai a caminho dos 36 anos, e duvido seriamente (espero estar enganado), que faça toda a época sem lesões ou grandes oscilações de rendimento. No contexto do plantel do Benfica, tem um estatuto estratosférico, que obrigará o treinador a colocá-lo sempre, independentemente do rendimento desportivo. Tem também um salário elevadíssimo, que além de pesar no cofre, também pesa num balneário onde Grimaldo já não quis renovar, e Rafa pediu uma fortuna para o fazer. Quando se é argentino, e o empresário é Jorge Mendes, tudo se torna diferente. Este é, de tudo o que escrevi neste post, o ponto em que tenho mais dúvidas. Só no fim da época poderemos saber se este Di Maria, aos 35 anos, vindo de uma época atribulada na Juventus, é mesmo o Di Maria, e equivale mesmo ao salário que aufere. Eu teria duvidado, e aproveitado o dinheiro noutras coisas. Mas até ao momento não posso dizer que tenha razões de queixa - a não ser talvez a menor utilização de outro craque, Neres (que com Rafa, João Mário e Aursnes chegava para assegurar o meio-campo ofensivo).
10) Uma dessas coisas podia ser convencer Gonçalo Ramos a ficar mais uma temporada. Entre Trubin, Otamendi, Jurasek, Kokçu, Di Maria e Arthur Cabral, juntando tudo (passes, salários, comissões etc), não estão menos de 100 milhões. É verdade que eu não era o presidente do clube de fãs do jovem avançado algarvio, mas, honestamente, estava convencido de que nesta época ia crescer bastante, e explodir como grande goleador. E estou plenamente convencido de que é melhor (muito melhor) do que o brasileiro contratado à Fiorentina por mais de 20 milhões. Com um salário generoso e algumas promessas, talvez o rapaz pudesse ficar, pelo menos mais uma temporada. Ou então é apenas fantasia minha, e resta-me acreditar que Arthur Cabral seja, no mínimo, melhor que Musa. Se assim for, já fico consolado.

Enfim, estão aqui descritas algumas das razões pelas quais não estou particularmente optimista. A Supertaça surpreendeu-me, e no Bessa houve demasiado azar. Mas vejo muita coisa com potencial para correr mal. Obviamente que seguirei atentamente todas estas situações ao longo da temporada. Se pelo menos em metade delas tiver de dar o braço a torcer, já ficarei bastante feliz. Fazer o Totobola à segunda-feira é fácil. Estou a fazê-lo antes, tal como o teve de fazer a estrutura da SAD benfiquista. Há muita coisa que não domino (personalidades dos jogadores, relacionamentos entre eles, relações com empresários, etc), mas por norma gosto de seguir a velha máxima segundo a qual "em equipa que ganha, não se mexe". Ora parece-me que neste Benfica, que foi campeão há três meses, e fez uma belíssima carreira europeia, ter-se-á mexido porventura demasiado.


This post first appeared on VEDETA DA BOLA, please read the originial post: here

Share the post

O QUE EU TERIA FEITO

×

Subscribe to Vedeta Da Bola

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×