Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Madeira de borracha, madeira de lei de plantação, paramadeira, carvalho malaio e muito mais

 

Madeira de borracha

Madeira de Borracha, Madeira de lei de plantação, paramadeira, carvalho malaio

Nome Científico: Hevea brasiliensis

Autor: Peter Mac Sween

Provavelmente, como marceneiro, você nunca trabalhou com Borracha, a madeira da Seringueira. Mas garanto que você já viu e pode até possuir algum produto feito com ele. É uma das madeiras comerciais mais comumente usadas, especialmente nos itens de madeira vistos na maioria das lojas de varejo e grandes caixas. Armários, móveis, bandejas, escadas, entalhes, torneamentos e até folhas de MDF são alguns dos usos finais mais familiares dessa madeira onipresente.

A história da Rubberwood é de engenhosidade e engenharia. A árvore é nativa da bacia amazônica e foi originalmente utilizada para a produção de borracha. A árvore exala um látex leitoso quando cortada e este líquido é vulcanizado em borracha. Isso se tornou um negócio extremamente lucrativo e as plantações de seringueiras se multiplicaram pelas regiões tropicais do mundo. Hoje, a maioria das plantações (mais de 9 milhões de acres) está localizada no Sudeste Asiático.

Madeira de borracha

Borracha de grão final


A produção de látex diminui após 30 anos e essas árvores improdutivas geralmente eram cortadas e queimadas. O uso posterior das árvores foi limitado por sua baixa durabilidade. As árvores começavam a degradar-se imediatamente após serem derrubadas, sucumbindo rapidamente à mancha azul, etc. A produção de madeira era difícil. As coisas mudaram na década de 1980, quando técnicas de preservação pressurizada, seguidas rapidamente pela secagem em estufa, permitiram a produção de madeira com pouco degrado. O uso comercial desse recurso agora abundante explodiu.

A madeira da seringueira é moderadamente dura, muitas vezes comparada ao maple macio. É de cor palha, ocasionalmente bronzeado, às vezes com estrias marrons. Não há diferença de cor entre o alburno e o cerne. Tem uma textura média grossa e geralmente é de grão reto. Há pouco defeito ou figura nesta madeira. Pode empenar durante a secagem, mas uma vez seco é considerado estável. Apesar de ser tratada, ainda é considerada inadequada para fins externos.

A madeira maquina bem, embora a superfície possa parecer áspera devido ao grande tamanho dos poros. O lixamento é recomendado para obter uma superfície lisa para o acabamento. O látex pode entupir lâminas de serra e cortadores. Segura bem as unhas e os parafusos. A madeira de borracha é uma ótima candidata para esculpir e virar, uma vez que contém detalhes finos. Pode ser pintado, embora deva ser fortemente preparado ou preenchido para cobrir os poros grandes. É uma madeira que leva a manchar. Na verdade, ele pode ser manchado para imitar muitas outras espécies de madeira.


A maior parte da madeira de borracha colhida tem origem na Ásia e acaba em suas principais cadeias de suprimentos. Toras e madeira chegam à China, que usa esse recurso abundante na fabricação da infinidade de produtos de madeira que vemos na América do Norte. A madeira agora está sendo importada para os Estados Unidos e Canadá para fabricação aqui. É visto como um produto ecologicamente correto, pois é um subproduto da agricultura, além de ser cultivado em plantações.

A seringueira raramente é vista nos estoques da maioria dos varejistas de madeira. Espero que isso mude em um futuro próximo. Muitas espécies importadas estão se tornando difíceis de obter, seja devido à regulamentação ou devido ao declínio populacional. A seringueira poderia preencher esse vazio oferecendo uma alternativa amiga do ambiente. Se você está interessado em trabalhar com ele, sugiro que você entre em contato com seu revendedor local e pergunte se eles podem obtê-lo. Com um número suficiente de marceneiros a bordo, talvez consigamos criar um mercado para isso. A seringueira pode não ser a resposta perfeita para os problemas enfrentados pelas florestas tropicais, mas certamente merece consideração por todos os artesãos que querem ajudar a preservar as florestas tropicais.

Leia um pouco mais em;  Madeira de borracha | O Banco de Dados da Madeira (Hardwood) (wood-database.com)

 Conheça suas madeiras, para que não fique muito longa a postagem coloco o link para os interessados se inteirarem  mais sobre o assunto/especies\;

Aprenda sobre uma madeira específica – sua densidade relativa, quão forte ela é, quanto a madeira encolherá dimensionalmente, como é fácil trabalhar com ferramentas manuais e máquinas.

Madeiras | Marcenaria Canadense (canadianwoodworking.com)

Técnicas e Dicas | Marcenaria Canadense (canadianwoodworking.com)




This post first appeared on Ah! E Se Falando Em Madeira..., please read the originial post: here

Share the post

Madeira de borracha, madeira de lei de plantação, paramadeira, carvalho malaio e muito mais

×

Subscribe to Ah! E Se Falando Em Madeira...

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×