Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

15 tipos de marcenaria

15 tipos de marcenaria que você deve conhecer

O ofício de marcenaria envolve a uniã de peças de Madeira para montar uma estrutura mais completa. É um dos nichos mais satisfatórios da marcenaria, pois muitos obtêm satisfação ao unir pequenos componentes de madeira para formar itens complexos.

Marcenaria exige habilidade para realizar e vem em diferentes tipos. Também é parte integrante da marcenaria, pois define o quão resistente e durável será a estrutura final. A marcenaria faz ou quebra um projeto e é por isso que a maioria dos marceneiros decide primeiro sobre a Junta a ser usada durante o planejamento de um projeto.

1. Articulação básica do bumbum

Começando com o tipo mais básico, a junta básica do bumbum é quando um pedaço de madeira bate em outro. A união geralmente forma um ângulo agudo ou um quadrado e fixadores são usados para mantê-lo no lugar.

Juntas básicas do bumbum são usadas em esquadrias de parede, móveis e canteiros de obras para esquadrias de plataformas. Isso se deve ao seu simplicidade e quão resistente é quando aplicado. 

video no link abaixo - dublado em ingles que pode ser traduzido

2. Articulação do bumbum mitrelado

A articulação do bumbum é outra versão da opção básica. No seu caso, as extremidades dos dois pedaços de madeira são unidas em um ângulo, ao contrário da junta básica do bumbum, que é quadrada. Isso é feito porque a junta dosada não mostra nenhum grão final unido.

Uma articulação do bumbum esmigalhado é um limpador e muito mais design estético em comparação com a articulação básica do bumbum. A desvantagem de usar um A articulação do bumbum é sua fraqueza relativa em comparação com a natureza robusta de a articulação básica do bumbum. A junta do bumbum deve ser usada em madeira menor molduras e pequenas caixas.

3. Junta de meia volta

A junta de meia volta consiste em duas tábuas com uma meia rabbet cortada em ambas as peças adjacentes. As duas articulações então se unem no ponto de corte para formar uma articulação sólida. Embora muitas pessoas pensem que cortar rabbet em pedaços de madeira deve enfraquecer a articulação, a união de ambas as peças forma uma junta mais forte do que sua junta média do bumbum.

A junta de meia volta é usada em porta-retratos, esquadrias de portas e divisórias de pó em armários. Você também pode optar por aplicar cola para garantir o aumento da força das juntas de meia volta.

4. Articulação da Língua e do Sulco

A articulação da língua e do sulco é usada ao unir duas tábuas quadradas uma à outra ao longo de uma borda longa. As juntas são então mantidas juntas usando um fixador. Uma vez fixado, você obtém uma junta forte que pode ser usada para diversas aplicações.

Este tipo de junta é geralmente usado na formação de tampos e portas ou painéis. Durante muito tempo, a articulação da língua e do sulco foi usada para registrar e alinhar as bordas dos painéis verticais. Hoje, sua aplicação é muito mais diversificada.

5. Articulação Mortise e Tenon

A junta de argamassa e tenon é um dos clássicos utilizados na união de madeira para móveis e outras aplicações. A junta é composta por um pedaço de madeira com uma superfície vazada e outro com uma extremidade extrudada que se encaixa na oca.

A junta de argamassa e tenon é uma junta forte que pode ser usada para unir móveis, molduras e armários. Ele forma um artigo de 90 graus que pode ser mais resistente do que a articulação básica média do bumbum.

6. Junta de biscoito

A junta de biscoito é outro excelente método para unir tábuas de forma semelhante à junta de argamassa e tenon, mas ao longo das bordas. A junta envolve cortar fendas em ambos os pedaços de madeira e fazer uso de bolachas de madeira de faia, que é o biscoito, para manter as tábuas no lugar.

A junta de biscoito é relativamente uma invenção moderna que é usada para criar tampos de mesa e outros móveis. A junta também pode ser reforçada com a aplicação de cola no biscoito e em ambos os pedaços de madeira.

7. Junta de bolso

A junta de bolso é uma junta popular usada na marcenaria e envolve o corte de uma fenda e a perfuração de um furo em um ângulo entre duas placas. O orifício é chamado de orifício piloto e serve como carcaça para o parafuso que mantém as peças juntas.

Ou um gabarito comercial é geralmente usado para fazer a perfuração, pois a precisão é vital para o desempenho da junta. As juntas de bolso são usadas para molduras de rosto de armário e móveis. É uma articulação forte que proporciona uma aparência mais limpa após o uso. Também é recomendado que o fator de encolhimento de um pedaço de madeira seja levado em conta na hora de escolher essa junta. Isso porque o encolhimento afeta o orifício piloto e a integridade da articulação.

8. Conjunto Dado

Uma junta consiste em uma ranhura quadrada em uma placa onde outra placa caberá. Formando assim uma articulação fixada a 90 graus. Uma junta é uma articulação difícil de planejar e fazer devido à sua estrutura, mas quando feita corretamente eles formam juntas fortes que podem suportar uma carga.

A junta de dados é geralmente usada para construir armários e estantes. Isso se deve à força e compartimentalização que traz para estruturas com múltiplas prateleiras.

9. Através da Junta Dovetail

A junta de encaixe é outro clássico que vem sendo muito utilizado ao longo dos anos pelos marceneiros. A articulação envolve cortar uma cauda em um pedaço e uma série de alfinetes em outro. Estes então se unem para formar uma articulação resistente que é resistente a ser afastada.

A junta é usada em quase todos os projetos de marcenaria que você pode imaginar. A junta dovetail é usada em quadros, caixas, armários e móveis.

10. Caixa Conjunta

A junta de caixa é uma alternativa mais simples à junta de encaixe que também é forte e aplicável em diversas situações. A junta de caixa é geralmente usada para unir os cantos de caixas, móveis ou armários.

A junção envolve cortar pinos retos em um pedaço de madeira e caudas em outro. Essas estruturas são então unidas para formar uma articulação sólida.

11. Rabbet

O rabbet é outra junta de madeira comum que você vai encontrar muitas vezes usado em armários e prateleiras. É semelhante a um corte dado ao longo da borda do tabuleiro. Rabbets são usados com mais frequência na parte de trás de um armário e são usados para prender a parte de trás do gabinete às suas laterais.

Essa técnica de marcenaria agrega força ao estrutura geral. As juntas Rabbet também são ideais para construir gavetas e Molduras.

A articulação rabbet é mais forte do que um simples articulação do bumbum. Além disso, cola e pregos também são usados para prender as juntas de rabbet.

12. Junta de cauda semicega

Uma junta de cauda semicega é usada para que o O marceneiro pode esconder uma junta da parte frontal. A única diferença real entre uma junta de cauda e uma junta de cauda semicega é que o Este último só pode ser visto por um lado, enquanto o outro pode ser visto por ambos os lados.

Uma articulação de cauda semicega é mais frequentemente usado para prender uma frente de gaveta às laterais da gaveta. É uma alternativa melhor para fixação de uma frente de gaveta falsa usando uma junta de encaixe.

13. Cauda deslizante

Uma junta de cauda deslizante é uma das mais Opções versáteis de marcenaria de madeira. Tem um sulco longo com lados angulados que servem como a cauda para a junta deslizante dovetail. Há também um correspondente pino longo cortado na extremidade da placa adjacente. Esta opção de marcenaria de madeira é muitas vezes usado para corrediças de gaveta de madeira.

14. Junta de madeira de cavilha

Uma junta de cavilha é usada para prender gaveta seções juntas. Quando você inclui uma junta de cavilha para conectar suas peças de madeira, Ele faz uma conexão mais forte e precisa do que você obteria com a cola só. Uma junta de cavilha é forte e fica bem visualmente, desde que seja feita corretamente.

15. Junta de freio

A junta de freio é uma junta de marcenaria muito semelhante a uma junta de mortise e tenon. É mais frequentemente usado para abrigar um trilho para algo sentado ereto como pernas. É forte, resistente a rachaduras, e é mais popular quando se trata de construir uma bancada de trabalho. A articulação do freio é uma das juntas mais simples de cortar e não requer uma máquina de argamassa.

Como é mantida uma junta de marcenaria?

Um pouco de madeira As juntas requerem fixadores, amarrações ou adesivos. Outros só usam madeira Elementos. Quando um adesivo é necessário para uma peça de madeira, a cola de carpinteiro ou cola de madeira é uma opção para ir porque tem foram formulados para penetrar fibras de madeira. Isso torna as articulações muito mais fortes do que apenas a madeira em si.

É possível Use também uma estaca para segurar uma junta de mortise e tenon juntas, enquanto uma marcenaria de dado técnica acaba por ser mais forte do que simplesmente pregar e colar cruz Membros.

Conclusão

As juntas são partes integrantes das estruturas de madeira e todo marceneiro tem favoritos. Aqui, as juntas mais comumente usadas na marcenaria foram descritas, bem como como elas são aplicadas na marcenaria..






This post first appeared on Ah! E Se Falando Em Madeira..., please read the originial post: here

Share the post

15 tipos de marcenaria

×

Subscribe to Ah! E Se Falando Em Madeira...

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×