Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Marcenaria ou carpintaria

Qual a diferença entre marcenaria e marcenaria?

A Madeira é um dos materiais mais versáteis utilizados na construção civil hoje em dia e pode ser utilizada para as mais diversas finalidades, do início ao fim do processo construtivo. Trabalhar com madeira em uma construção requer habilidades específicas que são muito diferentes das habilidades de um pedreiro. Carpintaria e marcenaria são os dois principais ofícios que lidam com a madeira na arquitetura e na construção civil.

Há uma linha tênue entre os dois, e as pessoas muitas vezes ficam confusas sobre qual profissional é o mais adequado para um determinado trabalho. Este artigo abordará a diferença entre as duas práticas para ajudá-lo a escolher qual é a melhor para o seu projeto.

A madeira Tem Sido Usada há milhares de anos como material para construir navios, móveis, ferramentas, armas, abrigos e até mesmo como combustível, e tem sido fundamental para a evolução da humanidade e da civilização. Essa versatilidade é uma das principais vantagens do uso da madeira na construção civil.



Mais recentemente, a madeira tem sido usada para construir estruturas complexas de suporte de carga e para produzir madeira engenheirada, como a madeira laminada cruzada (CLT), mas a madeira também é usada para muitos outros fins em um canteiro de obras regular e muitas vezes empregada apenas como um material secundário que contribui para o processo de construção. Por exemplo, para colocar um prédio no terreno, é preciso construir uma espécie de guia para demarcar onde a estrutura, as paredes e as colunas devem ser colocadas. Este layout geralmente é feito usando uma linha de corda suportada por ripas de madeira e estacas e não requer muitas habilidades especializadas.

No entanto, outras práticas utilizam a madeira como personagem principal e exigem conhecimentos e técnicas centenárias, como o trabalho especializado de carpinteiros e marceneiros. Apesar das semelhanças, existem algumas diferenças fundamentais entre os dois.

Um carpinteiro é um profissional dedicado à produção mais pesada, construindo os elementos de construção no local, e cujas habilidades especializadas são montar luminárias de madeira, como fôrmas, tachas e também instalar portas e janelas, por exemplo. Os carpinteiros geralmente não fabricam objetos, mas sim componentes de construção no contexto de um trabalho de construção em andamento. Já os marceneiros são artesãos que unem madeira, geralmente em uma oficina ou fábrica, e que se dedicam à produção de itens que são adicionados ao projeto ao final do processo construtivo, como móveis e decoração.

Os carpinteiros geralmente trabalham com componentes de madeira bruta, enquanto os marceneiros trabalham principalmente com tábuas de madeira, tábuas, painéis e acabamentos, como lâminas e revestimentos naturais ou sintéticos. As ferramentas e a escala dos projetos também são muito diferentes em cada comércio. Assim, em poucas palavras, a marcenaria é a marcenaria envolvida no dia a dia de um canteiro de obras fornecendo o suporte necessário para as diversas tarefas, enquanto a marcenaria é a fabricação de objetos, geralmente em uma oficina, a serem instalados após o término da construção.

Por isso, sempre que precisar construir ou reformar um móvel, uma estante, um armário, uma cadeira ou até mesmo uma divisória de sala, é preciso contratar um marceneiro. Agora, se você precisa ter trabalhos feitos durante a construção, como instalar esquadrias, montar moldes ou escorar estruturas, você precisa de um carpinteiro. É preciso ter em mente que há muitas áreas onde marcenaria e carpintaria se sobrepõem, com muitas habilidades transferíveis entre as duas profissões. Então, embora haja essa distinção prática, é sempre importante discutir o projeto com os profissionais para ver como ele pode ser realizado.







Frase gaucha para aprender o que é ser do sul:     Só quem já foi para o Rio Grande do Sul sabe a quantidade de expressões que só os gaúchos entendem. “Bah” e “Tchê” são apenas algumas dos inúmeros termos que compõem esse dialeto tão singular, que transcendem gerações. Pensando nisso, confira essas divertidas frases de gaúcho para ajudar você a se familiarizar com essa linguagem na qual esse povo tanto se orgulha de falar!    


55 frases de gaúcho pra aprender o que é ser do sul (42frases.com.br)



This post first appeared on Ah! E Se Falando Em Madeira..., please read the originial post: here

Share the post

Marcenaria ou carpintaria

×

Subscribe to Ah! E Se Falando Em Madeira...

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×