Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Artigo do Wandel: Lâminas Skillsaw como lâminas de dado


Lâminas Skillsaw como lâminas de dado

Este artigo também está disponível em espanhol

Dados os custos relativamente altos de um conjunto de dados, adiei a compra desse conjunto por muito tempo. Com as lâminas de Serra sendo vendidas por menos de US $ 10, eu não estava realmente preparado para desembolsar mais de US $ 100 por um conjunto de dados adequado.

O que eu fazia com bastante frequência era apenas fazer uma série de cortes lado a lado para aproximar um dado. Com um balde de serra mais grosso, menos cortes são necessários para remover materiais. E me ocorreu que talvez eu devesse apenas colocar duas lâminas de serra lado a lado para remover mais material. Mas por que parar em dois?

Então comprei três lâminas de serra de habilidade baratas. Os dentes dessas lâminas são um pouco mais largos do que a própria lâmina. Ao girar as lâminas adjacentes em meio dente, os dentes vão para as lacunas das lâminas adjacentes. Com três lâminas lado a lado, os dentes das duas lâminas externas quase não se tocam no meio.

Para obter largura extra, é possível colocar calços entre as lâminas, até quase um milímetro antes que as lâminas deixem um pedaço de madeira no meio. Dessa forma, você pode fazer ajustes finos na largura do seu corte. Uma variedade de materiais funciona bem o suficiente para calços - prefiro folhas de plástico, principalmente de embalagens. O papelão também funciona, embora as bordas possam desfiar e você não pode mais confiar que elas fiquem completamente planas. Ou você pode solicitar um conjunto de calços de dado da Lee Valley Tools .



substituto da lâmina de dado

Um dado empilhando lâminas de serra baratas de 7 1/2"      

Mesmo depois de comprar um conjunto de dados, ainda uso esse truque de vez em quando. Principalmente, eu o uso para dados estreitos, do tipo que são mais estreitos do que ambas as lâminas da pilha de dados ou da largura muito estreita para incluir até mesmo um picador na pilha de dados.

Na imagem à esquerda, por exemplo, empilhei uma lâmina de serra de corte regular e uma lâmina de serra de corte fina para obter um corte de 4 mm.



Finalmente, eu não recomendaria empilhar mais de 4 lâminas de uma só vez. Se precisar de um corte mais largo, basta fazer cortes sucessivos.


Além disso, quando for comprar as lâminas, leve um paquímetro com você e verifique se todas têm o mesmo raio. Descobri que uma das três lâminas que comprei tinha um raio 0,5 mm menor que as outras. Era uma boa lâmina, apenas com todos os dentes um pouco menores - muito chato assim. Outra lâmina velha que eu tinha por aí tinha o tamanho e o número de dentes certos, então só uso essa agora.

A gente comentou...

De vez em quando, essa ideia é discutida em vários fóruns on-line de carpintaria. Duas preocupações continuam surgindo consistentemente:

Isso vai entupir com serragem

Lâminas empilhadas dessa forma não deixam muito espaço para que os cavacos de serragem sejam carregados, então certamente isso será entupido rapidamente.

Eu também estava preocupado com isso quando tentei pela primeira vez, mas a melhor maneira de descobrir é tentando. Acontece que a remoção de cavacos nunca foi um problema. Acho que principalmente porque com um dado, geralmente não se corta tão fundo e tão rápido quanto faria com uma lâmina de serra comum.

Segurança

Bem, este é subjetivo e difícil de argumentar. Quando uso um dado de verdade, sempre fico um pouco enjoado ao empilhá-los no caramanchão. A forma dos removedores de chips dados não é tão inspiradora de confiança. Estou mais confortável empilhando lâminas de serra do que removedores de cavacos. Mas se você acha que isso não é seguro, provavelmente também não deveria usar lâminas de corte. Na Europa, as lâminas de corte são consideradas inseguras e não são permitidas. Mas realmente, este é subjetivo. Algumas pessoas se sentem mais confortáveis ​​com as regras prescritas de segurança do que com a lógica.

Original em ingles:   :   https://woodgears.ca/shop-tricks/dado.html




Honoré de Balzac foi um prolífico escritor francês, notável por suas agudas observações psicológicas. É considerado o fundador do Realismo na literatura moderna. Wikipédia

Nascimento: 20 de maio de 1799, Tours, França

Falecimento: 18 de agosto de 1850, Paris, França

Peças: Mercadet ou le faiseur

Cônjuge: Ewelina Hańska (de 1850 a 1850)

Filhas: Marie-Caroline du Fresnay

https://pt.wikipedia.org/wiki/Honor%C3%A9_de_Balzac






This post first appeared on Ah! E Se Falando Em Madeira..., please read the originial post: here

Share the post

Artigo do Wandel: Lâminas Skillsaw como lâminas de dado

×

Subscribe to Ah! E Se Falando Em Madeira...

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×