Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

WoodCentral: Teste de sensibilidade da madeira


Teste de Sensibilidade da madeira


Eu sempre me dou um teste de remendo durante a noite para determinar a sensibilidade a qualquer madeira suspeita. Primeiro, faço um corte de serra em algum lugar na parte de resíduos da madeira para passar por baixo de qualquer revestimento ou oxidação da superfície. Então eu crio um pouco de pó de lixa, que coloco em um curativo, e depois coloco na pele macia na parte de baixo do meu braço e deixo lá durante a noite.

Se houver uma bolha ou uma mancha vermelha na manhã seguinte, significa que tenho algum tipo de sensibilidade à madeira e não posso usá-la. Se não houver nada sob o curativo, no entanto, estou pronto para ir.

Para mim, uma mancha vermelha é uma indicação de sensibilidade respiratória e uma bolha sugere sensibilidade da pele.

por Russ Fairfield


ALERGIAS E TOXICIDADE DA MADEIRA

por Eric Meier

“Para não omitir nenhuma delas, o teixo é semelhante a essas outras árvores na aparência geral. . . É um fato apurado que os navios de viajantes, feitos na Gália com esta madeira, com a finalidade de guardar vinho, causaram a morte daqueles que os usaram”.

–Plínio, o Velho, de Naturalis Historia, ca. 77 dC

Olhando para a citação acima (tirada de um escrito de quase dois mil anos), deveria trazer – no mínimo – um pouco de respeito e atenção à questão da segurança no que se refere à toxicidade da madeira. Se esse assunto é conhecido e relatado como “fato comprovado” desde a história antiga, quanto mais devemos prestar atenção nos tempos modernos, considerando que temos tantos meios de comunicação e testes bem desenvolvidos?

Uma tigela de teixo torneada por Steve Earis


TABELA DE TOXICIDADE E ALÉRGENOS DA MADEIRA

Abaixo você encontrará um gráfico de várias espécies de madeira, juntamente com seus efeitos e propriedades relatados. As informações neste gráfico foram compiladas de muitas fontes, com referências na parte inferior . Ao visualizar o gráfico, lembre-se do seguinte:

Só porque uma determinada madeira não está listada no gráfico, não significa que seja completamente seguro de usar. Significa simplesmente que as reações adversas ainda não foram relatadas. (A madeira pode ser muito obscura ou desconhecida.) Uma coisa útil a fazer se você confirmou que é alérgico a uma espécie específica de madeira é verificar espécies relacionadas (listadas no final de cada página de perfil de madeira). Muitas vezes , uma madeira de um gênero específico compartilhará compostos alérgicos semelhantes com outras Madeiras relacionadas , resultando em reações cruzadas . ) jacarandá hondurenho, etc. Além disso, você pode notar dois tipos de madeira que soam como se estivessem relacionados, como a cerejeira preta ( gênero Prunus ) e a cerejeira brasileira ( gênero Hymenaea ), mas na verdade não são relacionadas.

Todo o pó de madeira inalado é perigoso para a sua saúde a longo prazo. Este gráfico simplesmente lista madeiras específicas que podem agravar os sintomas por meio de reações alérgicas, ou madeiras que são totalmente tóxicas por si mesmas. No entanto, todas as madeiras produzem poeira fina quando trabalhadas, que por sua vez podem danificar seus pulmões e causar uma série de outras reações adversas à saúde . (Esse problema de saúde em particular – e o acúmulo insalubre de tais poeiras em pequenas marcenarias ou lojas de hobby – foi tratado detalhadamente no site de Bill Pentz .)

Uma pergunta comum: esta madeira é segura para uso como prato/tigela/tábua de corte/etc.? Apesar da longa lista de madeiras abaixo, muito poucas madeiras são realmente tóxicas por si mesmas. Mas o que um grande número de madeiras tem o potencial de fazer é causar reações alérgicas em indivíduos sensíveis. Este risco para projetos de madeira acabada é bastante reduzido (mas não eliminado) com a aplicação de um acabamento seguro para alimentos. No final, usar quase qualquer madeira é um risco calculado, e a questão se resume a isso: com qual risco potencial estou confortável? 1 em 10? 1 em 1.000? 1 em 1.000.000?

Leia o artigo completo, em inglês traduzível, onde consta uma extensa lista da madeira e seu índice de toxidade:

https://www.wood-database.com/wood-articles/wood-allergies-and-toxicity/




Lev Nikolaevitch Tolstoi, mais conhecido em português como Leão, Leon, Leo ou Liev Tolstói, foi um escritor russo, amplamente reconhecido como um dos maiores de todos os tempos. Wikipédia

Nascimento: 9 de setembro de 1828, Yasnaya Polyana, Yasnaya Polyana, Rússia

Falecimento: 20 de novembro de 1910, Lev Tolstoi, Rússia

Cônjuge: Sofia Tolstói (de 1862 a 1910)

Filhos: Andrei Lvovich Tolstoy, Alexei Lvovich Tolstoy, 

Filmes: Anna Karenina, Guerra e Paz, Prisioneiro das Montanhas, 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Liev_Tolst%C3%B3i



This post first appeared on Ah! E Se Falando Em Madeira..., please read the originial post: here

Share the post

WoodCentral: Teste de sensibilidade da madeira

×

Subscribe to Ah! E Se Falando Em Madeira...

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×