Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

WodSmith Tips: Repairing Loose Tenons + artigo sobre junções.

Tags: junta espiga cola
Reparando espigas soltas

É frustrante quando você faz um encaixe e descobre que sua espiga não se ajusta perfeitamente. Felizmente, porém, há uma solução fácil que não requer o corte de novos encaixes. A chave é construir a espiga em vez disso.

Uma solução simples para uma espiga redonda é colar um barbear de um avião à mão (veja o desenho). Em seguida, lixe a espiga para que se encaixe perfeitamente no encaixe. Para encaixes quadrados, cole um pedaço fino de folheado de madeira em cada bochecha. A colagem do verniz em ambas as verificações garante que a espiga ficará centrada no encaixe (veja o desenho). Sempre oriente o grão na mesma direção para obter uma Junta de cola forte também. Novamente, uma vez que a cola seca, apare a espiga para caber confortavelmente no encaixe.




Originalmente publicado pela|:   Popular Mechanics
Este artigo bem interessante Traduzido do inglês sem figuras. Para ver o artigo original em inglês vá  no link abaixo e faça o downloado  do PDF.

A melhor maneira de manter projetos de marcenaria de alta qualidade, esteja você construindo uma casa com estrutura de madeira , montando uma mesa de cavalete ou fazendo um banquinho , é com um pouco de cola e juntas cortadas à mão.

É mais fácil usar fixadores mecânicos, como pregos e parafusos, mas para adicionar aquela aparência de trabalho de primeira classe, com áreas visíveis lisas e livres de metal, nada fará o trabalho como uma junta direta entre as peças, colada com cola. Obviamente, o tipo de junta de que você precisa depende de vários fatores, como a natureza dos materiais, a função da junta, a resistência e a aparência, o equipamento disponível e seu próprio nível de habilidade. A marcenaria pode intimidar o iniciante, mas, como qualquer outra habilidade de construção, basta um pouco de prática.

Aqui, dissecamos o funcionamento de duas juntas primárias, a junta da borda e o encaixe e a espiga . Com essas juntas, você pode construir uma grande variedade de móveis e lidar com uma série de projetos de marcenaria sem ter que depender de pregos e parafusos feios (embora economizem tempo).

Etapa 1: juntas de borda

O primeiro requisito para uma boa junta de aresta é que as duas superfícies de contato devem se encaixar perfeitamente, sem lacunas perceptíveis. Em segundo lugar, as superfícies de contato devem estar na borda ou na superfície de uma placa. O grão final não é candidato para a junção da borda devido à sua estrutura celular aberta. Quando a cola é aplicada a essas células, elas agem como canudos, puxando a cola profundamente para dentro da madeira, em vez de deixá-la perto da superfície onde ocorre a colagem. Quando a fibra final deve ser unida à borda ou face, a junta escolhida é o entalhe e a espiga.

Para a junção das arestas, as superfícies de contato devem ser planas e quadradas em ambas as faces do tabuleiro. Para conseguir isso, primeiro trace uma linha de referência reta em uma superfície, usando uma régua longa. Em seguida, prenda esta placa na lateral da sua mesa de trabalho e use uma plaina de bancada para aplainar a borda. Verifique frequentemente o seu progresso em relação à sua linha de referência. E verifique frequentemente se há um quadrado com um esquadro combinado..

Quando estiver satisfeito com a borda da primeira placa, repita o mesmo processo na placa correspondente. Depois de achatar essa borda, coloque as duas placas juntas em uma superfície plana e verifique se elas se encaixam. Normalmente, algum trabalho adicional será necessário para obter uma junta perfeita. Quando você conseguir, apenas espalhe cola em ambas as bordas de contato.

Etapa 2: grampo
Braçadeira
Prenda as placas juntas até que a cola endureça.

Etapa 3: cavilha

Um problema comum com a junção de bordas é que a cola geralmente age como um lubrificante, fazendo com que as placas deslizem e estragando uma junta plana. Existem três soluções comuns para este problema: cavilhas, placas de união e ranhuras. Cavilhas são a melhor escolha para o iniciante. Tudo que você precisa para o trabalho é uma furadeira e um gabarito de cavilha.

Para peças de madeira no padrão de 13/16 pol, . De espessura, 1/4 pol. De diâmetro. x buchas de 1 pol. de comprimento são uma boa escolha. Comece definindo os locais dos pinos-guia a cada 6 pol. A 8 pol. Ao longo da junta. Em seguida, instale o 1/4 pol.-Dia. bucha em seu gabarito de cavilha e centralize o orifício no gabarito de bucha sobre sua primeira marca. Aperte o gabarito no lugar e faça um furo na borda. Certifique-se de que o orifício seja profundo o suficiente para permitir um diâmetro de 1/16 pol. espaço em cada extremidade do pino para o excesso de cola. Repita o mesmo procedimento para todos os orifícios ao longo da junta. (Nota do blog:  1" = 25,4mm- Tabela de conversão aqui: http://www.acoscontinente.com.br/secao/42/tabela-de-conversao-de-polegadas-e-milimetros  )

Cavilha de bétula, em 36 pol. comprimentos e diâmetros de 1/8 pol. a 1 pol., está comumente disponível em lojas de ferragens e madeireiras. Ao usar esse material, é uma boa ideia fazer uma ranhura estreita no comprimento de cada peça para criar uma rota de fuga para o excesso de cola. Você pode usar a ponta de um cinzel afiado para arranhar a lateral do tarugo. Você também deve chanfrar levemente as duas extremidades do tarugo com um pedaço de lixa. Esse chanfro facilita o alinhamento dos pinos-guia em seus orifícios correspondentes.

Etapa 4: fixe as cavilhas,  pinos

Depois que a s cavilhas/pinos forem cortados no tamanho certo, espalhe uma fina camada de cola em todos os orifícios das cavilhas/pinos e ao longo das bordas das placas correspondentes. Em seguida, bata suavemente as cavilhas,(use martelo de madeira), nos orifícios.

Etapa 5: definir a junta
Conjunto de junta
Alinhe a placa de encaixe de forma que as cavilhas/pinos expostos encontrem seus orifícios correspondentes e use grampos para puxar a junta firmemente. Aperte as grampos/ braçadeiras lentamente para permitir que o excesso de cola escape e deixe a junta presa até que a cola e

Etapa 6: Mortise e Tenon

A junta de encaixe e espiga é a melhor maneira de unir grão final com grão longo. A espiga é a parte macho da junta que é cortada na extremidade de uma placa. Ele foi projetado para caber em um slot de tamanho idêntico, o encaixe, na placa de combinação.

Iniciantes geralmente evitam essa articulação porque as habilidades necessárias parecem fora de alcance. Mas se você tomar cuidado com o layout e o corte, poderá facilmente obter bons resultados. Claro, é sempre uma boa ideia praticar primeiro em alguns restos de madeira. As ferramentas de que você precisa são uma combinação de esquadro, bitola de marcação, broca, gabarito de cavilha, serra traseira e cinzel afiado.

Para traçar a junta, comece marcando a linha do ombro da espiga. Isso representa o comprimento da espiga finalizada, que geralmente tem de 1 pol. A 1 1/2 pol. De comprimento. Use um esquadro e um lápis para estender essa marca de ombro para ambos os lados e bordas do quadro.

Etapa 7: faça guias

Configure seu medidor de marcação para traçar a largura da espiga no centro da extremidade do tabuleiro. Para peças com 13/16 pol. De espessura, a espiga geralmente tem 3/8 pol. De espessura com 7/32 pol. ombros em ambos os lados. Mas uma espiga de 5/16 pol. De espessura com ombros de 1/4 pol. De espessura também é perfeitamente aceitável. Descreva essas linhas-guia ao longo da fibra final e descendo pelas duas bordas até que elas encontrem a linha do ombro.


Etapa 8: junta de serra

Prenda a placa no lugar com a extremidade da junta apontando para cima e use um serrote de costas para cortar ao longo das linhas-guia. Certifique-se de que o corte da serra sempre fique do lado de fora da linha e pare de cortar quando chegar à marca do ombro.

Etapa 9: corte o lado do lixo

Cortar Lado de Resíduos
Prenda esta placa em sua mesa de trabalho e use um serrote de costas  para cortar ao longo do lado residual da linha dos ombros. Quando esse corte estiver concluído, os resíduos devem cair da lateral da espiga. Repita o mesmo processo para o outro lado da junta.

Etapa 10: Usando um formão:
Tenon Cinzel
Em seguida, use um formão afiado para aparar as laterais da espiga (geralmente chamada de bochechas) até as linhas-guia.

Etapa 11: corte superior, inferior

A maioria das espigas também tem cortes nos ombros nas bordas superior e inferior. Para cortá-los, primeiro elabore as linhas-guia usando um medidor de marcação, (nota do blog = graminho)..

Etapa 12: Corte o comprimento da espiga

Corte ao longo do comprimento da espiga usando um serrote de costa  e termine cortando ao longo da linha dos ombros em ambas as bordas. Deixe os encaixes de lado por enquanto e comece a trabalhar nos encaixes.

Etapa 13: Mortise

Use o medidor, graminho|)(,  e o esquadro de marcação para marcar as linhas-guia para o encaixe na placa de combinação. Como cortar um encaixe requer a remoção precisa de uma grande quantidade de material, uma broca e um gabarito de cavilha são suas ferramentas de escolha.

Etapa 14: Orifícios de perfuração
Furos
Basta inserir uma bucha no gabarito de cavilha que corresponda à largura do encaixe. Em seguida, prenda o gabarito na placa com o orifício centralizado entre as linhas de layout. Deslize a broca na bucha e faça uma série de orifícios sobrepostos até que todos os resíduos sejam removidos.


Etapa 15: extremidadesno esquadro, ajuste de teste da junta

Para obter os melhores resultados, defina a profundidade do furo em sua broca, fixando o colar que vem com o gabarito à broca. O orifício deve ser 1/16 pol. Mais profundo do que o comprimento da espiga. Isso fornece algum espaço para o excesso de cola que, de outra forma, impediria a junta de fechar completamente. Quando todos os furos estiverem perfurados, alinhe as pontas e as laterais do encaixe com um formão afiado.

Finalmente, teste o ajuste da junta. A espiga deve estar bem ajustada no encaixe, mas você não deve ter que forçar as partes juntas. Se a junta estiver muito apertada, corte cuidadosamente as bochechas da espiga com um formão afiado até que o ajuste esteja correto. Se precisar retirar apenas um pouco de matgerial, use uma lixa. Quando estiver satisfeito com o ajuste, aplique cola em todas as superfícies de contato e deslize as peças juntas. Prenda o conjunto com firmeza até que a cola seque.



O PDF, com as fotos a seguir fala sobre as juntas em marcenaria, tradução acima, https://content.instructables.com/pdfs/EYO/QKA1/F06CXN40/Joinery-Basics.pdf





Samuel Langhorne Clemens, mais conhecido pelo pseudônimo Mark Twain, foi um escritor e humorista estadunidense crítico do racismo. É mais conhecido pelos romances The Adventures of Tom Sawyer e sua sequência Adventures of Huckleberry Finn, este último frequentemente chamado de "O Maior Romance Americano". Wikipédia
Nascimento: 30 de novembro de 1835, Florida, Missouri, EUA
Falecimento: 21 de abril de 1910, Redding, Connecticut, EUA
Filmes: The Adventures of Mark Twain, 
Filhos: Clara Clemens, Susy Clemens, Jean Clemens, Langdon Clemens
Saiba mais em:   https://www.ebiografia.com/mark_twain/



This post first appeared on Ah! E Se Falando Em Madeira..., please read the originial post: here

Share the post

WodSmith Tips: Repairing Loose Tenons + artigo sobre junções.

×

Subscribe to Ah! E Se Falando Em Madeira...

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×