Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Estou realmente anônimo na internet?

Privacidade existe?
Você se sente anônimo na internet? Pense bem, será que ninguém sabe quem você é ou de onde você está teclado? Claro, outros usuários comuns não têm como saber quem você realmente é ou o que você faz, porém, existe um grupo seleto de pessoas e organizações que sabe mais sobre você do que você mesmo, não acredita em mim? Continue aqui e eu te provo.

Termos de uso:
Quando converso com meus conhecidos sobre essa questão de privacidade online a primeira coisa que Eles falam é “ isso é uma violação de espaço privado” Mas você autorizou não? Nós autorizamos esse tipo de coisa e muitas outras mais que não sabemos quando passamos sem ler os termos e condições de uso de aplicativos ou softwares que adquirimos, sejamos francos, você lê aquelas várias paginas de letras minúsculas no mínimo duas vezes para ter certeza absoluta do que eles tem acesso?

Isso vale?
Existem contratos leoninos e ilegais e que mesmo que você aceite ele é invalido por não está em acordo com a lei vigente, por exemplo, se um aplicativo de controle financeiro que você instala no seu celular discriminar em seus termos de uso que você libera ele para compartilhar suas informações com terceiros ou como eles gostam de chamar “afiliados” Saiba que é ilegal qualquer empresa ou fornecedor de serviço quebrar seu sigilo bancário, logo, essa pratica é criminosa e esse contrato é invalido, mesmo assim, e mesmo a lei se aplicando tendo você ciência dela ou não, o aplicativo vai continuar a compartilhar suas informações e violando a lei, mas Quem está lá pra fiscalizar?

Mas o que o outro ganha?
Um conceito básico sobre o comercio que esquecemos nessa era digital é o ganho mútuo, o que isso quer dizer? Isso significa que tanto quem oferece quando quem recebe esta ganhando algo com isso. Na vida somos todos fornecedores e consumidores ao mesmo tempo, então, não caia nessa de “gratuito” não há uma pedra sob essa terra que seja gratuita para uso, alguém sempre vai ganhar algo de você pelo privilegio, isso me lembra...

Dinheiro, cartão ou informação?

Hoje em dia temos três principais formas de pagamento o clássico “cash” o cartão de débito ou crédito ou sua privacidade. Oi, como assim? Pois é amigo leitor, você não leu errado, também é possível pagar por bens e serviços com sua privacidade.

Como estávamos conversando a dois parágrafos atrás, não existe nada de graça nesse mundo, alguém sempre ganha algo de você; Empresas inteligentes viram que pessoas tinham certa reserva em pagar por certos serviços, como por exemplo, redes sociais ou então mensageiros instantâneos, afinal de contas, você em sã consciência iria pagar mensalmente por um serviço assim? Pois bem, visto isso essas empresas criaram a mentira do “gratuito” Que ponderando sobre o assunto foi uma jogada de mestre. Eles vinculam seus serviços com ênfase a palavra “gratuito” e oferecem um layout bonito e uma funcionalidade simples e intuitiva, nisso eles criam uma demanda quase vital em cada ser humano nessa Terra, o frenesi é tão grande que você nem se quer pisca antes de clicar em “aceito” Grande erro meu amigo, você deveria ter lido o contrato. Uma vez que você passa a usar o programa, aplicativo ou serviço após ter aceitado eles já começam a coletar informações a seu respeito e o que for relevante é vendido mas pra quem?

A base do Iceberg:
A pergunta que vale um milhão de reais é para quem é vendida essas informações, quem são estes “afiliados”? A resposta é que não têm como saber ao certo, pode ser de fato uma empresa parceira como uma instituição privada e até mesmo pessoas físicas dependendo de quanto elas estejam dispostas a pagar. Não há meios de traçar o caminho completo da informação que você fornece, podemos saber de onde ela sai, mas só temos uma vaga ideia de pra onde ela chega, mas não podemos nem imaginar por onde ou por quem ela passa e os que essas pessoas ou empresas fazem com o que interceptam.

Interceptação também é um problema que você deveria se preocupar, afinal de contas, existem pessoas online com habilidades de interceptar o que você envia a essas empresas. Embora elas se gabem de ter sistemas de segurança de milhões de dólares pode ter certeza que eles não são aprova de falhas e quando uma informação vaza, todas vazam.

Acredito que todos você se lembrem do fiasco que a Sony enfrentou quando hackers invadiram o servidor da PSN e disponibilizaram desde títulos de jogos até informações que cartões de crédito dos clientes da Sony; Este é apenas um exemplo do tipo de coisa que acontece com suas informações e o real nível de proteção é dado a ela.

Como evitar quebra de privacidades:
Certas coisas não podemos evitar de participar, caso contrário nos ilhamos e hoje em dia ou nos conectamos ou não arranjamos trabalho ou estudo. Uma coisa que está ao seu alcance e que pode ser um pouco maçante mas é de vital importância é ler os termos de uso sempre que você contratar um serviço, baixar algo ou começar a usar uma nova rede social, pode parecer que todos os termos são iguais mas é nos detalhes que mora o diabo e é lá que sua privacidade lhe da um saudoso adeus e acaba na ponta da caneta de vários empresários como uma lucrativa moeda de troca, pois como eu disse, hoje sua privacidade também é uma forma de pagamento, então, o serviço valeu a pena?

Evite também instalar aplicativos no seu celular que pedem mais do que o aplicativo pode oferece, ou então, que peçam permissões que não fazem jus ao que ele oferecer, vou citar um exemplo: “Um aplicativo de câmera que pede acesso a todas as suas contas e ligações telefônicas” Que uso justo do seus dados um aplicativo de fotografia poderia fazer com o log das suas chamadas? Não se engane, muita gente cria aplicativos para poder vender suas informações, e de lá que vem o lucro gordo, não dos anúncios e não das DLC’s que eles te vendem depois, mas sim com o que você fornece a eles.


Hoje em dia nossa privacidade vale ouro, temos que saber preserva-la a todo custo, pois para as empresas e comércios hoje em dia é mais barato criar “anúncios relevantes” do que contratar uma boa equipe de marketing e criar obras primas da publicidade. Hoje em dia as empresas querem entrar na sua pele, saber quem você é, e o que faz a todo o momento. Chegamos a uma era aonde até geladeiras se conectam com a internet, não vai demorar até parecer anúncios de papel higiênico na sua smartprivada.


This post first appeared on Near Place, please read the originial post: here

Share the post

Estou realmente anônimo na internet?

×

Subscribe to Near Place

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×