Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

6 dos 9 Limites Planetários Foram Ultrapassados

 6 dos 9 limites planetários já foram ultrapassados, e agora os cientistas de todo o mundo tentam achar uma solução para reverter a situação. 

Em 2009, um grupo sueco de cientistas, integrantes do Stockholm Resilience Centre (SRC), identificou nove dos chamados “limites planetários”, que são definidos como Limites ambientais seguros dentro dos quais a humanidade pode se desenvolver sem que as mudanças ambientais sejam irreversíveis. O problema é que 6 desses 9 foram ultrapassados. 

Mas qual é a origem desses limites? 

Como surgiram os limites planetários? 

Há cerca de 11 mil anos, o clima do planeta tornou-se estável. Esta era geológica, com temperaturas previsíveis, foi chamada de Holoceno. Nela, a humanidade pôde desenvolver a agricultura, domesticar animais e basicamente criar o mundo moderno no qual vivemos hoje.

Durante esse período, porém, extinguimos espécies e danificamos ecossistemas, poluímos o ar, a água e o solo e ainda desencadeamos a crise das mudanças climáticas.



Dessa forma, entramos no Antropoceno, era geológica em que os humanos são os principais responsáveis pelas mudanças no planeta. 



Foi a partir do Antropoceno, período em que nos encontramos atualmente, que foram criados os limites planetários, com o objetivo de preservar a terra como um lugar habitável e saudável para a humanidade.


Violações já realizadas dos limites planetários 

Porém, em 2020, já tínhamos ultrapassado quatro dessas nove barreiras e, agora em 2023, totalizamos seis violações. 


São elas: 

1. Mudanças climáticas – limite violado 

2. Acidificação dos oceanos 

3. Destruição da camada de ozônio 

4. Perda de biodiversidade – limite violado 

5. Escassez de água doce – limite violado 

6. Uso do solo – limite violado 

7. Poluição química 

8. Ciclo do fosforo – limite violado 

9. Ciclo do nitrogênio – limite violado


O que está sendo feito para reverter a situação? 

Além de medidas governamentais ao redor do mundo para reter a emissão de gás carbônico na atmosfera, regente de boa parte das violações Dos Limites planetários, também existe uma outra esperança para a longevidade humana na terra. Na verdade, ela não se encontra em nosso planeta, porque vem da lua. 

Hélio-3 

O Hélio-3 é um isótopo de Hélio que pode servir como o combustível mais sustentável que a humanidade pode alcançar até hoje. Porém ele não é encontrado na terra, e somente foi identificado na lua.  



Através dele, pode ser feita a fusão nuclear, processo em que dois núcleos se combinam para formar um único núcleo, mais pesado. Atualmente, utilizamos a fissão nuclear, que é três a quatro vezes menos eficiente que a fusão nuclear, ou seja, produz menos energia. Apenas uma pequena parcela desse elemento pode alimentar uma cidade inteira.  



Os cientistas estudam como trazer o Hélio-3 para a terra. Uma alternativa é extrair oxigênio da água da Lua para fazer uma reação de combustão. Dessa forma, foguetes poderão ir e voltar, transportando, assim, o elemento para a terra.



Repórter: João Vitor Brasileiro

Redatora: Nathália Messias



This post first appeared on Intercultural News, please read the originial post: here

Share the post

6 dos 9 Limites Planetários Foram Ultrapassados

×

Subscribe to Intercultural News

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×