Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Sexta-Feira 13: conheça a origem das superstições por trás do "dia de azar"!

   Todos sabemos que sexta-feira 13 é um dia considerado de Azar, e acaba causando incômodo em pessoas supersticiosas. Globalmente, existem pessoas que firmemente acreditam que a data traz consigo má sorte. Muitos optam por adiar exames e reuniões cruciais, temendo os efeitos negativos. 
  Mas você sabe por que esse dia tem uma reputação tão negativa, e afinal de contas o que a sexta-feira 13 representa? bom tem muitas possíveis teorias de sua  origem algumas delas, inclusive, ligam à sorte. Vamos conhecer algumas delas 

Igreja Católica 
  A cultura ocidental relaciona tanto a sexta-feira quanto o número 13 ao azar devido à crucificação de Jesus Cristo. Sua última ceia ocorreu em uma quinta-feira, com 12 discípulos, totalizando 13 pessoas. No entanto, um dos discípulos era Judas, que o traiu.

Mitologia 
  A lenda de origem  nórdica relata que o Deus odin organizou um festim com 12 divindades. Loki, deus do fogo e da discórdia, não Teria Sido convidado para a festa e, ao descobrir causou confusão que resultou a morte de um dos participantes
Outra versão da mitologia conta que a deusa da fertilidade Frigga, esposa de Odin, teria sido retratada negativamente pela Igreja Católica para facilitar a conversão dos bárbaros durante a Idade Média. Ela teria se juntado ao demônio e a 11 bruxas, saindo todas as sextas-feiras para lançar pragas contra a humanidade.

História 
  Conforme a História, a origem da sexta-feira 13 tem sua base na monarquia francesa. O rei Felipe IV percebeu que seu poder estava em risco devido o domínio da Igreja no país. Por essa razão, ele buscou ingressar na ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, porém foi rejeitado. Com indignação, o rei deu a ordem para perseguir templários em uma sexta-feira, no dia 13 de outubro de 1307.

  Além de todas essas teorias, também em 1907, Thomas Lawson fortaleceu essa crença popular e tornando como um dia de terror, lançando um livro intitulado "Sexta-Feira 13", que se tornou uma fonte de inspiração para a bem-sucedida série de filmes dos anos 1980, estrelada pelo assassino em série Jason Voorhees, conhecido por atacar suas vítimas nessa mesma data.

Fontes:
https://gshow.globo.com
https://www.cnnbrasil.com.br

Repórter: Fernanda Ferreira 
Redigido por: Larissa Dias 


This post first appeared on Intercultural News, please read the originial post: here

Share the post

Sexta-Feira 13: conheça a origem das superstições por trás do "dia de azar"!

×

Subscribe to Intercultural News

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×