Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Corrupção na UERJ

 Corrupção na Universidade Estadual Do Rio de Janeiro (UERJ)



Recentemente Estudantes da Universidade Estadual Do Rio de Janeiro lançaram um comunicado que chamou a atenção para uma situação preocupante na instituição. Eles relatam que estão enfrentando atrasos nos auxílios financeiros, o que tem gerado dificuldades para aqueles que depende desses recursos. Essa questão ganha ainda mais relevância devido a uma investigação em andamento que envolve a UERJ alegando um esquema de “rachadinha’’, com implicações políticas significativas no estado do Rio de Janeiro.


Uerj — Foto: Reprodução/TV Globo



Segundo informações veiculadas ao portal UOL, esse esquema teria tido início após as eleições de 2022, contudo foi somente em dezembro do mesmo ano que as suspeitas vieram à tona, chamando a atenção da opinião pública. As acusações levantadas sugerem que a instituição de ensino superior estaria direcionando recursos provenientes do governo fluminense para contratações de cabos eleitorais fictícios. A UERJ, por sua vez, alega que esses fundos estavam destinados à realização de projetos acadêmicos, entretanto as alegações sugerem que tais projetos nunca chegaram a se concretizar.  


Manifestações dos estudantes:

Pichações denunciam gestão corrupta do DCE ( Diretório Central dos Estudantes) e universidade. Foto: Banco de Dados AND


No dia 12 de setembro, estudantes da rede se reuniram em um ato de protesto nas instalações do Pavilhão Reitor João Lira filho, principal edifício da universidade. O motivo que os levou a se manifestar foi a crescente indignação com relações aos atrasos nos pagamentos dos auxílios financeiros que lhes são devidos. 



Durante uma hora e meia o protesto se concretizou no hall conhecido como “hall do queijo’’, em seguida os manifestantes ocuparam a entrada da reitoria, fazendo um apelo por uma resposta do reitor ou de sua assessoria.  



No decorrer do mês de setembro, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil emitiu uma nota oficial, na qual informava que não havia recebido os repasses financeiros do governo estadual e consequentemente, não tinha uma data estipulada para efetuar os pagamentos dos estudantes. A nota também afirmava que, de acordo com as políticas institucionais, o prazo regular para tais pagamentos era o décimo dia útil do mês. No entanto, destacou que nos últimos anos os recursos foram creditados entre o quinto dia e o sétimo dia útil, mérito atribuído à atual gestão da reitoria, que está em campanha para a reeleição das eleições em curso. Esta situação tem gerado uma série de questionamentos e debates. 


Um questionamento de peso que tem pairado sobre a mente dos estudantes: como é possível uma instituição que, até pouco tempo atrás, parecia estar em situação financeira confortável agora enfrenta dificuldades significativas? Esse caso tem despertado interesse no que é conhecido como “Folha Secreta da UERJ”, um tema que está atualmente sob investigação por parte do Ministério Público do Rio de Janeiro e do Tribunal de Contas do Estado.


Fontes:

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/04/28/apos-denuncias-uerj-articulou-mais-r-44-mi-para-projeto-com-rachadinha.htm


https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2023/09/11/alvo-de-investigacao-de-contratos-milionarios-suspeitos-uerj-atrasa-bolsas-e-auxilios-e-estudantes-relatam-dificuldades.ghtml


Repórter: Layara Quirino 

Redatora: Larissa Dias





This post first appeared on Intercultural News, please read the originial post: here

Share the post

Corrupção na UERJ

×

Subscribe to Intercultural News

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×