Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Dia Nacional do Surdo

   Você sabe o que é comemorado no dia 26 de setembro? Hoje é celebrado o Dia Nacional do Surdo, pintando de azul o setembro brasileiro e levantando uma pauta importantíssima: inclusão social.



Por que o mês de setembro?
  O mês de setembro é repleto acontecimentos
importantes para a Comunidade Surda.
Algumas datas marcantes são:
Dias 6 e 11: Lembrança do Congresso de Milão em 1880, que se tratava de uma conferência internacional sobre educação das pessoas surdas com maioria ouvinte, e onde foi proibido o uso da língua de sinais na educação Dos Surdos e defendida a superioridade da língua oral. Uma triste data para a comunidade.
Dia 23: Se é comemorado o Dia Internacional da Língua de Sinais. Criado pela ONU em comemoração à criação da Federação Mundial dos Surdos, instituto que luta pelos direitos dos surdos em mais de 100 países.
Dia 26: O dia 26 de setembro de 1857 marca a data de fundação do Instituto Nacional de Educação dos Surdos, que foi a primeira escola para surdos no Brasil e que deu origem ao Dia Nacional do Surdo.
  Tais datas fazem que o nono mês do ano seja um marco que relembre lutas por melhores condições de educação, vida, trabalho, saúde, dignidade e cidadania.

Por que a cor azul?
  A cor azul remete à uma parte triste e revoltante da história da humanidade. 
Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas identificavam as Pessoas com Deficiência através de uma faixa de cor azul presa ao braço. Uma vez que eram identificados, as PCD eram submetidas a "eutanásia".
Nesse período, morreram em torno de 200.000 pessoas com deficiência. 
  Entretanto, em 1999 a comunidade surda ressignificou a faixa. Decidiram por fazer o azul representar o SER SURDO, deixando em destaque o aspecto "vivo" da cor, para mostrar que eles não têm vergonha de serem surdos. Não têm vergonha de serem quem são.

O Dia Nacional do Surdo
  Cerca de 10 milhões de pessoas sofrem com surdez no Brasil, em grau leve, moderado, severo ou profundo. O Dia Nacional do Surdo é uma chance e um lembrete para visibilizar a luta diária de milhões de brasileiros. Ele combate a desinformação e relembra a importância da integração, acessibilidade e do respeito entre as diferenças.
Mas não só isso! O dia 26 também comemora todas as conquistas obtidas pela comunidade surda ao longo da história, como a obrigatoriedade do ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na formação de professores e a Lei de Cotas para PCD, e oferece oportunidades de envolvimento na causa através de eventos dedicados à pautas como a educação dos surdos ou a criação de escolas bilíngues, onde a Língua Brasileira de Sinais também seja ensinada.



3 fatos sobre a comunidade surda
Surdo x deficiente auditivo: Você sabia que surdo e deficiente auditivo são coisas diferentes? 
Surdo é a pessoa que nasceu sem ouvir e utiliza a língua de sinais para se comunicar . Já deficiente auditivo é uma pessoa que nasceu ouvindo e que perdeu a audição, mas tem o mundo sonoro como refrência.


Língua mãe: A língua principal dos surdos não é português! Crianças com deficiência auditiva devem primeiro aprender LIBRAS e depois português, e isso faz com que sejam bilíngues. Mas é desafiador, ainda mais para aqueles que não têm nenhuma referência sonora.


Sinais de nome próprio: Um fato bem legal sobre a comunidade surda e as línguas de sinais é o "sinal próprio". Esse termo se trata da sua identificação dentro da comunidade e é até mais importante que o nome da pessoa.
O recebimento de um sinal próprio é feito por um surdo em um ato conhecido como "batismo", sendo relacionado à partir de características físicas, profissionais e de personalidade.
 Apesar de ter um dia - e um mês - voltado para homenagens e visibilidade, é fundamental respeitar e apoiar a comunidade surda durante o ano inteiro, não apenas durante a campanha Setembro Azul ou no Dia Nacional do Surdo.
Todos nós podemos participar da luta da comunidade surda, conhecendo, se interessando, apoiando e espalhando sua cultura. 
Nesse mês, "escute" de outra forma.


Repórter: Letícia Vieira
Redatora: Júlia Muniz





This post first appeared on Intercultural News, please read the originial post: here

Share the post

Dia Nacional do Surdo

×

Subscribe to Intercultural News

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×