Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cultura brasileira: antes e depois da MPB

 Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça! É a MPB que veio e ficou!

A música tem papel fundamental nas transformações da sociedade ao longo do tempo, e a MPB tem seu devido mérito na construção do mundo em que vivemos.



História da MPB 

A MPB é um estilo musical que nasceu na década de 60, durante a ditadura militar. O regime político dessa época não tolerava oposições às suas decisões, sendo marcado por repressões militares contra a população. 



A partir disso, o estilo musical foi criado para se opor ao Governo Militar, sendo conhecido na época como música de protesto brasileira. Esse nome se deve às músicas que continham letras que criticavam o governo e, por conta das censuras recorrentes que ocorriam nelas, foram criadas diversas canções que continham mensagens com duplo sentido, secretamente se opondo ao regime. 



Dois exemplos famosos de músicas com duplo sentido são “cálice” e “Jorge maravilha”, ambas de Chico Buarque. 


Análise de letras

Veja a análise de trechos dessas músicas:

Cálice – Chico Buarque 

"Pai, afasta de mim esse cálice 

(afasta de mim esse cale-se)"



O trecho faz referência à uma passagem bíblica: "Pai, se queres, afasta de mim esse cálice" (Marcos 14:36). A citação convoca ideias de perseguição, sofrimento e traição e, na canção de Chico, a palavra cálice é trocada por "cale-se". Essa expressão se refere ao governo militar, que censurava quem se opunha a ele.



Jorge maravilha – Chico Buarque

"Você não gosta de mim, Mas Sua Filha gosta,

Você não gosta de mim, mas sua filha gosta"



Nesse trecho, o termo “você” substitui o governo militar, enquanto “filha” serve de sinônimo para o povo brasileiro. Ou seja, o governo não gosta de Chico, tampouco de suas músicas, mas o povo gosta.



Como a MPB transformou a cultura brasileira 

A MPB possui diversas vertentes, como a jovem guarda e a Tropicália, ambas sendo de extrema importância para a cultura musical brasileira. Da jovem Guarda, por exemplo, se destacaram Roberto Carlos e Erasmo Carlos, que foram fortemente influenciados pelo rock internacional. 


Mas o que realmente revolucionou a cultura brasileira partiu do movimento da Tropicália, que se opôs aos ideais do governo militar, compondo músicas com letras afrontosas e com ritmos misturados de influências africanas, afro-americanas, europeias e etc. 


Da Tropicália nasceram nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia e Nara Leão.


Portanto a MPB teve um importante papel na formação cultural brasileira, pois além de se mostrar lutando a favor dos direitos do povo, trouxe influências músicas exteriores para criar novos estilos musicais, como o samba-rock, o samba reggae e até o pop brasileiro. Mas e você, sabia disso?



Reporter: João Vitor Brasileiro 




This post first appeared on Intercultural News, please read the originial post: here

Share the post

Cultura brasileira: antes e depois da MPB

×

Subscribe to Intercultural News

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×