Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Se liga no Repertório! Ep: Barbie

 O live-action da boneca mais famosa do Mundo chegou às telonas no último dia 20 de julho nos cinemas do mundo inteiro. 




O longa-metragem dirigido por Greta Gerwing, apesar de ser protagonizado pela boneca Barbie, vai muito além do fanservice e trás à tona diversas críticas sociais, debates e reflexões importantes para os dias de hoje. 



Dentre as diversas críticas do filme, uma das mais marcantes é a dificuldade de ser uma mulher em um mundo dominado por homens. 



Spoilers à parte, iremos te mostrar como usar o filme como repertório na sua redação!



📝O que é um repertório sociocultural da redação? 



Os repertórios socioculturais são o uso de conceitos e saberes de diversas áreas para defender argumentos. Na proposta de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ela faz parte da avaliação da competência dois.



Nesta competência, a banca avalia se o candidato é capaz de “compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos condicionalismos estruturais de um texto dissertativo-argumentativo em prosa”.



Um bom repertório sociocultural pode citar eventos históricos, conceitos filosóficos, filmes e obras musicais, literatura, etc.


🎬O FILME: BARBIE 


Em uma impressionante performance live-action da boneca mais famosa do mundo, seguimos a vida cotidiana da Barbie no mundo mágico da Barbieland, onde todas as versões da boneca vivem em harmonia. Porém, uma das bonecas, interpretada por Margot Robbie, começa a perceber que talvez sua vida não seja tão perfeita assim e questiona o sentido de sua própria existência. Logo, sua vida no Pink World começa a mudar e, eventualmente, ela é expulsa da Barbieland e forçada a viver no mundo real.

👇🏽: Exemplos de repertórios citando Barbie 



Tópico: "Transtornos alimentares em adolescentes no Brasil.”



Exemplo de citação da professora Marina Rocha do Colégio AZ:



"Criada em 1959, a boneca Barbie concretizou por muitos anos o ideal de beleza da sociedade: uma mulher de corpo magro. Apesar dos esforços da empresa Mattel para modificar essa relação e promover a diversidade, essa mensagem ainda é disseminada por diversos outros símbolos em nossa cultura, o que, infelizmente, traz graves prejuízos. Dentre eles, estão os transtornos alimentares, os quais, segundo o site do governo federal, atingem mais de 20% dos jovens brasileiros. Nesse sentido, por se constituir como uma ameaça à saúde dos adolescentes, é urgente analisar as Causas Desse Problema e buscar as intervenções adequadas."


Tópico: “A cultura patriarcal em questão no Brasil” 



Exemplo de citação de Larissa Cunha, no parágrafo de introdução do texto: 



“No filme 'Barbie', o personagem Ken sai da barbielândia e vai para o mundo real por algum tempo. Nesse contexto, o personagem acredita que, por ser homem, pode conseguir qualquer emprego em qualquer instituição. Nesse viés, a crítica presente no longa dialoga com a cultura patriarcal, visto que os homens continuam tendo vantagens em relação às mulheres, sobretudo no que tange à ingressão no mercado de trabalho. Urge, então, analisar as causas que fomentam esse revés, dentre as quais se destacam a hegemonia masculina e a negligência da escola."



Tópico: “Pessoas com deficiência e inclusão social, um desafio nacional” 



Exemplo de citação da professora Marina Rocha: 



"Em 2019, a Mattel lançou a linha Barbie Fashionistas, que contava com bonecas cadeirantes e com pernas protéticas. Para promover a representatividade de pessoas com deficiência, dois modelos foram desenvolvidos em parceria com o Hospital Infantil da UCLA e com especialistas para projetar a cadeira de rodas realista, além de incluírem rampas de acesso na casa Barbie. Essas criações acompanham a discussão sobre a inclusão de pessoas com deficiências, a qual, apesar de extremamente importante em uma sociedade democrática, ainda enfrenta obstáculos tanto no âmbito cultural, quanto político. Desse modo, é urgente analisar as causas desse problema para encontrar as soluções adequadas."



Tópico: “Empoderamento feminino e sororidade no Brasil do século XXI”



Exemplo de citação de Larissa Cunha: 



"No filme 'Barbie', existe uma crítica no que tange à figura da mulher no mundo contemporâneo. Nesse viés, percebe-se um diálogo com o empoderamento feminino, visto que a Barbie pode ser o que quiser, o que se manifesta no longa pelas diversas profissões assumidas pela boneca. Logo, nota-se o destaque dado ao empoderamento feminino, o qual sofre diversas dificuldades para efetivar-se, a exemplo da negligência do governo e do modo de agir da sociedade."



Tópico: “O uso de tecnologias em produção artísticas na atualidade” 



Exemplo de citação de Marina Rocha: 



"A boneca Barbie foi lançada em 1959 e, ao longo da última década, houve algumas tentativas de levá-la para as telas do cinema. Esse sonho, no entanto, só se concretizou em 2023, quando estreou o live-action da boneca mais famosa do mundo, o qual não poderia ser produzido sem o auxílio das tecnologias. O filme é apenas um exemplo dos benefícios que os recursos tecnológicos podem promover no cenário das artes não só no que diz respeito à produção, mas também à recepção e ao consumo. Contudo, ainda que haja um claro potencial positivo nessa relação, é necessário observar os desafios que tais instrumentos podem gerar para artistas e para a sociedade de modo geral."


| CRÉDITOS: https://g1.globo.com/google/amp/educacao/enem/2023/noticia/2023/07/28/barbie-nota-mil-veja-como-citar-a-boneca-na-redacao-do-enem-e-ganhar-pontos-em-repertorio-cultural.ghtml 



Repórteres: Luísa Cuerci e Sarah Sena

Redatora: Júlia Muniz



This post first appeared on Intercultural News, please read the originial post: here

Share the post

Se liga no Repertório! Ep: Barbie

×

Subscribe to Intercultural News

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×