Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Você sabe o que é comemorado no dia 25 de julho?

 No dia 25 de julho é Comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e caribenha. O objetivo dessa comemoração é destacar as lutas e desafios diários das Mulheres Negras na América Latina, Caribe e no mundo.



 A data ficou marda após o primeiro encontro de Mulheres Afro-Latinas-Americanas e Afro-Caribenhas no dia 25 de julho de 1992, na República Dominicana.



A data ficou conhecida por dar importância as mulheres negras, que são muito marginalizadas e serem excluídas da sociedade, elas enfrentam problemas específicos como não ter acesso à educação, saúde, emprego e justiça.



No Brasil, pela Lei 1297 de 2014, nesta data (25/07) é comemorado também o Dia Nacional da Tereza de Benguela e da Mulher Negra.



Quem foi Tereza de Benguela?



Tereza de Benguela viveu no século XVIII e após a morte de seu marido José Piolho, assumiu a liderança do Quilombo Quariterê. Chamada de Rainha Tereza, ela liderou a resistência de negros e indígenas por duas décadas. 



O quilombo, comanda por Tereza de Benguela, tinha um estilo de um Parlamento, o sistema de defesa era muito desenvolvido. A comunidade vivia da plantação de algodão, milho, banana, entre outros.



Repórter: Maria Victoria Nobre

Redatora: Larissa Dias 



This post first appeared on Intercultural News, please read the originial post: here

Share the post

Você sabe o que é comemorado no dia 25 de julho?

×

Subscribe to Intercultural News

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×