Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Cultura negra: Sua influência na moda popular

 Você já parou para pensar quais tendências do seu dia a dia foram influenciadas, criadas e popularizadas pelos negros?

É de conhecimento popular a riqueza cultural que a comunidade Negra carrega, e uma de suas representações é na moda. Através dela, o povo preto manifesta sua liberdade, personalidade, suas lutas e histórias, tudo isso com excepcionalidade e um jeito único de se expressar, sem dizer uma única palavra.

  Sendo sempre muito criativos em todos os aspectos, seja criando, ressignificando ou reinventando, os negros têm o poder de tornar singular qualquer roupa ou acessório que adotem. Vem comigo que hoje eu te mostro algumas das influências da cultura negra na moda popular!


Roupas Largas | Oversized 

  O estilo oversized, também conhecido como "tamanho único" é popular não só por sua confortabilidade, mas também por sua característica agênero, o que significa que independente do gênero, seja homem, mulher, cis ou trans, as roupas extralargas caem como uma luva. Elas foram popularizadas principalmente por cantores de jazz, após o final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), e rapidamente influenciou a população negra e latina, que através das peças de roupas exalavam extravagância e identidade. 

  Com a procura de conforto e simplicidade, durante a pandemia da Covid-19, peças como moletons, blusas de tamanho extragrande, calça baggy e até mesmo roupas de alfaiataria com caimento oversized, ganharam ainda mais espaço nos armários não só dos jovens, mas de pessoas de todas as idades.


Unhas de acrílico | Nail Arts 

  Em 1980, Florence Griffith Joyner (também conhecida como Flo-Jo), era a mulher mais rápida de todos os tempos, dona de três medalhas de ouro e duas de prata nos Jogos Olímpicos em 100 e 200 metros rasos. Mas, não era só por isso que a esportista era conhecida: Suas unhas eram destaques.

  Ela levava para as pistas suas grandes unhas de acrílico, coloridas, desenhadas e decoradas com jóias. Flo-Jo foi pioneira de uma tendência que perdura até hoje, sempre em evolução – com novas técnicas e materiais (como as unhas feitas de gel) – e mais glamourosa, que está cada vez mais caindo na graça do povo.


Animal Print 

  As estampas animal print sempre foram símbolo de riqueza, status e poder, mas por fazerem parte em sua maioria, dos guarda-roupas de mulheres pretas e do gueto, também eram consideradas vulgares e subversivas. Hoje em dia é reconhecida como forma de manifestar autoridade, força e resistência, destacando toda a sua ancestralidade e representando os povos afrodescendentes.


Streetwear 

  O estilo de roupa como Streetwear, que em sua tradução literal seria "roupa de rua" foi popularizada por pessoas pretas e periféricas dos EUA, por volta de 1970. 

  Inicialmente as roupas usadas como "peças de treino", eram moletons, corta-vento, jaquetas, croppeds e tênis, que tinham o objetivo de serem confortáveis e folgadas, trazendo mobilidade para o público alvo, os skatistas. Com o tempo, o estilo também virou o queridinho dos artistas de hip-hop, heavy metal, surfistas e outros esportistas.

 Algodão branco 

  Durante o período de escravidão, os negros precisavam fabricar suas próprias roupas com os materiais que tinham disponíveis – pois os senhores escravistas não tinham nem ao menos a preocupação de fornecer vestimentas para eles – que nesse caso era o algodão cru, produzido na lavoura, e que não passava pelo processo de tingimento. 

  Atualmente, peças feitas de algodão são clássicas e habituais do dia a dia de qualquer cidadão, ao redor de todo o mundo.



Miçangas 

  Utilizadas na cultura africana, como forma de proteção – em religiões de matrizes africanas – e beleza, elas não ficam "só" nesse meio. As peças feitas de miçangas, como brincos, colares e pulseiras, ficaram famosas graças a comunidade preta e indígena e hoje é um acessório que está em todo os cantos. 

  Presente desde dos calçadões e feirinhas até a alta costura, nas bijuterias mais simples até os penteados de origem preta, elas conquistaram seu próprio espaço na moda popular. 

  Um fruto dessa popularização é a valorização de trabalhos artesanais e artísticos, que prezam pela história e significado por trás de cada peça.

 

Tranças africanas

  A pratica de trançar, bastante antiga na África, evidenciava religião, tribos, status sociais, ligações familiares, idade, etnia... Há uma grande variedade de estilos, e cada um tem sua história e significado. Por exemplo, as tranças nagôs, eram feitas com o intuito de reconhecer os escravizados e continham mapas de fuga para os ajudar a chegar aos Quilombos, em busca de liberdade.

  Já nos dias atuais ela é principalmente utilizada de forma que transmita empoderamento e herança negra, e não só por afrodescendentes – o que gera a grande discussão: "Branco pode usar trança?"–.


Bandanas

  Herança cultural dos povos de origem negra escravizados no passado, as bandanas estão inseridas na moda de várias maneiras diferentes, com inúmeras estampas, cores e tecidos, sejam amarradas ao pescoço, em forma de tiaras ou lenços e até mesmo em partes do corpo como em croppeds ou no pulso . 

  Usadas desde o velho oeste, pelos cowboys, até o astro Sylvester Stallone protagonizando Rocky durante as décadas 70 e 80, elas ainda são tendências e foram popularizadas pela comunidade negra.


Outros itens que têm influência negra e estão presentes na moda popular são: Joias com nomes, argolas, correntes, bucket hats, óculos degradê, laces, risquinhos de navalha no cabelo e sobrancelha – que é uma febre entre os "crias"– e diversas outras peças.

  E isso demonstra o quão é importante saber a história por trás das coisas mais simples, como uma peça de roupa, pois com toda essa originalidade, a comunidade negra é responsável por lançar várias trends – mesmo que não ganhe o devido crédito graças a cultura da apropriação.

  Muitos dos estilos de roupas que você vê todos os dias no feed do Instagram foram criados por grupos marginalizados, e só se tornam virais após serem usados por classes sociais mais ricas, em tapetes vermelhos e alta costura, porque, o que é do gueto, da quebrada, nunca é valorizado, nunca é narrado, mas é a origem, é a fonte de influência. 

  Por isso devemos exaltar a história negra e sua influência na moda popular mundial, a cultura é o que fica depois de se esquecer tudo o que foi aprendido e, "Um povo sem conhecimento, saliência de seu passado histórico, origem e cultura é como uma árvore sem raízes”.



Repórter: Letícia Vieira

Redatora: Júlia Muniz



This post first appeared on Intercultural News, please read the originial post: here

Share the post

Cultura negra: Sua influência na moda popular

×

Subscribe to Intercultural News

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×