Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Contra o Racismo não tem Jogo!

 Nesse último domingo, (21), o Jogador de futebol Vinícius Junior foi mais uma vez alvo de insultos racistas.


Foto: REUTERS/Molly Darlington

Durante a partida de Real Madrid contra Valência, a torcida do Valência começou a cantar e insultar o jogador brasileiro Vinícius Junior, o chamando de "mono" (macaco). Assim que o jogador começou a ouvir o canto da torcida rival, ele logo chamou o árbitro da partida. Com apoio de seu técnico Carlos Ancelotti, ele apontou os responsáveis por começarem com os cantos.

 O jogador não teve apoio só de seu técnico, ele também teve apoio de vários ícones do esporte, do governo brasileiro e até mesmo da Organização das Nações unidas.

 A Federação Espanhola ficou assustada com a repercussão da notícia, assim prometendo mais rigor com quem cometesse crime de tal tipo, enquanto a LaLiga pediu mais poder para punir os infratores. Uma investigação até foi aberta, levando 7 suspeitos a serem presos, mas todos foram liberados e estão na mira da justiça.

 O jogador foi alvo pelo menos nove vezes de ataques racistas na temporada de 2022/23. Vinícius Junior não é o único jogador negro no Real Madrid, ele também conta com Éder Militão, Rodrygo, Camavinga e Rudiger.

 O racismo no futebol europeu não é algo novo para quem acompanha os campeonatos europeus. Não é a primeira vez que a torcida do Valência profere insultos racistas. Em 1992 os valencianos abriram uma bandeira nazista, antes do jogo contra o Albacete, o técnico do time fez a arbitragem retirar tal objeto. Mas os atos racistas não se restringem apenas para o time Valência. Em 1997 o lateral esquerdo Roberto Carlos, então no Real Madrid, foi chamado pela torcida do Barcelona de "macaco". Já o Daniel Alves ao ver que um torcedor homem, jogar uma banana em sua direção, o jogador então pegou a banana e começou a comer a fruta durante a partida em 2014 contra o Villarreal.

 Nessa sexta-feira 26, o comitê de apelação da Real Federação Espanhola de Futebol (RFET) decidiu aceitar parcialmente a proposta apresentada pelo Valência no caso envolvendo Vinícius Júnior. O Tribunal reduziu a multa de 45 mil para 27 mil euros, além de diminuir o fechamento das arquibancadas sul "Mario Kempes" no estádio Mestalla de cinco para três jogos. O comitê afirmou, que o time não pode ser exonerado de sua responsabilidade nos fatos que se enquadram na tipificação do Comitê de Competição.

Repórter: Maria Victoria Nobre
Redigido por: Larissa Dias 


This post first appeared on Intercultural News, please read the originial post: here

Share the post

Contra o Racismo não tem Jogo!

×

Subscribe to Intercultural News

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×