Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

LITERATURA: O QUE É ISSO? (2)

Acesse a publicação original.

Entre 2014 e 2016, Menalton Braff produziu uma série de artigos sobre Literatura a pedido do jornal Celulose Online.  No mês passado, decidimos voltar a postar esses textos e  hoje trazemos para vocês o artigo número 2.  Caso queira ler primeiro o artigo anterior, clique aqui.

Literatura, o que é isso? (2)

26/12/2014 – A palavra “literatura”, do latim litteris, é de surgimento mais ou menos recente, século XVIII, e seu emprego não era o mesmo dos dias atuais. Edward Gibbon (1737/1794), um lord britânico, depois de muitas viagens de pesquisas, escreveu o livro Declínio e Queda do Império Romano, obra fundamental para os estudiosos da História Antiga, e com a qual foi considerado um literato. Ora, sua obra foi de História, mas naquele século considerava-se literato o autor com vasta cultura, como foi o caso de Gibbon, e que tivesse um estilo elegante, agradável à leitura. E literato, por óbvio, produzia literatura.

Grandes polêmicas a respeito da questão literária durante o final do século XIX vão desembocar nos primórdios do século XX no grupo chamado de Formalistas Russos, preocupados em delimitar conceitos, estabelecer princípios para novos estudos que então tomavam corpo: os estudos literários. Já Henry James (1843/1916), escritor americano naturalizado britânico, ao prefaciar alguns de seus próprios romances, dava início ao que seria mais tarde conhecido como Teoria da Literatura.

Das discussões dos Formalistas Russos pode-se passar sem grandes saltos para o Círculo Linguístico de Praga (1928/1939) que partindo dos conceitos daqueles aprofunda os estudos que concernem à literatura, estabelecendo alguns parâmetros de julgamento daquilo que se pode chamar de linguagem literária em oposição ao que conhecemos como linguagem pragmática.

De origem anglo-americana, o New Criticism foi uma corrente crítica inconformada com o fato de que a linguagem da teoria da literatura ter ficado na dependência do vocabulário de outras artes, como a música, a pintura e o cinema, principalmente. Seus estudos, então, partindo do CLP, foram a primeira tentativa de estabelecer um vocabulário próprio para a crítica literária, mas, ao mesmo tempo, tornar mais precisos os conceitos de literatura.

Austin Warren e René Wellek, dois expoentes do New Criticism, em seu livro Teoria da Literatura, postulam, entre outras coisas, que a principal característica do discurso literário é sua ficcionalidade.

 

O Texto pragmático, informa (ou desinforma!), de qualquer forma é uma tentativa de comunicar algo. O que importa não é a linguagem e sim o referente, isto é, aquilo que está sendo a matéria do discurso. O texto literário, pode até eventualmente informar, mas não foi construído para tal. Sua principal dimensão não está no que comunica, mas no campo da estética.

Tal conceito, que não é o único, obviamente, formador da ideia de literatura, pois existem outros elementos que o acompanham, tem seus fundamentos na Poética, de Aristóteles, livro escrito por volta de 330 a.C. e no qual o filósofo afirma que o historiador está preso ao mundo Dos Fatos realmente ocorridos, ao passo que o poeta (e entenda-se aqui “escritor”, palavra que em seu tempo não existia) está livre para reinventar o mundo, isto é, seu trabalho tem por base a invenção dos fatos, aquilo que poderia acontecer.

Quando se diz que tal texto está “baseado em fatos reais”, na verdade, comete-se uma tautologia, pois tudo é baseado em fatos da realidade, o que não significa relato  fiel dos fatos, como se foram verdadeiros. Houve época em que os leitores não aceitavam um texto que não se apresentasse como “verdadeiro”. Hoje, pelo contrário, não se aceita como literário texto que não seja invenção.


* Menalton Braff é escritor, com 21 obras publicadas e colunista da revista Carta Capital


This post first appeared on Literatura - Blog Do Menalton - Literatura, please read the originial post: here

Share the post

LITERATURA: O QUE É ISSO? (2)

×

Subscribe to Literatura - Blog Do Menalton - Literatura

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×