Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Prefeitura de Porto Alegre apresenta projeto para expansão de malha cicloviária na Zona Sul

Na noite desta quarta-feira, 13, a Prefeitura de Porto Alegre apresentou para ciclistas, moradores e vereadores o projeto para expansão em 1,4 quilômetro da rede cicloviária na Zona Sul. A proposta prevê uma ciclovia bidirecional no canteiro central, desde a Wenceslau Escobar com Otto Niemeyer, até a rua Castro de Menezes.

“Esta é uma etapa importante para seguirmos avançando com a mobilidade ativa. Estamos priorizando pontos em que podemos promover conexões e assim permitir que o ciclista tenha um espaço cada vez mais qualificado para o seu deslocamento, seja para lazer ou trabalho”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

A implantação será feita por meio de contrapartida da Melnick. Com a expansão, os usuários deste modal terão 7,5 quilômetros de conexão da malha cicloviária entre as regiões Sul e Centro.

Além do trecho no canteiro central, foram apresentadas pela diretora de Mobilidade da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), Carla Meinecke, e pelo coordenador de Planejamento da SMMU, João Paulo Cardoso Joaquim, três alternativas temporárias para o trecho de 500 metros entre a avenida Copacabana e a rua Castro de Menezes.

A primeira opção prevê uma ciclovia separada e asfaltada no lado esquerdo da avenida Copacabana, mantendo as vagas de estacionamento do lado direito, onde há maior ocupação residencial, com ciclovia bidirecional do lado esquerdo, tornando a rua com sentido único.

A segunda opção seria a ciclovia no lado esquerdo na Copacabana com proibição de estacionamento até a rua Castro de Menezes, mantendo a via com sentido duplo. A terceira sugestão inclui uma ciclorrota na avenida Copacabana, com a manutenção do estacionamento do lado direito onde há maior ocupação residencial, com revestimento asfáltico em toda a via e moderadores de velocidade.

Os participantes apresentaram sugestões sobre o trecho na Copacabana, como a redução de velocidade na Wenceslau Escobar com a colocação de controladores e o uso do passeio público, entre a Copacabana e a rua Castro de Menezes.

“A partir das sugestões, faremos uma análise e marcaremos uma nova reunião para trazer aos moradores novas propostas, de modo que juntos possamos construir a solução mais segura para todos no trânsito”, afirma Castro Júnior.

Participaram do evento o diretor técnico da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Flávio Caldasso, e a gerente de planejamento de Trânsito e Circulação, Vanessa Schein.

Rede cicloviária - A malha cicloviária de Porto Alegre possui 86 quilômetros. Desde 2022, a prefeitura realiza uma revisão do modal. Além de reuniões setoriais com diversos segmentos para entender as necessidades para a realização de melhorias, a gestão promove reuniões prévias com comunidades onde há projeto de expansão previsto. Em 2023, foram feitos encontros com moradores da Nilo Peçanha e Sertório.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

Curta o Blog Meu Transporte no Facebook

Mais Informações do Transporte Coletivo no RS

Mais Informações do Transporte Coletivo de Porto Alegre

Mais Informações da Trensurb



This post first appeared on Meu Transporte, please read the originial post: here

Share the post

Prefeitura de Porto Alegre apresenta projeto para expansão de malha cicloviária na Zona Sul

×

Subscribe to Meu Transporte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×