Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Em Curitiba, Estação-tubo Herculano de Araújo será retirada para a operação do novo Ligeirão Norte-Sul

Com a proximidade do fim das obras para a circulação da futura linha Ligeirão Norte-Sul, a estação-tubo Herculano de Araújo (em ambos sentidos) será retirada definitivamente da Avenida República Argentina, no Novo Mundo, no próximo sábado (14/10). A população poderá utilizar os pontos mais próximos: a estação-tubo Hospital do Trabalhador ou o Terminal Capão Raso.

“Com o desalinhamento das estações-tubo, a desativação da estação Herculano Araújo foi necessária para garantir melhor desempenho das linhas de biarticulado que operam no corredor sul de Transporte com a futura entrada em operação do Ligeirão Norte-Sul”, diz a coordenadora de Mobilidade e Transporte do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc), Olga Prestes.

Segundo ela, com o reposicionamento das estações existentes, necessário para a operação do Ligeirão Norte-Sul, as estações Herculano de Araújo e Hospital do Trabalhador ficaram muito próximas, com uma distância de apenas 120 metros.

“A nova localização das estações está dentro da distância máxima de deslocamento dos usuários do transporte, que é de 500 metros”, completa. A distância entre as estações-tubo Hospital do Trabalhador e Terminal Capão Raso é de 400 metros.

Previsão
As obras do Ligeirão Norte-Sul devem ser concluídas até o fim do ano, segundo projeção da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). O trecho sul vai da Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal Pinheirinho e abrange 26 estações-tubo ao longo das avenidas República Argentina e Winston Churchill, que estão sendo remodeladas e desalinhadas, em lotes de obras. 

Já foram requalificadas e voltaram a operar 18 estações-tubo: Dom Pedro I, José Bettega, Ouro Verde, Morretes, Silva Jardim, Hospital do Trabalhador, Vital Brasil e Carlos Dietzsch e Itajubá, todas nos dois sentidos. Há intervenções sendo executadas em outras quatro: Pedro Gusso (Capão Raso), Santa Regina (Capão Raso), Sebastião Paraná (Vila Izabel), Petit Carneiro (Água Verde)

Enquanto as estações são desativadas para serem remodeladas, desalinhadas e o pavimento alargado e requalificado, as estações subsequentes permanecem funcionando normalmente.

Tempo menor
Quando concluídas as obras, a linha Ligeirão Norte-Sul terá extensão total 38 km e frota de 29 veículos. O trecho Norte, inaugurado em 2018, conta com oito estações (Terminal Santa Cândida, Boa Vista, Cabral, Passeio Público, Central, Eufrásio Correia, Oswaldo Cruz e Bento Viana). O usuário terá um intervalo programado de 3,5 minutos nos horários de pico e de 10 minutos em horários de menor demanda.

O maior ganho será no trecho Sul, entre a Praça do Japão até o Terminal Pinheirinho. Hoje, o usuário realiza o deslocamento com um tempo de percurso, em média, de 30 minutos. “Com o novo Ligeirão o tempo será reduzido quase pela metade”, diz Sergio Oliveira, gestor de operação do Transporte Coletivo da Urbs.  

A velocidade operacional neste trecho (Praça do Japão - Pinheirinho) terá um ganho de 23%, já que o Ligeirão só realizará parada nos terminais Portão, Capão Raso e Pinheirinho.

Informações: Agencia Pará

Curta o Blog Meu Transporte no Facebook

Mais Informações do Transporte Coletivo de Curitiba

Mais Informações do Transporte coletivo em Londrina

Mais Informações do Transporte coletivo em Foz do Iguaçu

Mais Informações do Transporte coletivo em Curitiba e Região



This post first appeared on Meu Transporte, please read the originial post: here

Share the post

Em Curitiba, Estação-tubo Herculano de Araújo será retirada para a operação do novo Ligeirão Norte-Sul

×

Subscribe to Meu Transporte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×