Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Emdec orienta usuários sobre nova operação do BRT Campo Grande

Equipes da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) iniciaram nesta segunda-feira, 16 de outubro, abordagens educativas para orientar usuários do transporte público coletivo sobre a nova operação do BRT Campo Grande, que inclui a migração de 10 linhas convencionais para as marginais da Avenida John Boyd Dunlop. Folhetos informativos estão sendo distribuídos com detalhes sobre as três novas linhas BRT que entram em operação na sexta-feira, 20 de outubro.  

As orientações prosseguem até o dia 27 de outubro, em dias úteis, nos horários de pico da manhã e da tarde. Profissionais da Emdec e agentes da mobilidade urbana estão presentes nas principais estações e terminais do BRT e, também, em pontos do Corredor Central (Rótula). Além de prestarem informações, acompanham as travessias de pedestres.  

Nesta fase, os usuários são orientados sobre a migração das dez linhas convencionais para as marginais. Nesta segunda, 16 de outubro, passaram a atender pontos de parada existentes à direita da avenida John Boyd Dunlop as linhas 212 e 214 (Terminal Itajaí); 221 (Satélite Íris IV); 222 (Jardim Florence); 223 (Satélite Íris III); 224 e 225 (Residencial Sírius); 228 (Princesa D’Oeste); 229 (Jardim Florence II); e 231 (Satélite Íris I).  

A mudança busca garantir agilidade à operação das linhas BRT no corredor exclusivo. Isso porque o corredor foi projetado para receber a circulação dedicada e exclusiva das linhas BRT.  

Migração antecipada promove segurança dos usuários 

A migração antecipada das linhas convencionais foi uma estratégia adotada pela Emdec, que considerou a segurança dos usuários. Esse período de acomodação e orientação evita que os passageiros transitem de um lado a outro da avenida para utilizar as linhas BRT. 

Nesta fase de transição, também está havendo a remoção dos pontos provisórios instalados no Corredor Campo Grande, já que as linhas BRT atenderão às novas estações e terminais. Além disso, os pontos de parada do Corredor Central (Rótula) estão recebendo identificação visual para receber as linhas BRT.   

“Sabemos que é uma mudança grande para os usuários, inclusive porque o tempo de percurso das linhas convencionais aumentou. Mas pedimos a compreensão nesse período de transição. Usamos diversas estratégias de comunicação para garantir que os usuários conheçam as vantagens do BRT e, a partir de sexta, migrem com segurança para as novas linhas para aproveitar a performance e agilidade proporcionada pelo corredor exclusivo”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.  

Antes e depois do início da nova operação, agentes da Emdec também realizam rondas permanentes ao longo do Corredor Campo Grande para monitorar a movimentação de usuários, realizando as orientações e intervenções necessárias.  

Experimenta o BRT 

As abordagens educativas são parte da Campanha “Experimenta o BRT”, que busca incentivar a migração dos usuários para as novas linhas do Brt Campo Grande. O corredor (pavimento de concreto) terá circulação exclusiva das linhas BRT, garantindo agilidade e desempenho.  

A campanha contempla ainda treinamentos nas garagens das empresas operadoras, publicações nas redes sociais, cartazes nas linhas municipais, distribuição de folhetos e fixação de faixas informativas em todos os pontos de embarque e desembarque do corredor.  

Desde o último sábado (14/10), um carro de som percorre a região do Campo Grande, em dois períodos, divulgando a nova operação. A Emdec e a Secretaria de Transportes (Setransp) também vêm realizando reuniões com a comunidade para explicar a nova fase da operação do BRT, nos bairros Satélite Íris, Rossin, Florence e Cosmos.  

O último encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira (16/10), na Nave Mãe “José Bonifácio Coutinho Nogueira”, no Residencial Cosmos. As reuniões abertas seguem até o dia 19 de outubro. Cerca de 180 pessoas já participaram.  

Confira o cronograma dos próximos encontros:

17/10 (Terça) – 14h30 | Nave Mãe “José Bonifácio Coutinho Nogueira” – R. Francisco Delfino, 139 – Residencial Cosmos.  
18/10 (Quarta) – 18h | Ceprocamp – Centro Cultural José Alves – Av. Mário Scolari, 91 - Satélite Íris.  
19/10 (Quinta) – 13h | Escola Estadual “Profª Rosina Frazatto dos Santos” – R. Alcídio Rodelli - Satélite Íris.   

Nova operação BRT  

A partir do dia 20 de outubro, o BRT Campo Grande ganha duas novas linhas semiexpressas que vão até o Terminal Mercado – BRT21 partindo do Terminal Campo Grande; e BRT26 partindo do Satélite Íris – e uma paradora (BRT25, partindo do Satélite Íris e chegando até o Corredor Central / Rótula). Além disso, a linha BRT20, criada em novembro de 2022, agora paradora, atenderá todas as estações do corredor, partindo do Terminal Campo Grande e chegando até o Terminal Mercado e Corredor Central / Rótula. 

Serão 19 ônibus a mais circulando no BRT Campo Grande e ônibus a cada cinco minutos, nos horários de pico, entre os terminais Satélite Íris e Mercado. Todos os detalhes sobre a nova operação podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt. 

Informações: EMDEC 

Curta o Blog Meu Transporte no Facebook

Mais Informações do Transporte Coletivo de Campinas



This post first appeared on Meu Transporte, please read the originial post: here

Share the post

Emdec orienta usuários sobre nova operação do BRT Campo Grande

×

Subscribe to Meu Transporte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×