Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Transição de ônibus a diesel para elétrico passa por subsídio da tarifa

A transição do diesel para a eletricidade nos ônibus terá de se apoiar em quatro pontos básicos. Política de governo, financiamento, tecnologia e infraestrutura serão essenciais para que essa migração ocorra.

O alerta foi dado pelo diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz, Walter Barbosa. O executivo foi um dos participantes do painel “Próxima parada: ônibus dão sinal para o futuro”. Para ele, os municípios precisam entender o que é tarifa pública e tarifa técnica.

"A tarifa pública vem da relação direta entre a prefeitura e o usuário. Ela identifica o quanto esse passageiro pode pagar pela passagem. A tarifa técnica surge da relação entre o poder público e o operador. Ela identifica quanto custa para operar a nova tecnologia. Se, por exemplo, custar R$ 10,00 e o usuário só puder pagar R$ 5,00, a diferença terá de ser subsidiada. Chamo isso de política pública de transporte”, afirmou o diretor da Mercedes-Benz durante o #ABX23 - Automotive Business Experience, principal evento do ecossistema automotivo e da mobilidade, que aconteceu em São Paulo (SP).

“Isso evoluiu muito no pós-pandemia. O sistema urbano quase chegou a um colapso [pela queda no número de usuários] e o poder público passou a entender essa necessidade de subsídios e política pública voltada ao transporte”, completou Barbosa.

Outro pilar apontado pelo executivo foi a necessidade de financiamento: “A maioria dos bancos tradicionais não consegue financiar os ônibus elétricos. E outras instituições não têm interesse por causa do risco, uma vez que um modelo elétrico custa três a quatro vezes mais que outro a diesel”, recordou o diretor da Mercedes.

“Uma das alternativas é o BNDES, que tem condição, vontade e quer fazer um programa para financiamento direto, seja para o poder público, seja eventualmente para empresas de locação que começam a surgir.” O diretor da Mercedes-Benz afirma ainda que a tecnologia em eletrificação de ônibus avançou muito nos últimos cinco anos.

“Quase todos os que estão aqui neste painel têm soluções elétricas para fornecer ou terão nos próximos 12 meses. A infraestrutura também avançou. E, se nem todos os municípios têm a infraestrutura pronta, existem empresas como Enel X, Fibra e Raízen que já estão capacitadas, seja para entregar a energia da rua para a garagem, seja da garagem para os ônibus. Isso foi um avanço importante nos anos mais recentes. A eletrificação veio para ficar, mas se um destes quatro pontos não avançar, trava tudo”, garantiu Barbosa.

São Paulo como ponto de partida
A diretora da fábrica de ônibus Eletra, Milena Romano, lembrou  que uma recente entrega de 50 ônibus feita na cidade de São Paulo tende a movimentar o restante do País, servindo de referência para demais Estados e municípios.

“Foi um trabalho que levou mais de um ano e meio, com testes de diferentes tecnologias. Nesse período, outras entregas foram feitas em cidades como Manaus (AM) e Goiânia (GO). Curitiba (PR) tem unidades em teste. Percebemos uma vontade política crescente e agora há o incentivo federal que faltava, por intermédio do BNDES. A tecnologia está sendo bem usada. Em Salvador, o consumo [de energia] equivale apenas a um sexto do que se gastava com o diesel”, contou a diretora da Eletra.

Neste momento, o mediador Henrique Estrada, diretor da Rádio Ônibus, ressaltou que o sucesso na implantação dos elétricos também depende de estudos técnicos. Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade da Volvo, falou sobre o trabalho da montadora.

“O receio pela nova tecnologia é uma fase já superada. Mas ainda demandamos estudos até mesmo para resgatar os clientes perdidos [durante a pandemia] e trazer novos usuários. Esses estudos poderão indicar a necessidade de novas linhas, de informação para os usuários e até a remodelação das paradas de ônibus”, garantiu o executivo.

Henrique Estrada também convidou Luciano Resner, diretor de operações industriais da Marcopolo, a falar sobre a capacidade de inovação da empresa: “Este ano, iremos à Bus World [de 7 a 12 de outubro na Bélgica]. Levaremos um modelo para fretamento movido a hidrogênio, com célula de combustível. Também temos soluções em ônibus elétricos a partir de parcerias e ou com tecnologia própria. E um conteúdo nacional alto, o que facilita o financiamento.

Scania mantém aposta no biometano
A Scania também esteve representada no #ABX23 por Celso Mendonça, gerente de vendas e soluções para mobilidade.

“O caminho da descarbonização também é composto por combustíveis renováveis. O Brasil é hoje um dos maiores países em biometano ou biogás. Temos grandes reservas de biomassa e a energia proveniente dela pode ser utilizada de várias formas, como para movimentar um veículo a combustão ou produzir a energia que carregará as baterias de um ônibus elétrico”, destacou Mendonça.

“A Scania é um dos maiores produtores mundiais de ônibus a biometano e a divisão brasileira já colocou mais de 3 mil unidades para rodar na América Latina. Mas ainda falta muito para que o Brasil amplie o uso dessa tecnologia. Esses ônibus têm custo operacional inferior aos modelos equivalentes com motor a diesel e menor nível de emissões”, afirma Mendonça.

O executivo recorda ainda que a Scania também participa da eletrificação. A empresa é parceira da Eletra na produção de ônibus de 15 metros.

Informações: Automotive Business

Curta o Blog Meu Transporte no Facebook

Mais Informações do Transporte Coletivo de São Paulo

Mais Informações do Transporte coletivo em Sorocaba

Mais Informações do Transporte coletivo em Ribeirão Preto

Mais Informações do Transporte coletivo em Jundiaí

Mais Informações do Transporte em São J. dos Campos

Confira informações sobre o Metrô SP e CPTM

Mais Informações do Transporte coletivo e VLT Santos



This post first appeared on Meu Transporte, please read the originial post: here

Share the post

Transição de ônibus a diesel para elétrico passa por subsídio da tarifa

×

Subscribe to Meu Transporte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×