Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Por mais mulheres motoristas de ônibus no Recife

Muita gente acredita que as Mulheres são menos aptas a dirigir do que os homens. Mas não é o que as estatísticas apontam. De acordo com os dados mais recentes divulgados pela Seguradora Líder, responsável por administrar o seguro obrigatório no Brasil (Dpvat), dão conta de que apenas 15% das indenizações pagas a motoristas por acidentes de trânsito são destinadas a mulheres. A diferença é significativa, especialmente considerando que o número de motoristas mulheres nas ruas do Brasil difere cada vez menos do número de motoristas homens. 
Sandra Alves Buscou Fazer sua parte para crescer: trabalhou da melhor forma possível, tirou a carteira de habilitação, classificou para operar em ônibus

No Recife, elas ainda são minoria diante do total de motoristas homens, mas elas já vêm quebrando preconceitos demonstrando que a mulher tem a liberdade e capacidade de trabalhar em qualquer profissão.

E na visão dos usuários, a presença de mulheres ao volante nos ônibus trás para muitos mais tranquilidade nas viagens, Ricardo Batista, morador da Iputinga, relata que as mulheres são mais atenciosas quando solicitadas a dar informações. 

Cursos de Capacitação nas empresas

Ela foi contratada em 2007 como Cobradora. Passou por muitos veículos (dentre eles, o que mais gostava era o 112, da linha Nova Descoberta / Cabugá). Mas o tempo foi passando, e Sandra Alves buscou fazer sua parte para crescer: trabalhou da melhor forma possível, tirou a carteira de habilitação, classificou para operar em ônibus, e se inscreveu para participar da Escolinha Interna do Consórcio Recife para Formação de Motoristas.

Entrou na turma da Escolinha, recebeu as orientações dos instrutores, se esforçou e foi aprovada, sendo promovida para Motorista em Março de 2016.

Ela conta que apesar do estresse do trânsito e de alguns usuários impacientes, ela tem enorme prazer em dirigir pela cidade e receber elogios dos usuários pelo trabalho, principalmente quando o reconhecimento é dos homens.

Como seria bom uma paridade de genero no transporte coletivo onde pudessemos ver mulheres ao volante conduzindo os coletivos transportando vidas que se deslocam para seus diversos compromissos do dia a dia, pois bem, essa realidade ainda está muito longe de ser realizada, visto que na RMR o número de mulheres motoristas de coletivos chegam a pouco mais de 60 dos mais de 3 mil motoristas de ônibus que circulam diariamente na Região Metropolitana do Recife.

Vencer preconceitos e os tabus de uma função predominantemente masculina é o desafio principal das empresas em preparar essas mulheres na função através de incentivos, treinamento e capacitações visando também melhorar o atendimento aos usuários. 

Empresas com motoristas mulheres na RMR:

Empresa Borborema - 12 mulheres
MobiBrasil - 13 Mulheres
Consórcio Recife - 11 mulheres
Empresas Metropolita - 09 mulheres
Rodoviária Caxangá - 07 mulheres
São Judas Tadeu - 03 Mulheres
Transportadora Globo - 02 mulheres
Expressa Vera Cruz - 01 mulheres

A maioria dessas profissionais começou dentro das empresas em outras funções, como cobradoras, auxiliares de serviços gerais e foram mostrando interesse de se capacitar para assumirem o volante. Foi o caso de Fernanda F. da Silva, que há anos dirige na Empresa MobiBrasil.
Fernanda F. da Silva, motorista na Empresa MobiBrasil

O fato constatado mostra que realmente a necessidade de incentivos nessas contratações femininas onde os dados mostram que as mesmas se envolvem bem menos em acidentes de trânsito.

Blog Meu Transporte

Curta o Blog Meu Transporte no Facebook

Mais Informações do Transporte Coletivo de Recife

Mais Informações sobre o Metrô de Recife




This post first appeared on Meu Transporte, please read the originial post: here

Share the post

Por mais mulheres motoristas de ônibus no Recife

×

Subscribe to Meu Transporte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×