Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Transporte público em Sorocaba é referência nacional em conforto e modernidade

O Transporte público em Sorocaba, que é gerenciado pela Urbes – Trânsito e Transportes, desde 2021, adotou um modelo que agiliza e garante cada vez mais conforto, comodidade e tecnologia à população no deslocamento urbano.

É o chamado Sistema Rápido Sorocaba, que consiste em um conjunto de medidas implantadas para reestruturar e modernizar todo o serviço. Aliado a isso, as inovações, como a utilização de ônibus elétricos e de pneus especiais para rodar em estradas de terra, avançam com o mesmo intuito, que é colocar a cidade em um patamar à altura de melhor do Brasil também nessa área.

O novo sistema é composto por linhas troncais, alimentadoras e outras que se integram nas Estações de Transferência, possibilitando que o usuário vá de um bairro para outro, pagando apenas uma tarifa. Ou seja, há uma linha principal, circulando do bairro até o Centro de Sorocaba, com veículos grandes, articulados, com ar-condicionado, internet sem fio e entrada USB para carregamento de eletrônicos, além de outros ônibus menores, operando as linhas entre os bairros e os Miniterminais.

Ao todo, estão previstos 18 Miniterminais, em rede integrada de linhas aos Terminais Urbanos, sendo que quatro já entraram em operação: Brigadeiro Tobias, Éden, Cajuru e Aparecidinha. Eles contam com pontos de embarque e desembarque, estrutura e sinalização visual modernas, com cobertura, assentos e estão equipados com entrada USB para carregamento de celular e outros eletrônicos.

Mais Informações do Transporte Coletivo de São Paulo

A iniciativa implicou na criação de mais linhas, otimização de percursos e redução do tempo de viagem. Sorocaba opera com 371 ônibus do transporte coletivo, cuja frota é 100% adaptada, com elevador e espaço para cadeirante. São 119 linhas, sendo que, em 2020, eram 109 e 300 ônibus. Outro avanço é que a idade média da frota é inferior a cinco anos, índice que se enquadra, inclusive, nos mais altos padrões de qualidade em mobilidade.

Sem contar a ampliação realizada na frota, pois, em 2021, foram incorporados 114 novos ônibus ao sistema e, em 2022, mais 45, todos zero quilômetro. Em 2023, já são 43 veículos novos. Por dia, são transportados aproximadamente 182 mil passageiros, com os ônibus rodando um total de 2.100 milhões de quilômetros.

“O objetivo de todos esses investimentos e melhorias no transporte público, com ônibus modernos, comodidades aos usuários e infraestrutura de última geração, é assegurar conforto e agilidade nos deslocamentos, com vista à melhor qualidade de vida da população. Nesse sentido, Sorocaba tem sido exemplo nacional de serviço de qualidade”, aponta o prefeito Rodrigo Manga.

Outra inovação é o Sistema Rápido Rural, lançado em abril de 2022, que consiste em ônibus com layout diferenciado e equipados com pneus especiais para trafegar, com eficiência, em estradas de terra, fazendo a ligação com pontos de conexão para acesso a outras linhas regulares. São seis linhas em operação e a meta é atende mais nove bairros, com acesso por estradas de terra.

E houve, igualmente, a ampliação do sistema BRT (Bus Rapid Transit), que também integra o transporte público. As obras de implantação do corredor Oeste estão em pleno andamento e devem ficar prontas até janeiro de 2024, incluindo o novo Terminal Jardim Ipiranga e o Miniterminal no Jardim Tatiana, a somar com os dois corredores já em funcionamento: Ipanema e Itavuvu. Com isso, o sistema ganhará outros 36 novos ônibus e em torno de 45 mil sorocabanos, por dia, serão favorecidos pelo novo corredor do transporte coletivo.

“Mesmo com todos esses avanços, o preço da tarifa de ônibus em Sorocaba está congelada nos últimos anos e ainda o valor caiu para R$ 1, aos domingos e feriados”, destaca o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

Neste ano, Sorocaba foi contemplada com reconhecimento nacional pelo sistema BRT, com menção honrosa, na categoria “Iniciativas públicas que inovam e transformam”, do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, uma iniciativa da Plataforma Connected Smart Cities e do Portal Mobilidade Estadão, com apoio da Urucuia – Inteligência em Mobilidade Urbana, da ONU e do Governo Federal. Participaram da premiação 227 iniciativas de sucesso em todo o País.

Outra iniciativa de referência para todo o Brasil é o serviço de Transporte Especial, oferecido pela Prefeitura de Sorocaba, via Urbes. Atua de porta a porta, para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, de forma temporária ou permanente e com alto grau de dependência, o que as impossibilita de utilizar os coletivos urbanos convencionais. São 31 veículos adaptados e que circulam de segunda a domingo, das 6h à 0h. Há um site exclusivo para o usuário agendar viagens e ele pode conferir, por WhatsApp, a rota do veículo pelo celular. O embarque e desembarque de passageiros é validado por identificação QR Code e os veículos possuem câmeras internas e externas.

Também como parte do conjunto de medidas para reestruturar todo o transporte público de Sorocaba, desde julho de 2022, opera o novo Integrabike, um sistema de bicicletas compartilhadas, integrado ao transporte coletivo, mais moderno e com uma série de inovações em relação ao modelo anterior.

As inovações não param e a Prefeitura de Sorocaba e a Urbes, em fase de teste, operam com três ônibus 100% elétricos e ambientalmente corretos, rodando pela cidade. O objetivo é avançar o investimento nesse segmento, com a ampliação da frota de ônibus elétricos.

Outras ações

– Atualmente, são 36 ônibus superarticulados e 30 articulados. A capacidade de transporte é para até 660.671 passageiros, por dia útil. Até o fim de 2019, eram apenas 18 articulados e uma capacidade total de transporte para até 586.953 passageiros, por dia útil.

– São 4.100 pontos de ônibus na cidade e 120 mil usuários passam, por dia, pelo Terminal Santo Antônio e 62 mil, pelo Terminal São Paulo.

– A modernização de abrigos de ônibus na cidade está em franco andamento, sendo que mais de 170 dispositivos novos já foram instalados. O novo modelo, mais moderno, durável e com cobertura ampla, também dispõem de espaço próprio para cadeirante, quatro bancos e painel solar para carregamento das luminárias de LED embutidas.

– O sistema BRT transporta em torno de 53 mil passageiros, por dia, o que propiciou a diminuição de uma hora e meia para cerca de 50 minutos nos deslocamentos nos eixos de Norte a Sul da cidade. São 125 ônibus equipados com Wi-Fi, tomadas USB, ar-condicionado e câmeras; 28 estações, quatro de integração e 24 quilômetros de faixas exclusivas.

– O novo Integrabike reúne 15 estações, 315 vagas de parada e 210 bicicletas para empréstimos, sendo 45 delas com tamanho reduzido, para uso infantil. São 37.837 viagens registradas em um ano de operação, com uma média diária de 124. O número de usuários cadastrados soma 13.520 e o tempo médio de utilização é de 30 minutos.

– Atualmente, 1.021 pessoas são assistidas no município pelo Transporte Especial, entre usuários e acompanhantes. A média mensal de embarques subiu de 6.500, em 2020, para 14.000, atualmente, o que representa ampliação de 115% nos atendimentos.

Informações: Prefeitura de Sorocaba


This post first appeared on Meu Transporte, please read the originial post: here

Share the post

Transporte público em Sorocaba é referência nacional em conforto e modernidade

×

Subscribe to Meu Transporte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×