Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Governo de Mato Grosso negocia vagões do VLT com a Bahia

Após 10 anos da chegada dos vagões do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), em 2013, os governos da Bahia e de Mato Grosso negociam a venda dos modais. As negociações são lideradas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com as Cortes de contas dos dois estados e as respectivas Casas Civis. Na última sexta-feira (25), o TCU montou um grupo de trabalho com 11 representantes para iniciar as transações.

A reportagem conversou com o secretário chefe da Casa Civil do Estado da Bahia, Afonso Florence, que confirmou a negociação para uma possível compra dos vagões e trilhos do VLT de Mato Grosso.

"Nós iniciamos essa negociação de uma possível compra de todo material rodante do VLT do Mato Grosso, porque temos interesse em construir o nosso modal aqui. E com o TCU no papel do Estado brasileiro, ajudando a solucionar tanto o problema lá em Mato Grosso, quanto aqui", explicou.

Mais informações sobre o VLT de Cuiabá

Florence afirmou que conhece a atual situação jurídica do VLT de Mato Grosso e que, por isso, o grupo de trabalho no TCU buscará uma solução plausível para todos. "Ainda não sabemos se essa compra, se concretizando, se iremos depositar o valor para o Estado, ou em uma conta judicial, até que Mato Grosso resolva juridicamente com a empresa".

A alternativa foi discutida inicialmente num encontro, dia 8 de agosto, e o grupo de trabalho para resolver a situação foi oficializado na sexta-feira (25). O ministro do TCU, Bruno Dantas, definiu 30 dias para o grupo avaliar, apontar e articular opções de destinação dos equipamentos, com apresentação de relatório para avaliar cenários e adotar encaminhamentos convenientes.

Os vagões e locomotivas foram adquiridos para a implantação do VLT que previa interligar Cuiabá e Várzea Grande durante os preparativos para a Copa do Mundo, em 2014. Licitada por R$ 1,477 bilhão, a implantação do VLT teve início em 2012, mas apenas sete dos 22 km previstos foram construídos até a paralisação, cancelamento do certame e início de desconstrução das obras e iniciadas as obras do BRT (Bus rapid Transit).

A reportagem procurou o governo Mauro Mendes para explicar a negociação, mas, até o fechamento desta edição, não houve resposta. O consórcio VLT também não se manifestou.

Informações: A Gazeta


This post first appeared on Meu Transporte, please read the originial post: here

Share the post

Governo de Mato Grosso negocia vagões do VLT com a Bahia

×

Subscribe to Meu Transporte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×