Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Usuários e trabalhadores do transporte coletivo aprovam corredores de ônibus de Aracaju

Os novos Corredores de ônibus de Aracaju, em funcionamento desde o último dia 11, propiciam diversos benefícios para a população que utiliza diariamente o transporte público. Usuários e trabalhadores do sistema já percebem uma maior agilidade e segurança no deslocamento. Isso porque, os ônibus do transporte coletivo devem transitar somente pelas faixas exclusivas dos corredores, assim como carros, motos e pedestres devem seguir as novas regras de tráfego e travessia nessas vias.

O montador de móveis Elineudo Araújo Dantas, de 49 anos, utiliza o transporte público diariamente e em pouco tempo ele já notou diferença, a partir da utilização dos corredores exclusivos. “Melhorou muito para mim, que pego ônibus todos os dias. O percurso que faço até o trabalho está muito mais rápido, não tenho mais atraso”, afirma.

Opinião semelhante à de Givanilde de Jesus Santana Santos, também usuária do sistema de transporte coletivo. “É bom, porque aqui nos corredores passam apenas os ônibus. Os corredores passaram a funcionar recentemente, mas já percebo que para nós, que usamos ônibus, está sendo muito bom. Vai nos ajudar bastante”, destaca.

Os trabalhadores do transporte público também já comemoram a novidade, como observa o motorista de ônibus César Rodrigues. “Para a gente ficou mais rápido, mais acessível e mais seguro para trabalhar. Além disso, o tempo de viagem melhorou muito, dá para a gente ir e voltar sossegado”, reconhece o profissional.

Para o motorista Raimundo Santos, com os corredores, o seu trabalho "ficou muito bom, porque a gente se livrou daquele trânsito que tinha nas laterais dessas avenidas". "Às vezes, a gente era obrigado a parar fora dos pontos por causa da movimentação nas vias. E agora nós temos a nossa própria fileira para ônibus. O corredor está sempre livre para nós, então nosso deslocamento fica mais rápido”, aponta.

Corredores

A Prefeitura de Aracaju investiu quase R$46 milhões para a construção desses quatro novos corredores, com o objetivo de garantir uma maior fluidez no trânsito, mobilidade, segurança e acessibilidade à população, sobretudo aos usuários do transporte público coletivo, já que as faixas exclusivas para ônibus devem reduzir o tempo das viagens em cerca de 20%.

Para orientar a população sobre as alterações, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realiza uma campanha educativa.

A partir de agora, pedestres, condutores, motociclistas e ciclistas devem redobrar a atenção para as novas regras de trânsito nos corredores Hermes Fontes, Augusto Franco, Beira Mar e Centro/Jardins. O da Hermes Fontes é o único que funciona em tempo integral e onde a faixa exclusiva e os abrigos de ônibus se encontram localizados no canteiro central da via.

Já o corredor Beira Mar tem o seu funcionamento de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, e das 16h às 19h, nos seguintes locais: avenida Beira Mar, entre o Parque dos Cajueiros e a região do antigo Palácio de Veraneio; entre a  avenida Tancredo Neves e a rua Júlio Santana, na região da Praia Formosa; avenida Otoniel Dória, entre a travessa Hélio Ribeiro e a avenida Marechal Mascarenhas de Morais.

Mais Informações do Transporte coletivo em Aracaju

Esse mesmo horário de funcionamento serve para o corredor Centro/Jardins, período em que fica proibida a circulação de automóveis pela faixa exclusiva na avenida Vereador Manoel Dória, entre a rua Presbítero Adel Alves Oliveira e a ponte Gilberto Vila Nova de Carvalho; avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, entre o Hospital Primavera e a avenida Deputado Sílvio Teixeira; rua Cedro, entre as avenidas Anísio Azevedo e Augusto Maynard; rua Itabaiana, entre as avenidas Augusto Maynard e Barão de Maruim; rua Capela, entre a rua Divina Pastora e avenida Barão de Maruim.

E o Corredor Augusto Franco, que vai da avenida Francisco José da Fonseca (a chamada Gasoduto) até a rua São Cristóvão, no início da avenida Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro), tem como horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h, entre as avenidas Presidente Tancredo Neves e Gonçalo Rollemberg Leite. Já entre a avenida Gonçalo Rollemberg Leite e a rua São Cristóvão, de segunda a sexta, das 6h às 9h, e das 16h às 19h.

Informações: SMTT


This post first appeared on Meu Transporte, please read the originial post: here

Share the post

Usuários e trabalhadores do transporte coletivo aprovam corredores de ônibus de Aracaju

×

Subscribe to Meu Transporte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×