Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Abrigos de ônibus em Aracaju estão ganhando uma nova dimensão

Os Abrigos de ônibus nos novos corredores de mobilidade urbana em Aracaju estão ganhando uma nova dimensão: além de sua modernidade, com totens de identificação de linhas de transporte coletivo e QR code, instalações elétricas e pisos táteis, agora também se tornaram verdadeiras galerias a céu aberto, apresentando obras de arte que valorizam a produção artística local.

O projeto "Colora", uma das realizações da Lei Aldir Blanc em Aracaju, chega aos abrigos do transporte coletivo a partir de uma colaboração entre a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Essa iniciativa não apenas embeleza os espaços urbanos, mas também contribui para a melhoria da qualidade de vida daqueles que dependem diariamente do transporte público, reconhecendo o impacto positivo da arte na saúde mental.

O projeto Colora destaca-se ao exibir 25 obras de 10 artistas sergipanos nos corredores de transporte da capital. Esses artistas foram selecionados por meio do edital "Janelas para as Artes", uma iniciativa da Funcaju para a aplicação da Lei Aldir Blanc na cidade. As obras abrangem uma variedade de expressões visuais e urbanas, incluindo grafites, fotografias, pinturas e colagens. Luciano Correia, presidente da Funcaju, enfatiza que o projeto transformou esses espaços em lugares privilegiados, ressaltando que os abrigos de ônibus agora desempenham o papel de galerias a céu aberto, permitindo a exposição do talento dos artistas sergipanos.

Mais Informações do Transporte coletivo em Aracaju

“O Colora se espalhou pela cidade e tem uma importância peculiar nos espaços públicos. São espaços em que a população frequenta diariamente e fazem parte do cotidiano. Os abrigos de ônibus funcionam como uma espécie de galerias abertas, que permitem a divulgação do trabalho dos artistas sergipanos. Com isso, levamos arte para esses espaços, mas também humanizamos da melhor forma possível com arte local”, destaca Luciano.

Ao promover a arte nos abrigos de ônibus, os artistas locais desfrutam de uma visibilidade muito maior do que teriam em galerias convencionais. Luciano enfatiza a importância das "galerias a céu aberto" ao permitir que segmentos da população que, por diversas razões, não têm acesso a espaços tradicionais, tenham a oportunidade de se conectar com obras de arte nesses locais. O presidente da Funcaju ressalta que essa iniciativa é uma via de mão dupla, trazendo benefícios tanto para os artistas quanto para a comunidade.

O projeto Colora transcende os abrigos de ônibus e alcança outros espaços da cidade. Luciano menciona que diversos projetos aprovados pela Lei Aldir Blanc foram estendidos a diferentes pontos da cidade, gerando uma experiência artística envolvente para as comunidades e fornecendo oportunidades para uma variedade de artistas locais.

“A Prefeitura de Aracaju, através da Funcaju, já fez outros aportes, em outros locais, com recursos próprios, como foi na Maternidade Lourdes Nogueiras e em Unidades de Saúde. Nós vamos ampliar até o próximo ano para outros espaços. Nós estamos criando mercado, remunerando trabalhadores da área da cultura e fazendo girar a economia, a partir da cultura, profissionalizando a relação”, destaca o presidente.

Informações: Prefeitura de Aracaju


This post first appeared on Meu Transporte, please read the originial post: here

Share the post

Abrigos de ônibus em Aracaju estão ganhando uma nova dimensão

×

Subscribe to Meu Transporte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×