Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Em Curitiba, Transporte coletivo amplia integração temporal, que deve somar 800 mil utilizações em 2022


A Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na cidade, vem ampliando as possibilidades da chamada integração temporal, que permite a conexão gratuita entre Linhas, por um determinado período de tempo.  Basta ter em mãos o cartão-transporte.  

O transporte coletivo de Curitiba conta com 72 opções de integração temporal, que podem ser consultadas aqui, no campo Integração Temporal (à esquerda da página).

As integrações temporais incluem troca de linhas em estações-tubo, entre pontos de ônibus, e ainda a conexão de terminais com Ruas da Cidadania e com o Mercado Municipal Capão Raso. O tempo de utilização varia de 5 minutos a 2 horas, conforme o local e o tipo de conexão.

A opção, além de praticidade, reduz gastos para o usuário, que não precisa pagar mais uma passagem. Somente no ano passado, mesmo com a pandemia, 580 mil passageiros usaram o benefício, o que representou uma economia, para os usuários, de R$ 2,6 milhões. Nesse ano, a previsão da Urbs é que sejam realizadas 800 mil integrações temporais, 37% mais do que no ano passado.

O objetivo, explica o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, é completar a integração no sistema. “Já temos a integração que é feita entre as linhas que param nos terminais. A conexão temporal vem para  ampliar esse benefício ao passageiro e também  desafogar os terminais da capital” disse. “ Queremos ampliar e melhorar esse serviço. Para facilitar a vida do usuário, vamos instalar QR Code nos pontos das linhas para que o passageiro possa consultar informações sobre as integrações possíveis naquele local”, adiantou.

Como funciona
Em várias linhas, a validação acontece apenas passando o cartão-transporte no próximo ônibus (o sistema identifica a integração nesse momento e não cobra nova tarifa).

No caso das Ruas da Cidadania, no entanto, é preciso encostar o cartão em um validador de entrada no local antes de ingressar em outro veículo.

Esse tipo de conexão permite que o usuário, depois de desembarcar no terminal, possa usufruir os serviços das Ruas da Cidadania e não precise pagar uma nova passagem na volta.

Integrações mais procuradas
Segundo a Urbs, de janeiro a maio de 2022 foram 210  mil utilizações de integrações temporais, 22% mais do que no mesmo período do ano passado. Os locais que concentraram maior número de integrações foram: Linha Verde, com 74,608 utilizações, seguida pelas Ruas da Cidadania, com 39.971, Interbairros I (30.368) e estação-tubo Santa Quitéria, com 26.599.

Linha Verde
No trecho sul da Linha Verde, cinco estações-tubo têm integração temporal. São elas: São Pedro, Marechal Floriano, Fanny, Santa Bernadethe e Xaxim.

Nesse caso a regra de integração é válida de um tubo para o outro. Isso significa que passageiros de linhas que desembarquem em alguma das estações participantes podem mudar o trajeto embarcando no tubo do outro lado da via. O tempo de integração é de cinco minutos.

Mais Informações do Transporte Coletivo de Curitiba

Santa Quitéria
Na estação-tubo Santa Quitéria, os passageiros da linha Vila Velha/ Buriti podem integrar, com um período máximo de duas horas, com a linha Inter 2 (horário) e Inter 2 (anti-horário) e com a linha 702 Caiuá-Cachoeira.

Interbairros I
Diferentemente das demais integrações temporais possíveis na cidade, que são feitas a partir de pontos determinados, a linha Interbairros I, tanto sentido horário quanto anti-horário,  permite integração em qualquer ponto e linhas do sistema, seja ônibus na rua, estações-tubo ou terminais. A prática é válida tanto para quem está no Interbairros I e deseja entrar em outra linha quanto no sentido inverso – o passageiro está em outra linha e deseja entrar no Interbairros I. O  tempo de integração é de duas horas.

Ruas da Cidadania
A integração do transporte com as Ruas da Cidadania funciona nos terminais Pinheirinho, Carmo, Santa Felicidade, Fazendinha, Capão da Imbuia e Tatuquara. Também há integração entre a Rua da Cidadania Boa Vista e a estação-tubo Fernando de Noronha e ainda do terminal Capão Raso com o Mercado Municipal Capão Raso (MMCR).

Trajeto menor
Além da economia com os gastos com passagens, a integração temporal serve, muitas vezes, para encurtar o caminho. Para quem usa as linhas 646 -Pompeia/Janaina; 659-Caximba/Olaria; 680 Rurbana; 690-V. Juliana; 772- Tupy/Juliana e deseja ir até o terminal  Tatuquara, por exemplo,  não é preciso ir até o terminal do Pinheirinho para então fazer a conexão com outra linha que vá até o terminal do Tatuquara.

É possível encurtar o caminho e  fazer a integração temporal na Rua Delegado Bruno de Almeida, com  Rua Angelo Zanon. Nesse trecho é possível conectar com as linhas 617-Jd. Ludovica e 684 -Rio Bonito, que param no terminal do Tatuquara. A integração pode ser feita em até uma hora.

Cruz do Pilarzinho
Desde o ano passado, começaram a funcionar seis novas integrações temporais na cidade. A mais recente é a implantada na Cruz do Pilarzinho, em abril de 2022. Com a conclusão das obras da região, foi ativada  uma "estação" de integração, formada por dois conjuntos de três pontos cobertos - um de cada lado da via. A integração beneficia passageiros de sete linhas de ônibus. 

Mais Informações do Transporte Coletivo de Curitiba

No local é permitida a conexão entre as linhas convencionais 170 Bracatinga, 171 Primavera, 169 Jardim Kosmos e 166 Vila Nori e com as linhas circulares 020 Interbairros II (horário) e 021 Interbairros II (anti-horário).

A linha alimentadora 924 Sta Felicidade/Sta Cândida, que tem ponto nas proximidades da Cruz do Pilarzinho, também faz parte da integração temporal com as demais.

O tempo de conexão é de 60 minutos para quem vai fazer a integração com os Interbairros II e de duas horas para quem vem pelas linhas circulares e vai integrar com as demais.

Outras novidades
Em março de 2022, já havia sido implantada a integração temporal de 60 minutos na Paróquia São Pedro no Umbará entre as linhas 643 Umbará com 641 Luiz Nichele, 639-Fururama, 683 -Futurama/Sitio Cercado e 528-Boqueirão/Pinheirinho.

Em novembro do ano passado, entraram em funcionamento as integrações temporais de 60 minutos na Praça Tiradentes, entre as linhas 863-Água Verde com 181-Mateus Leme, 182-Abranches, 183-Chaparral e 184- V. Suiça.

No trecho norte da Linha Verde também começou a funcionar, em julho do ano passado, a integração temporal do novo Ligeirão 350 -Fagundes Varela/Pinheirinho com as linhas 211-Colina Verde e 374-Hugo Lange. A integração, de cinco minutos, é feita na estação Fagundes Varela. Saiba mais aqui

Com a inauguração do terminal Tatuquara, foi implantada, em agosto de 2021,  a integração temporal  com a Rua da Cidadania, com tempo de duas horas, e na Rua Rua Delegado Bruno de Almeida, com sete linhas.

Em novembro, a estação-tubo Alferes Poli, no Rebouças, passou a permitir integração de 60 minutos entre a linha 863-Água Verde com o biarticulado 203-Sta Cândida/C. Raso.

Informações: URBS

Mais Informações do Transporte Coletivo de Curitiba



This post first appeared on Meu Transporte, please read the originial post: here

Share the post

Em Curitiba, Transporte coletivo amplia integração temporal, que deve somar 800 mil utilizações em 2022

×

Subscribe to Meu Transporte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×