Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

No Rio, BRT suspende seis linhas de ônibus e cria outras quatro temporárias

Para tentar diminuir as aglomerações nas estações e nos coletivos, o sistema BRT do Rio terá mudanças a partir desta segunda-feira (dia 11). Foram suspensas seis linhas, duas apenas das 9h às 16h, e criadas outras quatro, em caráter temporário.

A linha Mato Alto x Alvorada (parador), que começou a circular em março, no ínicio da pandemia do novo coronavírus, foi cancelada. No trajeto, os passageiros agora só têm a opção de veículo semi-expresso, que segue sem paradas do Mato Alto até a Salvador Allende e depois para em todas as estações até o Terminal Alvorada.

A linha expressa, que fazia a conexão Mato Alto e Alvorada, também foi descontinuada, junto com a que semi-expressa que liga Galeão ao Alvorada e a paradora do Fundão até a Divina Providência.

Os trajetos expressos de Sulacap e Madureira para o Terminal Alvorada deixarão de ser feitos entre a 9h e 16h, a partir desta segunda-feira.

Além da linha semi-expressa entre Mato Alto e o Terminal Alvorada, foram criadas conexões de Vicente de Carvalho até o terminal na Barra (semi-expressa); do Galeão a Santa Efigênia e do Mato Alto a Salvador Allende, em veículos que fazem paradas.

Segundo a Prefeitura do Rio, as mudanças foram feitas para dar maior agilidade no embarque e minimizar aglomerações de passageiros nas plataformas, como tem ocorrido diariamente nos horários de maior pico desde o início da pandemia do coronavírus, em março, quando o BRT teve as primeiras linhas canceladas.

A fiscalização que vem sendo feita pela Polícia Militar, pela Guarda Municipal e pela Secretaria municipal de Transportes para proibir que os veículos saiam lotados da Estação Jardim Oceânico, na Barra, não tem evitado que os passageiros fiquem próximos uns dos outros. Isso porque, proibidos de embarcar para ficar em pé nos ônibus, eles se aglomeraram nas plataformas. Como nem todas as estações contam com a fiscalização, os ônibus costumam encher ao longo do trajeto.

Multas aplicadas

Desde o início da fiscalização, em 20 de março, a prefeitura já aplicou 313 multas aos consórcios por lotação nos ônibus e outras irregularidades, como falta de vistoria e circulação com frota abaixo do determinado. A prefeitura informou que as mudanças que começarão a valer nesta segunda-feira vão proporcionar maior oferta de veículos e redução dos intervalos nos corredores onde há maior procura pelo transporte.

Esta é a segunda grande mudança feita pela prefeitura no BRT desde o início da pandemia do novo coronavírus. Em março, depois de suspender a circulação do BRT Transoeste nos fins de semana e nos feriados, a prefeitura cancelou as linhas que operam até o Jardim Oceânico.

No corredor Transcarioca, as conexões até a estação Jardim Oceânico também foram suspensas, deixando os usuários com a única opção para seguir até o terminal, na Barra, os ônibus comuns. Na ocasião, foram criadas duas novas linhas até o Alvorada. Uma delas, a paradora entre Mato o Alto e o Alvorada foi descontinuada na última sexta-feira.

Linhas suspensas:

30 – Galeão x Alvorada (semi-direto)

42 – Fundão x Divina Providência (parador)

13 – Mato Alto x Alvorada (expresso)

25 – Mato Alto x Alvorada (parador)

Linhas que deixam de circular entre 9h e 16h:
53 – Sulacap x Alvorada (expresso)

40 – Madureira x Alvorada (expresso)

Linhas criadas temporariamente para reduzir aglomerações:
31 – Vicente de Carvalho x Alvorada (semi-direto)

42E – Galeão x Santa Efigênia (parador)

27 – Mato Alto x Salvador Allende (parador)

28 – Mato Alto x Alvorada (semi-expresso) – expresso das estações Mato Alto até Salvador Allende e parador de Salvador Allende até Terminal Alvorada

Medidas de prevenção
De acordo com a Secretaria municipal de Transportes, equipes de fiscalização estão verificando se as empresas cumprem a determinação de realizar a desinfecção dos coletivos, diariamente, antes do início da operação, e o uso de máscaras pelos motoristas e pelos funcionários das garagens.

A secretaria afirmou que prorrogou a suspensão das gratuidades do passe livre nos transportes públicos para estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas municipais. Os universitários estão com o benefício suspenso somente até esta segunda-feira. Para alunos matriculados nas escolas do município, a suspenção em vigor termina na próxima sexta-feira, dia 15.

A secretaria municipal de Transportes também instituiu a limitação da gratuidade para idosos nos ônibus, para que só usem se precisarem se deslocar para obter atendimento médico. As viagens, que antes eram livres, passaram a ter o limite de quatro por dia para cada idoso.

Informações: Extra Globo

Mais Notícias do Rio de Janeiro
Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
Notícias sobre o BRT Transoeste
Notícias sobre o Metrô Rio e a Supervia
Informações sobre o Porto Maravilha
Conheça a linha-4 do Metrô do Rio


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página



This post first appeared on Meu Transporte, please read the originial post: here

Share the post

No Rio, BRT suspende seis linhas de ônibus e cria outras quatro temporárias

×

Subscribe to Meu Transporte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×