Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

EMTU usa sistema biométrico facial para evitar fraudes nos ônibus e VLT na Baixada Santista

A partir desta quarta-feira, 4 de setembro, começa a funcionar o Sistema de reconhecimento biométrico facial no sistema intermunicipal de ônibus da Baixada Santista e no Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), gerenciados pela EMTU/SP, para verificação do uso de cartões com gratuidade.

Com a implantação, a Secretaria Dos Transportes Metropolitanos (STM) faz uso de uma importante ferramenta tecnológica dos sistemas de arrecadação e bilhetagem eletrônica para melhorar a gestão e promover uma política de benefícios mais justa aos passageiros da região. Os testes dos equipamentos tiveram início em abril deste ano.

“A melhoria da gestão e dos serviços públicos passa hoje obrigatoriamente por inovações tecnológicas. Esse sistema de reconhecimento facial vai permitir um controle mais adequado da gratuidade de tarifas nos ônibus metropolitanos e no VLT”, afirma o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

A imagem do beneficiário da gratuidade no cartão é comparada à imagem do passageiro capturada no momento em que ele passa pelo validador/catraca. O sistema faz a comparação eletrônica das imagens por meio de algoritmo de reconhecimento facial, confronta as imagens e afere a probabilidade de semelhança, identificando as utilizações indevidas que caracterizam fraudes.

Os equipamentos para captura dos dados faciais dos passageiros já foram instalados nos 523 ônibus da frota metropolitana e em catracas instaladas nas estações do trecho Barreiros-Porto do VLT.

Os 111 mil cartões BR Card ativos com direito a benefícios estão distribuídos nas modalidades Passe Livre e Meia Tarifa (estudantes), Sênior 65+ e Sênior 60-64 (idosos) e Passageiro Especial (pessoas com deficiência). O cartão é de uso pessoal e intransferível e, se for constatada a utilização irregular, poderá haver bloqueio, suspensão temporária por um período de 6 a 12 meses e até cancelamento. Em alguns casos específicos previstos na legislação, pessoas com deficiência têm direito a um acompanhante durante a viagem.

Informações: EMTU SP

Mais Notícias de São Paulo
Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
Leia também sobre:
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)
Metrô São Paulo
SPTrans
EMTU-SP
Corredores de ônibus em São Paulo

Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página


This post first appeared on Meu Transporte, please read the originial post: here

Share the post

EMTU usa sistema biométrico facial para evitar fraudes nos ônibus e VLT na Baixada Santista

×

Subscribe to Meu Transporte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×