Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

ANIMAIS FANTÁSTICOS NO BRASIL | Criaturas do folclore nacional que gostaríamos de ver no filme


Com a noticia de que o Brasil será locação para o próximo produções de Animais Fantástico, já imaginamos as criaturas que gostaríamos de ver no filme.

  1. Caipora

Já foi descrito no Pottermore que o Castelobruxo, escola de magia tupiniquim, é protegido por Caiporas. Sendo assim acredito que essa criatura não deixará de marcar sua presença. Confira abaixo o trecho do Pottermore sobre as caiporas:
Tanto o terreno quanto o prédio em si são protegidos por caiporas, seres espirituais pequenos e peludos que guardam regiões florestais. Segundo descrito por Rowling, são criaturas travessas que adoram pregar peças em pessoas.
Caipora é uma entidade da mitologia tupi-guarani. A palavra “caipora” vem do tupi caapora e quer dizer "habitante do mato". No folclore brasileiro, é representado como um pequeno índio de pele escura, ágil e nu. Seu corpo é todo coberto por pelos. Ele vive montado numa espécie de porco-do-mato e ele carrega uma vara. Ele é o guardião da vida animal. Apronta toda sorte de ciladas para o caçador, sobretudo aquele que abate animais além de suas necessidades. Afugenta as presas, espanca os cães farejadores, e desorienta o caçador simulando os ruídos dos animais da mata. Assobia, estala os galhos e assim dá falsas pistas fazendo com que ele se perca no meio do mato.Caipora também possui o poder de ressuscitar qualquer animal morto sem sua autorização, para isso apenas fala para que o bicho ressuscite.

  1. Curupira


"Curupira" e "currupira" procedem do tupi kuru'pir, que significa "o coberto de pústulas"[2]. Segundo Stradelli, procedem de curu, contração de corumi, "menino", e pira, "corpo", significando, então, "corpo de menino".

Segundo os contos, a lenda do curupira diz que ele é o protetor das florestas, que mora na mata e vive fazendo travessuras. Bem  parecido com o Curupira, mas com alumas características marcantes que ão os pés para trás. Dessa forma, ao caminhar, o curupira consegue enganar alguém que pretenda segui-lo olhando para suas pegadas. O perseguidor pensará sempre que ele foi na direção contrária.

O curupira, assim como o Caipora, é bem pequeno,mas possui uma cabeleira ruiva, pés ao inverso. Dizem que é possível fazer acordos com o Curupira para que este não atormente aqueles que entrarem em seus domínios. Para isso, seria preciso deixar presentes do agrado da criatura próximos ao tronco de grandes árvores, tais como cachaça e fumo de corda.

  1. Boitatá

Esse é um dos que mais quero ver. Segundo o a lenda, o Boitatá tem uma das aparências mais impressionantes, se tratando de uma grande serpente de fogo. Ele protege os animais e as matas das pessoas que lhe fazem mal e principalmente, que realizam queimadas nas florestas. Vive nas águas e pode se transformar também numa tora em brasa, queimando aqueles que põem fogo nas matas e florestas.

Isso me lembra bastante a serpente que Voldemort usou durante sua batalha com Dumbledore, em Harry Potter e A Ordem da Fênix. Poderia ser adicionada alguma ligação. Já imaginou como isso seria massa na telona?

  1. mula sem cabeça

Outro com um visual incrível, e que seria fantástico ver na saga Animais Fantásticos. Segundo a lenda. se trata de uma mula que no lugar de sua cabaça, existe uma labareda de fogo. Possui ferraduras de aço ou prata e relincha tão alto que se escuta a muitos metros de distância. É comum também ouvir o animal soluçar como um ser humano.

A mula costuma correr pelas matas e campos assustando pessoas e animais.

A origem dela, é relatada como sendo uma mulher que teve relações com um do sacerdote. Isso poderia ser incluso no filme como algum tipo de maldição no melhor estilo Nagini.

  1. mapinguari

Esse é menos conhecido dos demais, mas sua presença com certeza seria marcante. O Mapinguari, é um gigante coberto por um longo pelo vermelho, com um apenas olho. A boca do Mapinguari se abre na vertical, e vai do peito até à barriga, e tem grande mãos com grandes garras. Ele também usa armadura feita do casco da tartaruga. Existem versões em que sua pele é igual a couro de jacaré. Ele também possui um cheiro horrível, semelhante ao de um gambá. Esse mau cheiro faz com que sua presa fique tonta, o que permite ao bicho apanhá-la com facilidade.

Os próximos não são animais, mas criaturas que podem aparecer.

  1. O Boto

De acordo com a lenda, durante noites de de lua cheia, um boto cor-de-rosa toma a forma de um homem bonito, alto e forte jovem vestido com roupa social branca, e um chapéu. Dono de um estilo comunicativo, galã e conquistador, o boto escolhe a moça solteira mais bonita da festa e a leva para o fundo do rio. Lá a engravida e depois a abandona. Normalmente ele aparece em período de festas juninas.

Seria o Boto um Animago bem sem vergonha?

  1. SACI

O saci, também é conhecido como saci-pererê, saci-cererê, matimpererê, matita perê, saci-saçurá e saci-trique. A figura do saci surge como um ser maléfico, como somente brincalhão ou como gracioso, conforme as versões comuns ao sul.

Na Região Norte do Brasil, a mitologia africana o transformou em um negrinho que perdeu uma perna lutando capoeira, imagem que prevalece nos dias de hoje. Herdou também, da cultura africana, o pito, uma espécie de cachimbo e, da mitologia europeia, herdou o píleo, um gorrinho vermelho usado pelo lendário trasgo. Trasgo é um ser encantado do folclore do norte de Portugal, especialmente da região de Trás-os-Montes. Rebeldes, de pequena estatura, os trasgos usam gorros vermelhos e possuem poderes sobrenaturais.

Se contrariado ou desafiado, o Saci tem como meios de vingança interpelar suas vítimas em estradas solitárias e fazer cócegas nestas até que morram sem fôlego, ou também matá-las a pauladas. Ele pode ainda descontar em animais, roubando cavalos e fazendo-os correr dias e noites sem parar, até que morram de sede e exaustão. O Saci tem um assovio típico, longo e estridente, que avisa quando ele está por perto. Um aviso parecido com "Cuidado, eu estou chegando!".

  1. CUCA

A origem desta lenda está em um dragão, coca das lendas portuguesas, esta tradição foi trazida para o Brasil na época da colonização.

Diz a lenda, que a Cuca rouba as crianças que desobedecem a seus pais. A Cuca dorme uma noite a cada 7 anos, e quando fica brava dá um berro que dá pra ouvir à 10 léguas de distância. Pelo fato da Cuca praticamente não dormir, alguns adultos tentam amedrontar as crianças que resistem dormir, dizendo que se elas não dormirem, a Cuca irá pegá-las.

Podemos ter aqui uma bruxa das trevas bem parecida com o Voldemort, que acabou ficando parecida com um réptil. Uma alidada de Grindelwald?

  1. Iara

Segundo a lenda, Iara era uma índia guerreira, filha do pajé de sua tribo, dona de uma beleza admirável. Todavia, sua beleza acabou despertando inveja em seus irmãos, que resolvem matá-la. Mas no momento do embate, Iara conseguiu inverter a situação e acaba matando seus irmãos. Diante disso, com muito medo da punição de seu pai, Iara resolveu fugir, mas seu pai ao encontrá-la, revolve lançá-la ao rio como punição.

Os peixes do rio resolvem salvar a bela jovem transformando-a em uma sereia. Desde então, Iara habita os rios amazônicos conquistando homens e depois levando-os ao fundo do rio, os quais morrem afogados. Acredita-se que se o homem consegue escapar dos encantos de Iara ele fica louco, num estado de torpor e somente um pajé poderá curá-lo.

Será que Harry conseguiria escapar dessa sereiana aqui? Duvido muito.

Na época em que se passa o filme, o Rio de Janeiro era a capital do Brasil, e é muito provável que seja a localização do Ministério da Magia brasileiro. Os filmes dessa saga, tem se mostrado bastante urbanos, e com um certo foco nos ministérios da magia, não nos dando muitas esperanças de que a trama vá passar pela floresta amazônica, onde o Castelobruxo fica. Porém, Hogwarts e Castelobruxo possuem algumas ligações, que podem ser motivos para que essa seja a primeira escola fora do Reino Unido a ganhar um destaque no cinema. E se tratando do Newt Scamander, e a aparição do Chupa-Cabras em Os Crimes Grindelwald, é possível sim que uma ou duas dessas criaturas venham a aparecer.

Qual desses você gostaria de ver?


This post first appeared on CALLANGO NERD, please read the originial post: here

Share the post

ANIMAIS FANTÁSTICOS NO BRASIL | Criaturas do folclore nacional que gostaríamos de ver no filme

×

Subscribe to Callango Nerd

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×