Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Quanto custa reformar um apartamento? – Atualizado 2023

Índice

Por onde começar?

Apesar de ser uma pergunta difícil de responder, existem alguns fatores que podem influenciar sobre o quanto custa reformar um Apartamento. Quando se trata de Reforma de apartamento, cada caso é particular, e os valores podem variar por conta do estilo pessoal dos clientes, condições de manutenção, localização do imóvel e uma série de outros fatores. Para nós, uma reforma de apartamento é um investimento tanto no bem estar dos moradores, quanto no patrimônio de nossos clientes.

Como é natural, quanto maior for o apartamento, mais cara será a reforma. Isto porque serão necessários mais materiais e mais mão de Obra para reformar todo o espaço. Além disso, é importante ter em conta a complexidade da obra. Se for necessário fazer alterações na estrutura do apartamento, o custo final será certamente mais elevado. Quanto mais longa a obra, provavelmente mais cará será.

Qual a complexidade da minha reforma de apartamento?

Tudo depende da complexidade da intervenção. No geral, sugerimos um investimento de 20% a 35% do valor do imóvel, pois recomendamos que o padrão de acabamento esteja adequado à sua localização. Para uma reforma completa, com o padrão de projeto do nosso escritório de arquitetura, os custos variam de R$4.500/m² até R$7.500/m², considerando intervenções completas, onde há serviços de alvenaria, marcenaria, revestimentos, instalação de ar condicionado e outros.

Pelo valor inicial, a arquiteta Marcela Wandenkolk explica que podem ser necessárias algumas concessões da parte dos clientes e que também precisarão avaliar os orçamentos pelo melhor custo-benefício. Já com o valor máximo, é possível realmente escolher todos os melhores materiais e fornecedores, além de incluir no projeto itens de conforto como automação, ar condicionado central, entre outros.

Por que sugerimos o custo da reforma de apartamento em função do valor do imóvel, e não um valor fixo por metro quadrado?

Em bairros de alto padrão, quando os clientes visam aumentar a liquidez de seu imóvel com a reforma ou ter retorno de parte deste investimento, podem ser necessários mão de obra especializada, acabamentos diferenciados e outros itens de conforto (automação, refrigeração, etc.) para que o imóvel se destaque. Além disso, alguns custos podem ser fixos, tanto na reforma de apartamentos pequenos, quanto de apartamentos grandes.

Sugerimos aos nossos clientes que analisem o mercado do seu bairro para a venda de apartamentos reformados e calculem o custo por m², para assim avaliarem o investimento em sua reforma.

Quais são os maiores custos nas reformas de apartamentos?

Podemos considerar alguns custos fixos. Seriam os relativos à, como chamamos, a “parte civil”: demolições, hidráulica, elétrica, remoção de entulhos, etc. Estes custos estão, no geral, relacionados à nova distribuição dos ambientes propostas pelo escritório de arquitetura. Além dos materiais, deve-se considerar a mão de obra para execução destes serviços. A parte civil representa, normalmente, de 25 a 40% do valor total da reforma. Algumas decisões podem trazer mais economia nesta etapa como, por exemplo, optar por não fazer um forro em gesso ou fazer menos alterações hidráulicas nas áreas molhadas (cozinha, sanitários e área de serviço).

Projeto de arquitetura para reforma de apartamento em Moema, São Paulo, SP – Apartamento D&G – Escritório de Arquitetura MWARQ

Onde está esta variação de custo da reforma de um apartamento?

Aqui no escritório, iniciamos um projeto de reforma pensando nas alterações físicas necessárias para atender às necessidades do cliente e um conceito visual que nos guia – ideia de cores, formas e texturas marcantes no projeto. Quando chegamos à definição de custos da reforma do apartamento, especificamos quais acabamentos serão utilizados no projeto. O piso, por exemplo, pode ser um porcelanato ou uma pedra natural que tenham o mesmo efeito visual. A marcenaria, por exemplo, pode ser em MDF texturizado ou lâminas naturais. As possibilidades são infinitas e os efeitos visuais são semelhantes, mas os custos podem variar. Deve-se, claro, também levar em conta a durabilidade dos materiais e a relação com o custo do m² do bairro em que está o imóvel, citada no início.

Como gastar menos em uma reforma de apartamento?

Não tenha pressa em iniciar a obra. Quanto mais definidos estiverem o projeto e a especificação dos acabamentos, menos imprevistos acontecerão e menor será o custo da reforma do apartamento.

Antes de começar a quebradeira, sugerimos que já tenha valores definitivos para os seguintes itens:

  1. Gerenciamento de obra (que pode ser feito pelo escritório de arquitetura ou uma equipe de engenharia);
  2. Projetos complementares;
  3. Mão de obra civil, preferencialmente incluindo “material básico” (materiais de construção, elétrica, drywall, etc.);
  4. Marcenaria e/ou móveis planejados;
  5. Acabamentos (pisos e revestimentos de parede);
  6. Equipamentos de ar condicionado (se aplicável) e eletrodomésticos;
  7. Bancadas, louças e metais dos banheiros, cozinhas e área de serviço;
  8. Caso precise comprar mobiliário e colchões, reserve ao menos 20% de quanto está disposto a gastar na reforma para esta etapa final de decoração.

Outra dica é elencar quais cômodos são prioridade na reforma do apartamento ou quais são seus principais desejos na reforma do apartamento. Assim, priorizar o investimento no que, de fato, é importante para você. Lembre-se de orçar com cautela e sempre ter um fundo para imprevistos!

Por último, sempre vale a pena ter o acompanhamento de um profissional. Reformar um apartamento pode ser uma tarefa cara e, às vezes, complicada para um leigo. Contratar um arquiteto/escritório de arquitetura evita desperdícios na obra e podemos dar soluções mais econômicas, por conta da nossa experiência, para várias situações.

Projeto de arquitetura para reforma de apartamento na Bela Vista, São Paulo – Apartamento A&R – Escritório de Arquitetura MWARQ.

Informações importantes

Ressaltamos que é impossível precificar uma obra sem um projeto de arquitetura realizado por um arquiteto. Os valores aqui apresentados representam apenas custos médios, de acordo com o padrão do Escritório e nosso histórico de projetos. Não executamos serviços de obra e não fornecemos materiais em qualquer hipótese. Nosso escopo de serviços se restringe à elaboração de projetos de arquitetura e interiores e ao gerenciamento obras (realizadas por terceiros).

Não prestamos consultoria gratuita na elaboração de orçamentos de obra e materiais. Caso deseje saber especificamente quanto custará a sua obra, orientamos que seja contratado um projeto de arquitetura. Não orçamos ou acompanhamos a execução de projetos realizados por outros escritórios de arquitetura.



This post first appeared on Blog | Marcela Wandenkolk Arquitetura, please read the originial post: here

Share the post

Quanto custa reformar um apartamento? – Atualizado 2023

×

Subscribe to Blog | Marcela Wandenkolk Arquitetura

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×