Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Valor Patrimonial Por Ação (VPA)

No artigo de hoje iremos comentar um pouco o múltiplo muito usado na análise das empresas e também no mundo dos investimentos, esse múltiplo é o VPA ou simplesmente Valor Patrimonial Por Ação. Em linhas gerais, ao tratarmos sobre o assunto, temos que o VPA pode ser resumido como a divisão entre o Patrimônio Líquido da companhia pelo número total de suas ações.

Não é recomendado utilizar nos seus estudos somente o VPA ou olhar para ele de forma isolado, notoriamente temos empresas que são altamente lucrativas e rentáveis, no entanto elas possuem um patrimônio relativamente inferior aos seus lucros, logo considerar apenas o VPA nesse cenário pode ser ruim, afinal mencionado indicador observa apenas duas grandezas, elas são: O patrimônio líquido e o número de ações emitidas, ora ele sequer considera o fator lucratividade da empresa, assim desconsiderando um lado triunfal desses negócios lucrativos.

A fórmula do VPA é fácil, ela pode ser escrita como: Patrimônio Líquido / Número de Ações, o Patrimônio Líquido pode ser encontrado no balanço patrimonial (BP) da empresa, enquanto que o número de ações facilmente localizamos no estatuto social da companhia. Vamos ao exemplo prático.

Imagine que um investidor deseja descobrir o VPA de uma loja digital, sabemos que o patrimônio líquido dela é de $ 100.000 e as ações são na ordem de 5.000. Assim o VPA é calculado da seguinte forma:

VPA = Patrimônio Líquido / Número de Ações

VPA = $100.000 / 5.000

VPA = $20,00.

O resultado de $20,00 nos demonstra que o valor do patrimônio líquido da firma para cada ação é na importância de $20,00.

Uma forma interessante de olhar para o indicador acima é compará-lo com o preço/cotação da ação, assim calculamos o P/VPA, ele mostra quantas vezes a mais os investidores estão dispostos a Pagar Pela Empresa frente ao seu patrimônio líquido.

Vamos imaginar agora que o preço da ação seja $100,00 e o VPA $ 20,00. nesse caso o P/VPA é de $100,00/$20,00 = 5. Isso quer dizer que os investidores estão dispostos a pagar 5 vezes o valor patrimonial da empresa.

Conclusão: O VPA é um indicador interessante que nos permite olhar quanto as ações valem frente ao patrimônio líquido da empresa, nunca analise-o sozinho, pois ele desconsidera grandezas importantes como o lucro, por exemplo. Do VPA podemos calcular o P/VPA e sabermos quantas vezes a mais os investidores estão dispostos a pagar pela empresa quando olhamos o seu VPA, ou patrimônio. O P/VPA debruça sobre a cotação e o VPA.


This post first appeared on Market Of Tomorrow, please read the originial post: here

Share the post

Valor Patrimonial Por Ação (VPA)

×

Subscribe to Market Of Tomorrow

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×