Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Conceitos básicos sobre o mercado de ações


1. AÇÕES.

As ações são partes minúsculas do capital social de uma sociedade anônima, no Brasil existem 2 tipos de sociedades anônimas, as abertas que são negociadas em bolsas e fechadas que não são negociadas em bolsa.


 “Ações são a menor parcela do capital de uma Empresa. As ações são títulos que não garantem remuneração predeterminada aos investidores. Como parte do capital de uma empresa, têm sua remuneração determinada pela capacidade da empresa em gerar lucro.”[1]

 Gosto desta definição porque ele deixa bem claro que a ação não tem garantia de retorno, o seu ganho está condicionado a muitas variáveis de retorno financeiro da empresa, ou seja, fatores internos da companhia (administração, posicionamento logístico, montagem do campo fabril, etc) e também dos externos (balança comercial, inflação, política, concorrência, etc).

2. TIPOS DE AÇÕES.

Focando no mercado de ações precisamos estudar somente duas classes ou tipos de ações, esses são: 1 – Ordinárias; 2 – Preferenciais. Existem mais, porém não são muito comuns na bolsa.

As ações ordinárias  via de regra dão ao acionista 2 grandes direitos que o investidor busca: 1 - O direito de votar nas assembleias, ou seja, decidir o futuro da empresa; 2 - Receber dividendos quando a empresa auferir lucro.

Já as preferenciais podem em certos casos serem carentes do voto, todavia são mais generosas no dividendo, a exemplo: Do lucro auferido no exercício social 25% serão dados aos detentores das ordinárias e aos possuidores das preferenciais será entregue 10% a mais. Segue um exemplo de como as ações preferenciais são mais generosas:

“Artigo 5º - As ações preferenciais gozarão de preferência na hipótese de reembolso de ações e terão um dividendo mínimo anual igual ao maior dos seguintes valores:
a) 10% (dez por cento) calculado sobre seu valor nominal;
b)    3% (três por cento) do valor do patrimônio líquido das ações.”[2]

Para concluir informo que existem vários tipos de ações, no entanto os dois mais importantes para a bolsa são as ações preferenciais e ordinárias. Cabe ao investidor antes de comprar uma ou outra se informar quanto as distinções no Estatuto Social da empresa.

3. DIVIDENDOS.

O dividendo basicamente é a parcela do lucro que a empresa destina aos seus acionistas, a parcela é dividia com base no número de ações que o acionista possui.

“• Dividendos: todos os acionistas de uma companhia possuem o direito a participar de seus resultados sociais anuais, sob a forma de dividendos, toda vez que for apurado lucro. O pagamento do dividendo deixa de ser obrigatório no exercício em que a companhia demonstrar incapacidade financeira.”[3]

Só para concluir, os dividendos são um direito do acionista, a empresa lucra e o acionista com base no Estatuto Social deverá receber uma parcela desse lucro.

4. LIQUIDEZ.

A liquidez é um conceito básico contábil e do mercado financeiro que nos demonstra a facilidade de converter um ativo financeiro, no caso as ações, em dinheiro real.
Nem todas as ações têm liquidez, algumas costumam ser muito fáceis de vender ou comprar, a exemplo: Itaú (ITUB4), outras nem tanto.


5. BLUE CHIP.

São as ações mais quentes do mercado, geralmente marcadas por empresas de grande porte, de capital exorbitante e de forte liquidez, ou seja, você consegue comprar e vender com muita facilidade. Segue uma definição da própria Bovespa.

“Em geral, ações de empresas tradicionais e de grande porte, com liquidez e procura no mercado de ações.”[4]

Os especuladores amam elas porque possuem liquidez e podem lançar e sair das operações em questões de minutos, uma vez que muitos deles compram e vendem  as mesmas ações em um dia.




[1]BERTOLO,  MATEMÁTICA FINANCEIRA, disponível em Acesso 07/02/2018
[2]Estatuto Social da Cemig, disponível em Acesso em 07/02/2018
[3]SELAN. Beatriz. Mercado Financeiro, disponível em Acesso em 07/02/2018
[4] INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS, Bovespa, disponível em Acesso em 07/02/2018


This post first appeared on Market Of Tomorrow, please read the originial post: here

Share the post

Conceitos básicos sobre o mercado de ações

×

Subscribe to Market Of Tomorrow

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×