Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

AnáliseMorte: Castlevania - Symphony of the Night - Explicando tudo sobre SoTN

A anos venho querendo falar deste jogo, mas nunca via a hora certa pra isso. Eis que com a o anime da Netflix usando ele (e ais outros títulos da franquia) de base, senti uma tremenda vontade de jogar novamente, e voìla! Artigo preparado.


Hoje contarei Tudo sobre "Castlevania SotN", com direito a explicação das criaturas e tudo mais, no bom e velho estilo "AnáliseMorte".

Boa leitura!

Estilo do Jogo


"Castlevania SoTN" é um jogo de ação e aventura em plataforma, com exploração de mapa e aquele clássico vai e vem, na busca de chaves e habilidades pra ir cada vez mais longe na exploração.


O mapa é o castelo do Drácula, com todas as salas e corredores interligados, mas dividido em setores, cada um com sua trilha sonora magnífica, e visual gótico repleto de criaturas bizarras. Também há alguns poucos portais que interligam algumas partes, facilitando a navegação com "fast travel".


A arte do jogo é um tipo de pixel art, misturada com 2.5D, onde os cenários ganham mais destaque pelo movimento ao fundo, bastante favorecido pela capacidade dos consoles da época em produzir objetos poligonais e tridimensionais, e também usando um pouco do efeito parallax.


Apesar de ser um título de 1997, ele é riquíssimo em detalhes, e envelheceu tremendamente bem para seu gênero, sendo um exemplo até os dias de hoje. Ele possui varias versões, o que é um clichê da franquia, mas diferente de outros títulos, ele muda pouco dependendo de seu lançamento, com apenas adições de coisinhas extras, e raramente alterações narrativas ou visuais... exceto no caso do Sega Saturn, que tem um trecho inteiro só dele, e até um chefe próprio.

Existem versões para Playstation 1, Sega Saturn (essa é a mais diferente, com inimigos e movimentos próprios, e até cenários próprios) e Android, além de uma especial, e tecnicamente a melhor versão já feita (na minha humilde opinião) para PSP, indiretamente.

É que o jogo saiu pra PSP, mas de graça, para quem tivesse o "The Drácula X Chronicles" e conseguisse libera-lo dentro do jogo principal.


Isso me deixou impressionado, pois não só da pra jogar o remake em 2.5D do "Rondo of Blood", como dá pra liberar o próprio "Rondo of Blood" original, e o "Symphony of the Night", ambos COMPLETOS, dentro do jogo principal, como se fossem meros colecionáveis.


E apesar de "Rondo of Blood" ser um jogo relativamente curto, esse não é o caso de "Symphony of the Night", que leva mais de 10 horas pra ser concluído, no mínimo.


O jogo além de ser lindo, divertido e longo, ainda conta com replay graças aos múltiplos personagens desbloqueados após concluí-lo, e tem ainda o "Castelo Invertido", que faz parte da trama mas também expande muito a jogatina.

E tudo isso na versão de PSP hein. Detalhes como múltiplos personagens são coisas que só existiam na versão japonesa do jogo, onde não tinha tradução por exemplo.


Mesclar tudo de bom e ainda deixa-lo de graça, como parte do pacote, é com certeza algo que a Konami nunca mais faria na vida. Tanto que quando lançaram "Castlevania Symphony" para Ps4 e Xone, foi pelo pacote "Castlevania Requiem", trazendo a dupla "Rondo e Symphony", ao invés de só entregar o Remake do "Rondo of Blood" mesmo. E detalhe, é só um port.

Detalhe: O jogo ainda tem tradução oficial pra vários idiomas graças ao "Rondo of Blood Remake", pois ele tinha até Espanhol, e essa tradução foi aplicada no "Rondo of Blood" original, e no "Symphony of the Night", que tem também os textos em Espanhol, Inglês, Japonês e por ai vai (infelizmente não tem em português, exceto na versão de Celular).

Logo, a melhor versão pra se jogar é a de PSP na minha opinião, por ser a mais completa (e sem custos extras!). Mas fica ao seu critério qual jogar.


Mecânica


O personagem principal e que controlamos é Alucard, filho de Drácula. Ele já havia sido controlado em "Castlevania 3", mas agora é seu jogo solo, e ele é implacável.


Como um Espadachim, o vampiro também conta com equipamentos que pode mudar conforme o jogador quiser, alterando a Armadura, o Item da Cabeça, a Arma das Mãos Direta e Esquerda, a Capa e os dois Acessórios.


As Armas e Escudos que ele pode equipar são muitos, e cada um tem seu próprio estilo, força, alcance e formato, além de influenciarem nos atributos do personagem, como Ataque, Defesa, Inteligência, etc.

Não há qualquer pré-requisito pra equipar os objetos, mas eles tem efeitos variados, e até podem afetar o visual do personagem (no caso as armas mudam, e a capa também).


Ele também pode usar Consumíveis, mas estes são equipados nas mãos dele para serem usados em luta (é meio chatinho, mas é o jeito de fazê-lo).


Ele conta com números ditando quanto tem de Vida, uma Barra de Energia Mágica, e os famosos Corações que servem para suas armas descartáveis. A vida aumenta coletando Poções de Vida dos chefes ou escondidas (e passando de nível) e os corações máximos aumentam com Cargas de Coração escondidas.


E assim como em todo Castlevania, ele pode achar algumas arminhas pra tacar em inimigos, mas não são tão poderosas quanto nas mãos de um Belmont.


Ele usa Machados pra arremessar, Adagas pra atirar, Água Benta pra tacar no chão e queimar tudo, Saco de Areia pra deixar o tempo mais lento, Bíblia pra faze-la virar um escudo protetor que mata tudo em que toca, e a Cruz pra criar um turbilhão de luz.


Além desses poderes que se repetem do Rondo of Blood (e na maioria dos Castlevanias), ele também tem armas como a Moeda (é o que parece pra mim), que ele atira e fica ricocheteando onde bater.

A Pistola (parece uma pra mim) que atira Raio nos inimigos (é bem chatinha de usar).


E o Sal, que é só um punhado de sal que ele taca nos inimigos (achei inútil).

Todos esses poderes gastam um ou mais corações, recarregáveis ao quebrar pedestais, estátuas ou velas, mas no geral são todos bem secundários, e se esgotam rápido. Além disso eles não tem Especial, como na mão de um Belmont.


Alucard não faz muito com seu botão de Especial, só dando um Moowalker como esquiva, pouco útil pra ser sincero.

Porém ele tem Magias, e esse é um diferencial divertido. Dependendo das habilidades motoras do jogador, Alucard pode ser muito mais forte do que o normal, dando "Hadouken" com Espadas ou imitando seu próprio pai, tacando fogo, invocando espíritos, etc.


Essas magias consomem a Barra Mágica, que se restaura lentamente e automaticamente. Mas para lança-las, o jogador deve fazer combinações no controle, movendo os direcionais e atacando na ordem certa, e no tempo certo.


Poderes como ficar invisível, reaparecer e tacar fogo, são muito úteis e apelativos, ainda mais em chefes (pois todo o tempo da animação da invulnerabilidade). E isso ainda se estende para as Armas equipadas.

Pois algumas delas tem poderes ocultos, liberados por combinações (geralmente o famoso Hadouken: Meia Lua com Direcional e Ataque), que podem chegar a efeitos surpreendentemente trapaceiros, como o da Kataná (que deixa Alucard invulnerável e ataca à Distância, com o triplo de força), ou a própria Espada de Alucard (que faz um efeito parecido, mas mais longe).


O jogo é um RPG parcial, onde ele pode melhorar seus atributos matando monstros, mas não há distribuição de pontos de habilidade ao evoluir. É tudo bem automático, mas combinando esse poder que ele obtém conforme evolui, com o que consegue para equipar, é possível personalizar Alucard da forma que quisermos, tornando ele cada vez mais versátil.


Ele também conta com Poderes, adquiridos de Orbs ou Artefatos especiais, ativados automaticamente, que conferem diferentes benefícios e artimanhas pra Alucard superar seus obstáculos.

Coisa como se Transformar, ou Pular alto, tudo pra que consiga avançar na exploração de Castlevania.


Habilidades



Os poderes que Alucard pode e deve liberar ao longo de sua jornada são:


Virar Lobo


Ele se transforma em um lobo, ficando de 4 patas e correndo. Esse poder não tem grande utilidade, pois sua mobilidade apesar de rápida, é muito limitada (o tempo de transformação e a necessidade de fazer "dois pra frente" pra correr gasta tempo de mais), e só ajuda a pular mais longe antes de pegar as habilidade de salto.


O Lobo tem uma mordiscada como ataque, mas é possível melhorar sua força com mais duas habilidades especiais que Alucard encontra, a de Dar uma Investida Correndo, e a de Correr Matando Tudo no Caminho.


Ainda assim o Lobo permanece sendo bem inútil a longo prazo, podendo no máximo passar por pequenas aberturas (só que as demais transformações também fazem isso).


Virar Névoa


Pra atravessar algumas cercas e monstros, Alucard consegue a habilidade mais apelativa de todas, a capacidade de virar pura névoa.


No começo ela dura 1 segundo apenas, e ele pode até se mover pro alto se quiser, mas não da pra ir muito longe. O Consumo de Magia dela é altíssimo, mas a Névoa faz com que Alucard fique invulnerável e atravesse praticamente tudo, exceto paredes (a menos que sejam grades).


Ele pode adquirir mais duas habilidades que tornam esse poder surpreendentemente apelão, com primeiro a Névoa Contínua, em que ele não sai da forma de Névoa, podendo voar pra qualquer direção enquanto a magia durar, mas ela é consumida bem rápido.


E a Névoa Venenosa, que dá dano no que encostar, dano alto e constante. Como ela também deixa Alucard invulnerável, esse é o poder proibido para aniquilar tudo e todos (enquanto durar magia).


Virar Morcego


Porém o poder para mobilidade no ar mais prático é o de virar Morcego, pois não consome magia aceleradamente, e ele é muito mais rápido que a Névoa. 


Contudo ele não tem ataques no começo, sendo vulnerável às criaturas do ar quando voa. Ele chega a liberar 3 poderes ao longo do jogo, que corrigem essa falha.

O primeiro é a Bola de Fogo, que atira pra frente em pleno voo. Mas esse poder gasta magia de mais, o que diminui o tempo do Morcego.


O segundo é o Radar de Morcego, que joga uma rajada sonora pra frente, e não tem muita utilidade. Ela só serve pra iluminar o caminho (faz o Morcego ver tudo o que o Radar bate), mas isso só é pedido em uma sala secreta e totalmente escura, com espinhos por toda parte.


Depois, ele obtém o Radar de Dano, que transforma esse poder em uma arma que ataca qualquer coisa em seu alcance. Isso é bem mais útil e mortal que a Bola de Fogo, e não consome magia.

Obs.: A cor da capa muda a cor das asas do morcego.


Pulo Duplo


Em todo jogo de exploração em Plataformas, Pulo Duplo é um dos poderes comuns. Alucard ganha um salto extra criando uma grande asa rapidamente.


Respirar Embaixo D'água



Apesar de levar dano só de encostar na água, Alucard pode conseguir um Artefato Mágico que o permite resistir à Água, e ainda por cima respirar, podendo se mover com mais liberdade.


Impulsionar pro Alto


E por fim, ele tem uma Bota Gravitacional que lhe faz pular muito alto, praticamente voando pra cima. Mas pra fazer isso o jogador tem que adivinhar o poder dela, botando pra Baixo, Cima e Pulando, rapidamente.


O jogo nunca explica como fazer isso, e é possível chegar até o fim sem nunca usar a habilidade (eu fiz isso pois esqueci dela), mas ela é útil pra liberar alguns segredos, como o do Bibliotecário tomando cabeçadas na cadeira.

Esse poder eleva a mobilidade de Alucard no ar "às alturas" (perdoe o trocadilho), e ele pode usar repetidamente em pleno ar, mudando até a direção (se o jogador for rápido nos botões).


O melhor de tudo é que não consome magia, então acaba sendo até melhor que o poder do Morcego pra voar. Uma pena que se baseia em adivinhação, pois apesar de ser uma Magia sem custo de Mana, ela não é catalogada na lista de magias.

Além desses poderes, que são essenciais, há alguns que não fazem tanta diferença, mas não deixam de ser legais e acabam sendo coletados de um jeito ou de outro.


Invocar Familiar


Alucard consegue convocar um aliado que o acompanha e realiza algumas funções ao longo do jogo, e cada aliado tem um tipo de ataque ou tarefa única, podendo até liberar segredos.


A Fada é mais de suporte, curando, e até mesmo ressuscitando (se bem evoluída) e pode conversar com Alucard e até mostrar paredes escondidas.


Além disso ela tem um easter egg em que senta no ombro de Alucard e começa a cantarolar.


O Demônio é mais de ataque, e avança em tudo que se move na tela, e pode também ativar um interruptor secreto em uma determinada fase.


O Fantasma também é de ataque, mas prioriza avançar em criaturas pequenas, consumindo a vida delas e as matando depois de um tempo em contato. Só que ele se perde de Alucard se ele mudar de forma.


Se bem evoluído qualquer inimigo vira seu alvo, e ele ainda transfere parte do dano como cura pra Alucard.

O Morcego também é mais pra ataque, e ele escolhe quem vai mordiscar, alertando Alucard antes de fazer seu golpe. Se bem evoluído, ele cria vínculo com a forma Morcego de Alucard, e convoca vá


This post first appeared on DivulganteMorte, please read the originial post: here

Share the post

AnáliseMorte: Castlevania - Symphony of the Night - Explicando tudo sobre SoTN

×

Subscribe to Divulgantemorte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×