Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

AnimeMorte: Quando as Cigarras Choram 2 (Higurashi no Naku Koro ni Kai/When They Cry KAI) - 2007 - A Segunda Temporada

Bem, eu quase cometi um erro gravíssimo, pois comecei a assistir a Temporada de 2020, logo após terminar a de 2006. Eu até pesquisei outras temporadas mas, Tudo que achei foram prováveis OVAs, que deduzi assim por causa dos nomes "Kai" e "Gou", mas acontecem que eram temporadas diferentes, com muitos eventos novos e resoluções importantíssimas.


O que mais me assusta é que eu cheguei a assistir até metade da temporada "Gou", que seria a de 2020, e meu, eu permaneci tão confuso como se tivesse assistido a "Kai", e olha que a "Kai" explica TUDO o que estaria pendente.

Mesmo sabendo do futuro, fui incapaz de juntar as peças e entender como que a temporada de 2020 existiu, então no meio dessa confusão, passei a escrever sobre as duas simultaneamente. Claro que primeiro publicarei a história da Segunda Temporada, mas não vou demorar até trazer a Terceira e Quarta também.

Enfim, se prepara que isso tá quase uma "AnáliseMorte" de animes (outra vez!), e tem spoilers, afinal meu objetivo aqui é explicar o que entendi.

E antes de continuar, eu recomendo fortemente que leia o primeiro artigo, da Primeira Temporada.

Boa leitura!!!

A Segunda Temporada saiu apenas 1 ano depois, em 2007, mas já vem com uma arte e animação melhorada, além de mudar um pouco seu formato narrativo.

Tudo começa com um episódio que complementa a última história da temporada anterior, servindo como conclusão pra eles. Não que isso mude alguma coisa depois, mas é bom pois estabelecem que nada foi resolvido no final anterior.


Depois rolam 3 arcos, dois deles enormes (um de 8 e um de 11 episódios) que contam novas histórias, mas com foco em explicar tudo o que ficou pendente. Eu nem sonhava que era possível trazer lógica pras histórias quase antológicas da primeira temporada, mas eles conseguem explicar tudo.

Agora não tem mais aquela prévia do futuro possível antes do episódio começar, mas há um pós crédito engraçado e meio "sujo". Além disso, a partir do último arco passa a ter cenas pós crédito que complementam as histórias, e trazem eventos importantíssimos.


Os finais agora não tem uma poesia confusa e macabra como na primeira temporada, mas sim um "podcast" entre as duas versões de Satoko, debochando do próprio anime por assim dizer, falando várias bobagens com prévias do próximo episódio no centro (dá muito spoiler as cenas, as vezes vi com a mão na frente).

Algo curioso é que o teor sexual dessa temporada é muito maior, com piadas de duplo sentido e até mesmo situações sexualmente conotativas. 


Keiichi tendo ereção por se excitar com Rena, o Médico parecendo um tarado perto de Riko e Satoko, Keiichi falando bobagem pra expor um jogador de basebol, as crianças falando sacanagens sobre Keiichi pra provoca-lo, enfim, tudo é muito sexual (o que havia na temporada anterior também, mas muito mais sutil, e menos explícito).

Tudo é ainda mais intenso no primeiro Arco, com muita piada de duplo sentido, mas depois as coisas vão ganhando mais controle.


Pode-se dizer que esta temporada não é de terror, mas sim mistério com humor, e apesar de terem cenas bem tensas e pesadas, nós acabamos anestesiados pela ideia de que tudo pode ser refeito.

Isso pois agora o gênero principal de toda a temporada é "Tensei/Nidome". Rika é a protagonista em todos os arcos (uns mais, outros menos) e sua natureza de pular entre diferentes realidades, viajando pra seu corpo em outras linhas do tempo, é o que configura tal formato. Lembra muito Tokyo Revengers e Re: Zero, dois animes em que o protagonista viaja no tempo (Tensei), com a condição de morrer (Nidome). 


Curioso que fui pego desprevenido nessa, e eu adoro esse gênero de anime. Mas, eu estava tão imerso na ideia de múltiplos terrores sem explicação, que nem cheguei a deduzir que havia viagem no tempo, ou conceitos de multiverso. Eu tava realmente confiando que era tudo real e inexplicável, até que essa temporada apenas explicou tudo. O bom é que mesmo assim, o mistério é ferrenho! 

Bem, contarei TUDO, assim como entendi. Então caso queira conhecer absolutamente tudo sobre a Segunda Temporada de "When They Cry", só continuar sua leitura. Caso queira assistir, também é uma boa, mas nesse caso não tem na Netflix... e a única versão que achei pra assistir (em qualidade excelente) foi no anitube.

Bora começar!?! Lembrando que o formato é um resumo de cada Arco, enquanto falo dos personagens que aparecem, e suas personalidades a cada novo arco. Por isso certos nomes vão se repetir. Assim como na temporada anterior, tudo muda e "reseta" a cada arco.

Epílogo


Essa é uma história prévia que conta eventos 30 anos depois da tragédia em Hinamizawa. É baseado no episódio da temporada anterior, e não dessa.

Nessa história, cenas da temporada anterior são mostradas, ao lado de cenas inéditas que preenchem certas lacunas e também criam ainda mais dúvidas.

Ela afirma a existência dos alienígenas, explica melhor a explosão de gás que destruiu Hinamizawa, e confirma os sobreviventes. Tudo rolou logo após o Sequestro da Escola, bem no dia seguinte, e todos na cidade morreram pelo gás, exceto Rena e Riko. Rena sobreviveu, e aparece adulta, Riko morreu assassinada por alguém, e seu corpo foi encontrado no santuário.

Akasaka Mamoru


Aquele mesmo detetive do sequestro da criança no passado, volta pra Hinamizawa para tentar descobrir a razão da cidade ter sido arruinada, e investigar melhor o que ele deixou pra trás.

Ele está bem mais velho, e em tempos modernos, enquanto a cidade se encontra inabitada. Sua visita é mais pra debater sobre as consequências do que rolou anteriormente.

Esse seria o mesmo universo do final da temporada anterior, aquele em que Rena e Keiichi se ajudaram e "venceram" o tal limbo. Mas na verdade, tudo foi apenas uam vitória provisória, e o massacre da cidade ocorreu ali.


Não é o mesmo universo onde Keiichi se salvou, pois aqui quem se salvou foi Rena.

Mas a cidade foi devastada por uma suposta catástrofe natural, provocada pelo Pântano, o mesmo pântano onde a família Sonozaki supostamente descartava os corpos daqueles que eles davam um fim. 

Sawada


Esse cara é só um parceiro de Akasaka, sem grande relevância mas, serve de espectador pra que as conversas rolem, e as explicações também.

Oishi


Ele é o detetive que esteve presente em todos os eventos, mas se salvou por ser de fora de Hinamizawa (não estava na cidade quando o gás matou geral). 

Porém ele também quer entender o que rolou ali, e volta a investigar o local 30 anos depois, com o único que ele sabe que entenderia.

A teoria que ele aborda é a de que alienígenas trouxeram um parasita pro mundo, e esse parasita teria sido usado pelas 3 Grandes Famílias da cidade, para controlar as pessoas por assim dizer. Mas que, quando todos estariam ficando resistentes ao parasita, pesquisas feitas para potencializar o mesmo, teriam culminado na tragédia.


E, o governo pra esconder tudo, inventou a história de gás, tapando o Pântano com concreto, e isolando a cidade por todo esse tempo. Tudo é bem suspeito, então eles tentam descobrir a verdade.

Rena


E por fim, Rena é a única remanescente do grupo, sobrevivente à calamidade que exterminou todos seus amigos. 

Ela está adulta, e 30 anos depois ainda faz questão de aparecer na escola de Hinamizawa, mas ela não fala nada sobre o que houve. Nem tenta, mostrando um profundo abalo mesmo depois de tanto tempo.


Essa é a mesma versão de quando ela tentou sequestrar a criançada toda, e ela alertou sobre a bomba biológica que o governo, ou as grandes famílias de lá estavam escondendo. Por pura coincidência, o final foi uma explosão por lá.


A ideia de talvez estar certa sobre aquilo tudo e a conspiração é até mais perturbadora, do que a de que nada do que Keiichi fez ajudou de verdade.

Primeiro Arco: Catástrofe de Hinamizawa
Tema: Conspiração


Esse é o arco que começa a trazer respostas, focando bastante em Rika e como ela vai aos poucos recuperando a vontade de lutar. Ele basicamente constrói a esperança nela, que já estava para desistir depois de tanto tentar.

É explicado que ela revive os eventos infinitamente, e sempre morre sem descobrir a razão. Mas além disso, esse é o arco que mostra vários eventos se corrigindo, vários finais bons, e muitas tragédias evitadas por escolhas certas, e o foco é Rika e Satoko, e como ambas convivem.

Furude Rika


Sem dúvidas a protagonista do primeiro arco, assim como foi prenunciado no final da temporada de 2006. Porém, ela ainda é um mistério, mantido até o fim do arco em si.

Ela sabe o que rolou nas outras histórias, ela tem conhecimento pleno sobre a existência de outras realidades, e ela sabe quem vai morrer e quando. Mas evita contar aos demais, por temer alguma retaliação do destino ou algo assim.


Ela parece ter vivido e revivido esses mesmos eventos tantas vezes, que apenas perdeu a esperança, e é mostrada conversando sozinha sobre isso. O curioso é que, enquanto conversa, sua voz muda drasticamente.


Quase como se tivesse dupla personalidade, uma das vozes é madura, mais velha, e a outra é sua voz costumeira e infantil.

Por fim, Rika parece querer descobrir a causa da sua morte, simples assim, mas as circunstâncias para ela ocorrer mudam tanto de mundo pra mundo, que ela apenas parece querer desistir, mas permanece tentando.


Nessa realidade, pela primeira vez, ela quase é sincera com todo o grupo, e tudo parece fluir perfeitamente para um desfecho talvez não tão trágico quanto sempre ocorre, mas a falta de esperança dela a sabota.

Ela é assassinada, e deixada pra corvos comerem, no santuário perto de sua casa. Esse é um evento que parece se repetir quase sempre (existem vezes em que ela morre de outro jeito). E agora, pelo menos é mostrado quem a matou aqui, mas não é revelado a razão, nem quem essas pessoas são.


O que não é dito é que, Rika morre antes de Hinamizawa explodir, em TODAS AS VEZES. Então é provável que apesar da gente saber o fim que a cidade tem, a Rika não sabe.

Houjou Satoko


Co-protagonista, se parar pra pensar a convivência dela com Rika é tão próxima que a faz ser a única a notar as diferenças na personalidade da amiga. Porém, sua história também mudou um pouco.

Ela ainda é órfã, perdeu os pais e o tio (nessa versão o tio dela que foi morto) no Festival do Algodão dos outros anos, além do irmão Satoshi. 


Mas, o pior é que ela é vítima dos demais moradores da cidade, sofrendo preconceito por sua família ter apoiado a represa, algo muito mais destacado agora, com moradores ignorando sua existência, mas dando atenção pra Rika (Rika sempre fica do lado dela nessas situações, mostrando que ela nunca está sozinha e apoiando a amiga).


Outro detalhe importante é a revelação de que ela toma injeções matinais, aplicadas pela própria Rika. É dito que é algo para pesquisas nutricionais, e é feito com consentimento dela, mas é bem suspeito (ainda mais depois de uma história envolvendo justamente parasitagem e experimentos químicos, e também a história da Injeção Suicida).

Sua personalidade mescla características das outras realidades, com ela sendo perita em armadilhas, mas também sendo meio dependente emocionalmente. Só que aqui ela ainda é rival de Keiichi, ao invés dele substituir seu irmão.


Satoko passa a se sentir perseguida depois do Festival do Algodão à Deriva, e tira conclusões precipitadas combinando a reação suspeita de sua amiga, e essa sensação que ela tem. No fim, ela toma atitudes que acabam levando ela própria à morte.

Interessante dizer que ela em alguns momentos usa falas que ela nunca disse antes, mas outros personagens disseram, em outras realidades. Isso até chama a atenção de Rika, mas no fim não da em nada.


Ela não é vítima da catástrofe que extermina todos os habitantes de Hinamizawa, se salvando por pouco após testemunhar o assassinato brutal da amiga, mas, ela é morta no hospital fora da cidade, pelas mesmas pessoas misteriosas que matam Rika.

Maebara Keiichi


Keiichi está bem mais "tarado" do que o normal, o que concilia com o tom do primeiro arco. Também quase não é mostrado dessa vez, sendo só um personagem coadjuvante como antes.

Porém, dessa vez ele não tem dúvidas plantadas na cabeça dele, pois todas as revelações ocorrem diante de todo o grupo unido. Os encontros para discutir sobre a maldição de Oyashiro, as teorias, até mesmo as acusações do detetive, tudo é feito na presença de Keiichi e todo o grupo, sem exceção de ninguém.


Além disso, Keiichi parece fazer tudo certo dessa vez, inclusive assiste a apresentação de Rika no Festival do Algodão à Deriva, ao lado de todos do grupo, sem nunca nem chegar perto do Templo proibido de Oyashiro.


Então todos acabam se ajudando, e todos compartilham o peso da dúvida. A única que não percebe essa drástica mudança é Rika, que acaba fechando os olhos pra possibilidade de evitar a catástrofe.


Aqui, Keiichi morre pelos gases soltos do Pântano de Hinamizawa, a calamidade jamais evitada.

Ryugu Rena


Também pouco mostrada agora, Rena é a mesma de sempre, apesar de as vezes demonstrar ter sua própria situação particular.


No fim, rola mistério sobre o que houve com ela, pois só sobra seu chapéu no desfecho. Todos os demais são mortos pelos gases em Hinamizawa.


Sabe-se que essa não é a mesma realidade dela sequestrando a escola, mas então, porque ela sumiu?

Sonozaki Mion


Mion é a líder do clube de jogos mas, ela também não tem tanto destaque aqui.

Sua família é pouco mencionada, e ela não parece ter envolvimento em nenhuma tramoia secundária.


Ela soa até bem sensata, e sem demonstrar interesse amoroso em Keichii, e também não parece ter qualquer envolvimento especial com nenhum outro personagem do grupo. Na verdade ela é bem neutra aqui.

Sonozaki Shion


Agora no caso da irmã gêmea dela, tudo muda, inclusive sua personalidade.

Shion aqui faz parte da escola, ela se transferiu pra ela (ou seja, não parece haver problema de estar perto de Mion), tudo para cumprir sua promessa ao irmão de Satoko. Ela protege a menina sendo sua irmã mais velha em atitudes.



This post first appeared on DivulganteMorte, please read the originial post: here

Share the post

AnimeMorte: Quando as Cigarras Choram 2 (Higurashi no Naku Koro ni Kai/When They Cry KAI) - 2007 - A Segunda Temporada

×

Subscribe to Divulgantemorte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×