Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

SérieMorte: Zumbiverso: Reality Show de Zumbis - Pare no Terceiro Episódio

Gente eu não consegui terminar o primeiro episódio sem parar Tudo pra escrever! É ABSOLUTAMENTE GENIAL (até o episódio 3... depois o negócio desanda).

Os caras realizaram um sonho antigo meu, de assistir um reality show com zumbis! O que parecia totalmente impossível por uma série de fatores, apenas se tornou real! E BOTA REAL NISSO (real até de mais...)!

Zumbiverso é uma série, um reality show, um "mockumentario" e cara, é literalmente uma obra prima do Found Footage (pois é!), Mesmo tecnicamente não sendo exatamente isso, e mesmo destruindo a si própria nos últimos 5 episódios (de 8... pois é).

Falarei tudo o que achei disso, mas é bom de mais (e único).

Boa leitura.

O Começo é Brilhante!

Zumbi pra todo lado devorando geral, e um grupo de pessoas (que estava participando de um programa de televisão de romance) se lascam e agora precisam lutar por suas vidas... tudo enquanto são filmadas e acompanhadas de perto pela gente, igual um Big Brother!

Tipo, apenas locaram um monte de regiões, treinaram uma porrada de atores, prepararam todo um sistema de objetivos LÓGICOS, anteciparam riscos e montaram tudo pra que, um pequeno grupo de Celebridades (atores, comediantes, youtubers) participasse, ACREDITANDO QUE É TUDO REAL!

Não dá, apenas não dá pra acreditar que deram vida a essa belezura, mas sim, conseguiram.

Independente de comprarmos a ideia de que estão todos ali acreditando mesmo, que o mundo foi tomado por zumbis e tal, tudo foi feito com tanta precisão, cautela, cuidado e REALISMO que apenas se enquadra e classifica com perfeição nos padrões de Reality Show.

O pessoal da produção está ali o tempo todo, alguns infiltrados como membros dos sobreviventes, alguns apenas escondidos em vidros falsos, e todos gravando.

A série é montada e produzida pra soar um reality show mesmo, com narração, sistema de objetivos, edição e ilustração por cima das imagens, cortes dos melhores momentos e edição sonora... e tudo é feito perfeitamente.

A atuação dos zumbis, a maquiagem, a composição dos cenários, e a movimentação deles é magnífica. Imagino quanto treinamento tiveram e o quanto a produção se esforçou pra fazê-los soarem verídicos. Qualquer um, preso numa situação assim, acreditaria.

O melhor de tudo é que, mesmo sendo uma obra fictícia, a gente acredita, tanto que eu mesmo fiquei me questionando se o que via era uma Série num mundo fictício onde de fato ZUMBIS existem e aquilo era um reality show desse mundo, ou se era uma quase "pegadinha" no nosso mundo mesmo, e a gente assiste o resultado.

É complicado explicar a sensação, mas imagine que, tudo é feito de um jeito tão crível, que não tem como considerar o que vemos como falso. Parece muito com atores e comediantes sobrevivendo no apocalipse, muito mesmo, mas tudo é montado pra nos entreter.

Situações normalmente comuns, como a necessidade de buscar abrigo, suprimentos, veículos ou apenas fugir dos mortos vivos, são postas ali na tela como Desafios do Programa, e são enfeitados com layout e tudo mais, até tendo pontuação e descrições.

Mas são relativamente ações comuns, que qualquer um tomaria pra tentar sobreviver. Então, enquanto o show avalia isso como parte de um jogo, na vida real os caras tavam só tentando sobreviver! É sádico isso, é monstruoso, é perigoso, MAS É DIVERTIDO DE MAIS DE ASSISTIR.

O tempo todo eu pensei "Cara, e se alguém pegar uma arma e atacar os outros? Uma faca, um bastão, uma viga, um pedaço de vidro? E se os Zumbis se 'machucarem', afinal são atores né? Né?!"

Mas até isso acaba se tornando um questionamento vago em meio a tamanho esforço pra tornar tudo ali verdadeiro. É como se os atores dos zumbis estivesse preparados PRA MORRER se preciso (gente, é muito louco isso), pois eles dão o próprio sangue pra assustarem.

E olha que, mesmo os atores participantes as vezes estranhando tudo, esse realismo absurdo com riscos e tudo mais, só aumentam a tensão, e fazem eles, e nós, questionarmos absolutamente tudo o que vemos.

Se olharmos como um mero programa televisivo onde na verdade geral ali, até mesmo os participantes, estão apenas atuando... AINDA ASSIM É MUITO LOUCO DE ASSISTIR!

Parecem muito acreditar em tudo, e acreditamos juntos, suas ações, suas reações e decisões são realistas, condizentes com pessoas comuns, com falhas e acertos, atos de heroísmo ou apenas egoísmo. 

É como um filme de terror mesmo, com altos e baixo, reviravoltas e surpresas, e tudo isso no formato de um Reality Show! Como pode ser tão perfeito?

Cada episódio mostra um "Estágio da Sobrevivência", e um pouco do "Zumbiverso" é explicado pouco a pouco, com variações dos zumbis, com as regras do jogo, com mais pessoas aparecendo, tudo surgindo e sendo mostrado em seu tempo ideal.

Também vemos as reações da galera, suas conversas, suas trairagens e mancadas uns com os outros (afinal, cada um tem sua índole) mas também vemos humor, muito humor (fizeram bem em botar comediantes, eles são rápidos em satirizar as coisas).

Eu ri, me espantei com muita coisa, mas ri bastante e nunca imaginei que testemunharia um programa assim finalmente nascer.

É que, desde pequeno eu imagino um Found Footage que explora a crença dos envolvidos. Situações reais com pessoas reais, mas tudo apenas parte de um evento controlado pelos bastidores. 

Isso soa ótimo, mas é arriscado também, pois bota em xeque a saúde dos envolvidos (fácil de mais alguém se machucar, ter um enfarto, ou apenas surtar), e ainda por cima arrisca a segurança da própria produção (imagina se alguém toma um golpe letal em uma situação de defesa, ou apenas se acidenta, tropeçando, caindo de um lugar alto, cortando alguma artéria em vidros quebrados... vish).

E enquanto eu assistia eu via aquilo com olhos enormes, mas também fui pouco a pouco ficando desiludido, pensando "Logo vai virar só um programa com pessoas fingindo que acreditam, fingindo que tem medo, e cientes que não estão em risco". Até que UM CARA FOI ATROPELADO MANO!

S-I-M-P-L-E-S-M-E-N-T-E   G-E-N-I-A-L! Assustador (provavelmente foi feito em pós produção sei lá) mas, GENIAL!

Depois de botar tudo pra fora, eu voltei pra série e continuei assistindo... até desistir no final do episódio 4.

Meu deus Netflix, como conseguiu criar tamanha obra prima? 

E ESTRAGA-LA!?!?!?!

Fim da Brincadeira

"Obra prima"... é eu sei, acho que me empolguei muito na estreia. Mas serei franco, a série só mantém o ritmo de pegadinha misturada com Big Brother até o final do episódio 3. Tudo é bastante convincente e as reações da galera é muito natural, mas depois isso passa (infelizmente, mas até entendo a razão).

No começo é quase como se a equipe da gravação não tivesse contado nada sobre o projeto e tudo fosse espontâneo e improvisado (dentro é claro do cronograma).

A impressão que passa é que os 4 protagonistas eram "imunes" por roteiro, enquanto todo e qualquer novo membro do elenco era uma "vida extra". Se algo ameaçasse o grupo principal, a galera secundária tinha de bancar os heróis, como um salvaguarda pro jogo continuar.

Mas no final do terceiro episódio, um dos membros do elenco é capturado no pega-pega dos zumbis, e fim de jogo. Até o término do episódio tudo é bem natural, e eles continuam a brincadeira acreditando em tudo e reagindo a tudo, mas a partir do 4° episódio, é como se a produção tivesse se reunido com eles e explicado.

Percebe-se a calma neles, mesmo que continuem atuando, o estilo das filmagens muda drasticamente (agora as câmeras estão mais próximas), mas as legendas e estilo debochado permanecem como se ainda fosse um programa (mas já não engana mais). E pior, tudo vai desandando a cada segundo que passa.

Entendo, que essa mudança rola pra manter a série e tal, mas ai já finaliza a ideia do Reality Show nos dizendo que, é tudo mentira mesmo. Antes terminasse logo a "série", e não empurrassem qualquer merd4 por mais 5 horas.

Mas aqueles primeiros 3 episódios compensam

No primeiro temos a Missão do Posto de Gasolina, após todos escaparem do primeiro ataque dos zumbis no estúdio de gravação do show em que estavam. Por isso, microfones pendurados neles fazem sentido.

Conforme vão escapando, temos a impressão de que eles duvidam e suspeitam do que tá ocorrendo, mas vários eventos realistas surgem, coisas difíceis de serem forjadas, e eles passam a sentir medo.

No segundo episódio temos a Missão do Super Mercado. Todos ficam presos num supermercado com mais um monte de gente, e aos poucos precisam buscar suprimentos, se separando em duplas e discutindo bastante.

Mais uma vez fizeram tudo de um jeito que se tornasse convincente, e da até pra perceber reações do elenco secundário perplexo com o quão longe a produção foi. Tem coisa que assusta muito, mas não entendi pra que tinha uma Palhaço numa Perna de Pau, zumbi.

Aqui rolam algumas mortes, mas tudo do elenco secundário. Também é uma verdadeira confusão com todos tendo sua vez pra sair correndo pelo mercado lutando contra os zumbis (e ai entra o risco).

Muita gente se machuca, cai, esbarra com objetos, e toma murro. Muitos zumbis tomaram socos na cara, e eu fiquei espantado com o profissionalismo deles, pois continuaram resmungando e atacando.

Já no terceiro episódio, é a grande tentativa pra fugir do Mercado, pelo Estacionamento, e os sobreviventes restantes tem que se virar pra montar planos, encontrar alternativas pra conseguir um veículo e escaparem.

Nunca há dicas do que fazer, mas o elenco secundário serve justamente pra ir direcionando o principal, assim eles são induzidos a tomar decisões.

Como tudo parece ocorrer sem pausas (tudo na mesma noite), creio de verdade que esses 3 eventos foram a grande pegadinha, a parte que brincou com todos os atores. Dá pra notar que a partir do terceiro episódio, por mais que todos estivessem cansados, eles também estavam mais atentos, e já haviam aceitado a tragédia como real.

Eles também já estavam mais resistentes, impulsivos e até violentos (alguns tentaram lutar), o que significa que sem uma intervenção da produção, algo sério poderia acontecer.

Daí ao invés de terminarem o jogo e encerrar as gravações, apenas contaram tudo e pra não desperdiçar o investimento, transformaram o projeto em um seriado mais convencional, estilo The Walking Dead mesmo, mas ao menos ficou divertido de ver.

O humor dos participantes é incrível, e enquanto reagem naturalmente, é difícil não rir com eles.

A série começa numa pegada de "Experimento Social" e funciona muito bem, pois mostra como todos agiriam em condições absurdamente perigosas.

Os caras rindo no meio do apocalipse, achando brechas pra se sentirem confortáveis, tomando decisões na adrenalina e errando feio, é bem assim que as coisas rolam.

Gostei dos personagens, eu chorei com alguns (é sério), e apesar de ter ficado meio desanimado com o fim da brincadeira, eu permaneci assistindo... e me arrependi muito. 

É Melhor Parar no Final do 3° Episódio

Virou um dorama barato e forçado com terror.

A partir do episódio 4 é bem ruim. É como se quisessem manter a ideia mas, com a perda da magia da atuação espontânea dos famosos, fica sem graça, forçado, e pior: Dramatizado de mais.

Do reality show passa pra uma história sem pé nem cabeça de uma vila isolada e um velório, que nem combina com nada mostrado antes (forçando um terror genérico). Sem contar que é bem chato, demorado, e o que tinha de mais divertido se perdeu por completo. Os caras ficavam melhores tomando sustos genuínos do que tentando atuar (até a risada do cara que mais ria o tempo todo, agora tá falsa e forçada).

Agora fica óbvio que todos estão fingindo... e sabe o que é pior? Ainda há 4 episódios disso. Acho que a serie se favoreceria melhor caso se resumisse aos três episódios iniciais. Poderia ser um Filme (diferente do convencional, mas seria irado), e considerando que cada episódio tem suas 1 hora de duração (em média), o tempo bateria.

Mas, Netflix... e a mania de esticar coisas até se tornarem chatas e perderem a essência. Pra quê criar uma série de 8 episódios se a parte boa e única está nos 3 primeiros? Bem triste isso.

E sendo muito sincero, não quero nem continuar mais a assistir.

See soon...



This post first appeared on DivulganteMorte, please read the originial post: here

Share the post

SérieMorte: Zumbiverso: Reality Show de Zumbis - Pare no Terceiro Episódio

×

Subscribe to Divulgantemorte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×