Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

CríticaMorte: Projeto Extração - Estragando Jackie e Cena

Tags: jackie tudo cena
O que você espera de um filme com Jackie Chan e John Cena no papel principal? Humor? Ação? Ou uma enxurrada de dramalhão com uma trilha sonora estragando absolutamente tudo? Bem, neste filme tu só vai encontrar essa última coisa mesmo.


Filme péssimo, que tinha tudo pra ser ao menos divertido, mas apenas descarta praticamente tudo de bom, e o que utiliza consegue estragar com a música, com a edição, com cortes ruins, com má escolha de falas, enfim... estou chateado com o que vi.

Vou falar o que achei, e tem spoilers, mas tanto faz, o filme não tem nada pra contar mesmo.

Boa leitura.

Trilha Sonora

Sim, eu não posso falar do filme sem antes deixar claríssimo que o principal fator que o estragou foi a música. Apenas fizeram as piores escolhas, se é que fizeram alguma escolha, pois o tempo inteiro só toca música épica ou triste, inclusive nos momentos em que deveria ser algo cômico.


Fica nítido o esforço do elenco em suas atuações, mas é impossível gargalhar, sorrir, rir ou apenas esboçar alguma emoção positiva quando tá tocando uma música fúnebre ao fundo.

Os caras lá fazendo alguma graça, o pouco de graça que permitiram vazar do roteiro, e ainda assim cortam tudo com músicas tão mal encaixadas, que a emoção se vai no mesmo instante.


E nem é só pro humor que isso não funciona. As cenas de ação são todas com tom épico, como se fosse tudo apoteótico, quando não é. Tudo o que fazem tem uma orquestra tocando, tudo parece ser incrível, o cara bota um cinto de segurança e toca uma música como se ele tivesse salvado o planeta do caos iminente. É muito exagerado, apenas.

Quando tem drama, e o pessoal começa a conversar, toca uma música tão penosa, tão pra baixo, que a gente assiste pensando "Mano alguém morreu?", sendo que, tão só falando de sentimentos familiares, ou de questões de responsabilidade.


Em uma parte, John Cena tá fazendo graça pra um monte de crianças (cena forçadíssima diga-se de passagem, mas já falo disso), e tá tocando uma música como se todo mundo ali tivesse em situação terminal. Gente!? O cara tá cantando aquela musiquinha do fazendeiro que tinha os bichinho, e a música de fundo é a Marcha Fúnebre (exagero meu eu sei, mas foi isso que senti!)!?

Eu nunca reclamo da música sabe, é a última coisa que costumo reparar nos filmes, pois geralmente todos são semelhantes, todos conseguem fazer bons encaixes da trilha sonora, sabem escolher a hora de por uma música feliz, triste ou épica... e quando erram, geralmente é algo tão bobo que eu apenas relevo. Mas aqui não dá! Aqui foi a cereja, cobertura, recheio e vela do bolo, que saiu amargo, estragado, e encharcado (odeio bolos molhados).

Po mano, a troca de música e escolha errada me fez lembrar o episódio de Big Bang Theory sem risadas. É a mesma sensação, de que tá tudo estranho, de que os sentimentos evocados são diferentes do que deveriam.

Jackie Chan


Eu adoro ele! Todo filme dele que já assisti, eu gostei, e nem todo filme é "excelente", muitos acabam tendo erros pra caramba e tal, mas esse cara, ele consegue se destacar, sabe puxar o holofote, sabe brilhar... isso até surgir "Projeto Extração" (Hidden Strike).


O filme esnoba ele, bota ele de lado, e quando o mostra faz questão de edita-lo pra parecer um panaca. Meu, mostraram uma cena dele ROUBANDO COMIDA DE ÓRFÃOS (outro exagero meu, mas é que a música tava tão trágica que na hora eu pensei "Gente, Jackie é um monstro").


Todo o humor e carisma que ele possui foi escondido, ignorado pra fingir dar voz ao seu lado mais Dramático. Contudo, isso não combina em nada com nenhuma das situações em que botam ele.


Aqui, Jackie interpreta um tipo de militar famoso, que tá indo regatar uns cientistas e uma galera refugiada numa refinadora de petróleo (ou algo assim, tentarei explicar o roteiro depois), e dentre esse pessoal tá sua filha, com quem ele tem um passado não muito bom e ambos não se falam.


No processo, sua equipe é atacada por mercenários e ele toma a frente da situação, buscando o pessoal que foi sequestrado (sua filha não está entre eles) e acaba se misturando justamente com um dos mercenários, o John Cena.


A química dos dois existe, fica clara, mas o filme se esforça em torna-los incompatíveis. Ele apedreja a relação da dupla com cortes ridículos, falas sem emoção, piadas interrompidas, e muito exagero na bost4 da trilha sonora, arruinando tudo o que eles fazem.

Pra quem não sabe, Jackie Chan é famoso por lutar pra caramba, e brincar durante suas lutas. Seus filmes costumam ter ação coreografada, e ele sempre luta com as mãos nuas, usando e abusando de acrobacias e peripécias, pra tornar as cenas divertidas. Aqui, se teve algo assim, os editores cortaram.


Há vários momentos em que insinuam que haverá algo "divertido", e apenas cortam as cenas, ou tornam elas tão ridículas e sem importância que a gente não consegue curtir. Além de, sempre manterem a dita cuja musiquinha que não combina.

São lutas contra dezenas de mercenários (armados com facas por poder do roteiro), com uma câmera nervosa que não sabe mostrar uma única finalização; Luta contra um cara no meio de uma piscina de espuma (????) onde não da pra ver nada, e o que se vê é coisa alguma; Luta no meio de um tiroteio, onde Jackie fica mais abaixado e fazendo piadas sem timing com granadas (gente, um cara tinha acabado de morrer, e a música... era mó tristonha); Enfim, nenhuma das cenas é boa.


O humor dele sumiu, com sua expressão rabugenta focada o tempo inteiro, e raramente um sorriso escapando da edição (quando escapa, é agradável, até darmos atenção aos ouvidos).


E eu sei, o cara não é só pancadaria e risadas, mas ele é muito melhor em drama do que o filme faz parecer. Jackie sabe sim atuar seriamente, e eu aposto que ele se esforçou muito em todos os sentidos. Mas o resultado foi fora de seu controle, pois se definiu na pós produção, disso tenho absoluta certeza.

John Cena


A para, o cara é um brutamontes lutador, repleto de músculos, grande pra um caramba, que ainda é bom em fazer piadas e sua cara séria dá vontade de rir! O cara em Pacificador é épico, e esse formato é o seu estilo de atuação. Daí pegam ele pra ser o "sério" do grupo.


Não combina! O tempo todo ele é o cara que finge seriedade, que tenta passar a ideia de ser sofrido, ser responsável, ser comprometido com sua causa. Mas qualé!!!! Não tem música tristinha ou fala infeliz que o fará deixar de ser engraçado e fortão!


Botam ele como cuidador de órfãos num vilarejo sem água perdido no deserto, que as vezes faz um trabalhinho de mercenário com seu irmão. Mas, ele tem seu viés de responsabilidade e sabe que isso não é certo, escolhendo a dedo seus trabalhos, para nunca prejudicar as pessoas.


Mas não conseguem segura-lo! Ele deixa escapar piadas (improvisadas provavelmente) e tenta tornar algumas situações mais interessantes do que soam, mas o diretor queria que queria empurrar Drama, e ponto final. Então ele foi enfeitando tudo, manipulando as cenas para parecerem outra coisa, quando na verdade isso só destruiu o trabalho do cara.


Imagino como ele se sentiu ao ter a oportunidade de finalmente atuar ao lado de Jackie Fod3ndo Chan, com a chance de brincar em cenas, fazer graça, e perpetuar uma química indiscutível que ambos teriam.

Mas o resultado que desejavam era outro, não queriam usar os dotes de ambos, queriam usar apenas seus nomes, para promover qualquer coisa, pelo menos foi isso que eu senti.

O Roteiro

Eu não sei, é a pior e mais mal contada história que já assisti. O que tem aqui são recortes de uma narrativa, juntados em duas horas pra soar como um filme.


Resumindo o que eu entendi: Tem petróleo, uns cientistas são donos, uns mercenários querem roubar, um vilarejo é pobre e sem água, e tudo se passa num deserto (no futuro eu sei lá!).


Jackie Chan vai resgatar os cientistas (de ônibus), o John Cena ajuda os mercenários pois seu irmão é um deles, mas ai os dois se esbarram, e John Cena descobre que os caras eram do mal. 


Aí o irmão dele é assassinado, Jackie Chan aparece, os dois saem na porrada, mas um monte de franceses surgem (sei lá de onde), atiram feito malucos e somem (sei lá pra onde), nunca mais aparecendo.


E então, Jackie e Cena vão pro vilarejo sem água, onde viram grandes amigos e são atacados pelos mercenários restantes, que roubam um pen drive numa bolsa pra levar pros cientistas que, precisavam disso pra transportar o petróleo roubado das refinarias, para embarcações (que também não sei de onde vieram). 


Por causa disso, John opta por ajudar Jackie a caçar os mercenários na refinaria, com um CAMINHÃO DO CARAMBA QUE ESCULHAMBA TUDO E AINDA TEM TURBO, numa caçada sem lógica onde os cara tudo morre (a filha do Jackie vai junto sabe-se lá porquê!).


E no fim, explodem caminhão e o vilão (que é só um mercenário que queria dinheiro e pronto), e ficam presos numa montanha, onde sabe-se lá como sobreviveram.


No crédito revelam que a equipe do Jackie Chan (que nunca é explicada) aparece e prende geral nos navios (ou seja, toda a matança foi perda de tempo!).


Ele, o Cena e a filha do Jackie (que o Cena ta afim) conseguem levar água pro vilarejo (parece que os túneis pra isso foram usados pra transferir o petróleo roubado) e no fim, todo mundo festeja.


Ah, e é, um cara chega pro Jackie falando "Dragão Luo (é o codenome do Jackie), temos mais uma missão bora?" e o Jackie convida o Cena...


É, querem criar franquia disso!!!


Ação para Crianças

O filme tem mortes, tem combates, tem tiroteio, mas é tremendamente infantil. Nada soa crível, nada tem consequências, os heróis são imbatíveis, os vilões são bobões, tudo é apenas ridículo.


Impossível colocar em palavras o tamanho da mentirada que há nesse filme, então pra resumir: É pior que Velozes e Furiosos (aliás, lembrou bastante hein!).

Não dá, nada se salva de tudo que se mostra aqui, nem mesmo as lutas coreografadas prestam, sendo mal editadas e com erros de continuidade gravíssimos.


O combate das duas estrelas que o diga, tá tudo errado ali. Tem uma parte em que o Cena pega o Jackie com uma chave de braço e, segundos depois inverte os braços, depois volta ao normal, e tudo assim, escancaradamente errado e mal montado.


Tem nem sangue no filme aliás, pessoal que morre cai duro com tiro no ombro, e são todos descartados como se não fossem nada.

Fiquei perplexo com o fato do Cena literalmente abandonar o corpo do irmão dele, sem nem mesmo pensar em enterrar, deixando ele ali pra apodrecer e nunca tocando no assunto, isso pois segundos antes ainda houve todo um espaço pra ele mandar uma despedida dramática, e o Jackie ainda salvando o corpo de uma possível esmagada por um objeto pesadíssimo que o próprio Cena lança (e no fim ambos explodem o corpo, junto com todo o resto, pois o local onde lutaram era um depósito de armas, mas nada disso faz sentido).


Tudo pra nada, pois no fim essa reunião foi gratuita, sem impacto, sem motivo, sem significado, sem importância, apenas pra forçar uma lutinha entre os dois, que logo em seguida vira uma amizade (sem qualquer liga).

O filme é ruim.

Fico triste em dizer que, perdi meu tempo vendo algo do Jackie Chan, com o John Cena, juntos... meu.


Entrei nessa sem qualquer expectativa, mas nunca imaginei que sairia desapontado. O filme podia ter o roteiro merd4 que fosse, a edição capenga que fosse, mas pelo menos deixasse os dois brilharem com seus talentos.

Sei que Jackie tá velhinho já, não pode sair pulando e saltando, fazendo graça enquanto se arrebenta, mas o humor dele é mais do que físico: Ele é expressivo, ele é carismático, ele é divertido.


No pós crédito também são mostrados os erros de gravação, algo clássicos nos filmes em que o cara participa, e lá dá pra ver que John Cena tava empolgado de mais, ele faz a maioria das piadas, ele torna as situações mais legais sendo o mesmo de sempre.

E isso só ressalta o quanto o filme foi estragado pela pós produção, e não pelos atores. A parte deles foi feita.

Triste.

See yah.


This post first appeared on DivulganteMorte, please read the originial post: here

Share the post

CríticaMorte: Projeto Extração - Estragando Jackie e Cena

×

Subscribe to Divulgantemorte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×