Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

AnáliseMorte: O Jogo do Ekko - CONVERGENCE - A League of Legends Story

Não escondo meu recente vício pelos jogos da Riot Games, principalmente TFT e League of Legends, porém o que mais me impressiona neles não é a diversão que proporcionam por horas, nem o desafio constante de aguentar a raiva e não sair xingando os coleguinhas de partida, mas sim a "lore" dos personagens.

Cada personagem do jogo (chamados de Campeões) tem uma história enorme, e todo um "universo" próprio, mesmo que todos façam parte do mesmo. Cada um tem uma origem, um objetivo, uma razão pra existir, um tipo de qualificação em poderes e social. Cada um tem seu próprio país, seus vínculos, e alguns até se conhecem, mas suas histórias independem um do outro.


Geralmente, tais histórias são contadas apenas em livretos, ou páginas oficiais da própria Riot que expandem aqueles simples personagens com designs legais, para algo maior, além de só avatares. No máximo, entre uma partida e outra há citações de grandes feitos na página de loading, ou as falas dos personagens fazem alusão uns aos outros, com reações únicas entre alguns, e despertam nossa curiosidade.

Por isso não foi surpresa alguma pra mim quando a empresa divulgou uma repentina leva de jogos paralelos ao "Lolzinho", mas cada um focando em um personagem, e saindo em um gênero diferente do MOBA ou Estratégia de Tabuleiro.


Tem jogo do Yordle explosivo, tem jogo do Prisioneiro matador de Bruxos, e tem o jogo do Garoto Manipulador do Tempo. Ainda há vários outros em desenvolvimento, como o jogo do menininho da neve, ou o jogo de luta que vai misturar todos os personagens.

E bem, hoje eu gostaria de falar a respeito do jogo do garoto manipulador do tempo. Ele não retrata exatamente a lore do personagem, mas sim uma história própria dele, com uma aventura parcialmente individual dele. Há participações de outros Campeões do jogo original, mas também há uma expansão de seu próprio mundo, e claro, tem o fator gameplay que é excepcional. Inclusive, este jogo traz uma história original de Ekko, mas também explica bem quem esse jovem personagem é fora de suas partidas em nome de invocadores.

Boa leitura.

"CONVERGENCE" ou apenas "O Jogo do Ekko" é um jogo de plataforma e exploração, estilo metroidvania, com gráficos em 2D e muito bem desenhados, repleto de detalhes e com traços próprios (que diferem levemente das artes comumente realizadas pela Riot).


Ele se destaca por ser um tipo de hack and slash 2D, muito parecido com jogos como Hollow Abbys ou meu favorito "Dust - An Elysian Tail". Na verdade, o jogo me encantou exatamente por lembrar "Dust", e pra mim foi algo espetacular, poder vivenciar a experiência mágica que tive ao jogar aquele jogo, mais uma vez.

O personagem explora alguns mapas interligados, buscando itens e caminhos que só podem ser acessados caso ele obtenha os poderes, habilidades e movimentos específicos. Por isso é aquele vai e vem constante de reexploração.


Mas por incrível que pareça, ele não frustra. O jogo é tão rico em detalhes que só pelo passeio ele já rende diversão, e não da pra se perder, com um mapeamento muito bem feito, e indicativos perfeitamente localizados, é fácil avançar na história, sem perder a sensação de liberdade, e sem ter a sensação de perda.


Os obstáculos que surgem evidenciam logo de cara que não podem ser superados, quando não podem, e nem somos induzidos a perder tempo tentando. Sem contar que o próprio tempo do jogo está em nossas mãos, e manipula-lo é a principal (porém não única) diversão dele.

Lembrando em muito a mecânica de Prince of Persia - Sands of Time, o jogo nos deixa rebobinar o tempo, sempre que algo sai do jeito que não queremos, permitindo que assim construamos nossa aventura como acharmos melhor, tanto na exploração quanto nos combates.

E o melhor de tudo é que há um ótimo equilíbrio entre o uso e reuso dessa habilidade, em que ela escalona conforme progredimos, se adaptando ao nosso estado no jogo e aumentando a quantidade de vezes que podemos usa-la.


O combate também é muito bem elaborado. O personagem ataca de perto com sua Espada Temporal, mas também pode realizar um golpe de longe com seu "Relógio". Isso além de vários e vários combos possíveis graças ao vasto arsenal de habilidades e movimentos que ele adquire.

Tudo se torna cada vez mais dinâmico, e o jogo sabe quando pedir a combinação dos poderes. É desafiador, mas também é divertido, e com as muitas e muitas chances que temos pra repetir nossas tentativas em imediato (sem precisar de loading nem nada), é tudo bem fácil até, mesmo sendo também bem difícil.


O jogo nos permite mudar sua dificuldade quando quisermos, apenas para que foquemos na diversão, mas mesmo jogando no modo "normal" com as configurações originais, tudo é bem equilibrado e na medida ideal para nos divertir.


Sem contar que, o outro lado da moeda também é muito criativo e interessante: A História.

Ela é clara, não fica de rodeios nem esconde os mistérios por tempo de mais. Além disso ela tem momentos engraçados, e vários diálogos naturais, e ainda por cima DUBLADOS. Apesar da animação ser ocasional, só as conversas já são bem legais e diversificadas, mas bora falar por partes...

Jogabilidade

O jogo se baseia em nós no controle de Ekko, podendo andar, atacar, abaixar e pular. Nosso objetivo é seguir pelos mapas explorando, lutando contra inimigos e procurando itens ou acessos diferentes.


Ele também pode pular nas paredes... 


E se balançar em cabos ou barras suspensas, pra pegar impulso e saltar mais alto.


A cada chefe derrotado, ou a cada estágio avançado, Ekko recebe uma habilidade nova, geralmente baseada em seus movimentos de League of Legends. Mas, a primeira e mais importante habilidade que ele libera é a de Reversão Temporal.

Consumindo um ponto de energia (cumulativo e ainda por cima que aumenta conforme o jogo avança), ele pode rebobinar alguns segundos, refazendo todos seus movimentos.



Isso pode ser feito a qualquer momento, e voltar pra qualquer instante que o jogador queira dentro do tempo limite. Essas rebobinadas afetam o mundo ao redor, e objetos também retornam às suas posições anteriores, assim como inimigos e o dano que eles receberam. É muito parecido com o efeito da Adaga do Tempo no Prince of Persia.

Só que o limite de retornos é muito maior, e dá pra fazer isso muito mais vezes que no outro jogo. Porém não é algo infinito, e uma vez que acaba, só recarregando ao pegar a energia em objetos pelo cenário ou de alguns inimigos derrotados.


Ekko também ataca com sua Espada, e pode esquivar de inimigos avançando através deles. Neste jogo o contato direto com inimigos normalmente não causa dano (só se tiverem espinhos), então Ekko pode atravessar andando, e se mover livremente, exceto quando eles atacam. 

Bem, acho que é uma boa falar de todos os poderes do jogo, então resumirei eles:

Poderes

Rebobinagem

Essa habilidade é única do jogo, apesar de parecer com a Ultimate de Ekko em League of legends, e é o poder que ele mais utiliza.


Usando o Revo-Z, Ekko consegue voltar segundos no tempo pra refazer suas ações como bem quiser, recuperando sua vida perdida e qualquer carga de habilidade usada nesse tempo. A quantidade de cargas de retorno pode aumentar conforme ele cumpre missões secundárias, e elas se restauram depois de coletar energia.

Ekko decide quando parar de rebobinar, mas existe um tempo limite máximo pra cada tentativa. Como mencionei, é parecido com Prince of Persia, mas em maior quantidade.

Cronoquebra


Essa é a Ultimate, igual a do jogo, porém bem mais demorado de usar (leva muito tempo pra ela recarregar sozinha). Ekko rebobina no tempo, mas levando em consideração o local em que Ekko esteve onde tinha maior número de inimigos. Isso faz ele voltar pro local exato onde uma sombra de luz que o segue estava.


Esse poder é só pra causar dano, e considerando a rebobinagem, ele é bem mais fraco, apesar de ter como melhorar seus efeitos com "engenhocas".

Giratempo

Um equipamento que Ekko recupera de um inimigo, ele é um círculo de energia (eu sempre chamo de relógio) que pode ser disparado pra qualquer direção, até uma determinada distância, e que retorna pra onde Ekko estiver depois de alguns segundos, sempre causando dano em tudo que tiver no caminho.


Essa arma também pode ser usada pra acionar portas ou acionar interruptores de plataformas (permanecendo lá até Ekko chamar de volta, ou se distanciar), sendo basicamente uma chave universal.


É um ataque que é usado no Lol também, mas lá só causa dano de ida e volta.

Sapato Especiais e Gancho

Esse é um equipamento que também é recuperado por Ekko, na verdade ele havia emprestado pra um dos amigos dele, e quando o pega isso abre vários caminhos. Afinal, ele permite deslizar por cordas espalhadas por Zaun, e se pendurar nelas.


Assim, é mais fácil sair navegando pelo mapa, acessando plataformas distantes.

Solas Magnéticas

Os sapatos de Ekko recebem outro upgrade, onde ele passa a andar pela parede (apenas pontos específicos). 


Exatamente como o parkour mentiroso de Prince of Persia, ele corre nas paredes pra alcançar plataformas distantes, e pode fazer isso quantas vezes quiser, basta apenas pular (nem precisa de impulso).

Convergência Paralela

Outro poder que existe no Lol, esse ataque cria uma esfera temporal onde tudo que está dentro, exceto Ekko, fica desacelerado.


Ekko pode escolher o ponto de disparo quando quiser, e não tem tempo de recarga. Além disso, dá pra jogar a esfera no meio do ar, paralisando disparos de inimigos, e até objetos.

Mergulho Fásico

É uma adaptação de um dos ataques de Ekko em Lol. Ele aprende durante o jogo a criar brechas na realidade, pulando em objetos brilhantes ou inimigos, mesmo que estejam barrados por alguma parede.


Isso basicamente o teletransporta pro local onde o objeto ou inimigo estão, e ainda causa dano. No lol esse ataque serve pra avançar em inimigos, mas não chega a ser tão apelativo, sem contar que aqui ele não tem tempo pra reuso, mas tem cargas de uso (que se recarregam com o tempo).

Segundo Salto

É só um pulo duplo, que todo jogo do tipo tem que ter.


Serve pra avançar e alcançar plataformas, além disso pode ser aprimorado com Engenhocas pra causar dano girando.

Pulso Temporal


Esse é um poder circunstancial, que só funciona mesmo em locais bem específicos. Ele empurra objetos com uma explosão temporal que Ekko cria em seu entorno.


Também serve pra quebrar alguns blocos.

Avanço Rápido

Esse é uma Corrida que Ekko dá para frente, praticamente voando no ar. É a segunda parte do ataque do Lol de mobilidade.


Serve pra atravessar penhascos, e combar com o Pulo Duplo (principalmente) pra ganhar acesso a regiões quase impossíveis.

Tirando esses poderes, Ekko pode se aprimorar com Engenhocas e Perícias. Resumidamente, Engenhocas são ferramentas que ele constrói com itens secretos dos cenários, e Perícias são movimentos de luta que ele aprende treinando com um determinado personagem.

Existe um limite para as Engenhocas (que aumenta conforme chefes são derrotados) e as Perícias só são combos mesmo.

Cronocomunicador


De tudo que Ekko pega, acredito que o que mais se destaca é o rádio, pois é com isso que ele conversa à distância com seu "eu do futuro". Mas, explicarei melhor os personagens a seguir. Sobre o aparato, ele é apenas uma reação por haverem 2 Revo-Z juntos.

Personagens

A lista de personagens não é tão grande, e apesar de alguns fazerem parte do jogo original, muitos são inéditos ou pertencentes ao núcleo de personagens de Ekko somente. Mas, algo em comum em todos eles é que são de Zaun, ou Piltover, cidades que já foram até apresentadas na série Arcane, mas agora o foco é Ekko, e não Jinx, apesar da própria Jinx dar as caras.

Ekko


Esse é o protagonista, e também um dos personagens que aparecem no League of Legends. Porém, a versão mostrada dele aqui não é exatamente a mesma.


Ele é um baita técnico de Zaun, que constrói aparatos de todo tipo, e fez uma máquina do tempo usando fragmentos de um poderoso mineral criado em Piltover, chamado Hextec (mistura de Magia com Tecnologia). Ele chamou essa arma de "Revo-Z".


Apesar de jovem, ele é muito inteligente, e mexe com o tempo enquanto brinca pelas ruas de Zaun, e defende as pessoas de lá. Como Zaun é o submundo de Piltover, é normal o caos por lá, porém tudo fica pior um dia em que uma torre simplesmente explode no centro da cidade.


Conforme investiga ele descobre que esses eventos estavam mais relacionados à ele do que imaginava, e acaba tendo de lutar pra salvar Zaun, Piltover e o próprio tempo.


A Lore de Ekko: Na história chamada "Acalanto" da Riot, é contado como Ekko usa tanto o Revo-Z quanto uma invenção nova chamada "Puxaluz" (que basicamente são as habilidades dele no jogo), além de dar muita ênfase nos pais dele. Algo que o conto ressalta é o quanto ele ama seus pais, tanto que ele rebobina o final da noite inúmeras vezes, só pra ficar com eles um pouco mais. 

Ekko do Futuro


Não demora nada pra ele se revelar, uma versão maior, madura e bem mais velha de Ekko surge diante dele, e é um chefe corriqueiro apesar de ser um aliado.


A história na verdade gira em torno deles dois. Ekko do Futuro viajou ao passado pra impedir que um minério fosse produzido em massa, uma cópia instável do Hextec (chamada Sintixi), e evitar uma guerra no futuro entre as duas cidades. Mas, os métodos que ele tenta usar são cruéis de mais, e o Ekko do Passado tenta por juízo na cabeça dele.


Por ter vivido mais, ele teve mais traumas e se tornou muito mais frio. Além disso, ele melhorou sua máquina do tempo podendo viajar pra qualquer ponto em que já existiu, chamando ela de "Cronoporta" ao invés de Revo-Z. Mas, o problema é que isso deu um senso de controle absoluto pra ele, e ele passou a achar que deve manipular tudo e todos, a todo tempo.


Os dois Ekkos trabalham juntos, até começarem a se desentender com seus objetivos, e rolam 3 lutas entre eles.

A inicial, onde ele é um chefão ainda encapuzado, onde ele se apresenta ao fim e pega leve com Ekko.


A segunda lut


This post first appeared on DivulganteMorte, please read the originial post: here

Share the post

AnáliseMorte: O Jogo do Ekko - CONVERGENCE - A League of Legends Story

×

Subscribe to Divulgantemorte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×