Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

AnimeMorte: One Piece - 1° Temporada - East Blue - Tudo sobre o começo de One Piece!

A série da Netflix está por vir, então optei por me atualizar e assistir algo que jamais pensei que assistiria: O anime de One Piece!


Eu já havia visto ele antes, na infância, pela televisão... mas nunca pensei em maratona-lo na vida adulta, principalmente por ser uma obra com seus mais de 1000 episódios. Contudo, comece ia ver sem pretensão, e notei que foi uma ótima decisão.

Afinal, a série da Netflix teve seu trailer lançado, e nele da pra notar que ela adaptará por inteiro o que seria a primeira temporada do anime, algo em torno de 50 episódios, em provavelmente 12.

Isso seria possível? Bem, ao meu ver sim, principalmente pelo anime ser drasticamente enrolado (mas não deixa de ser bom), e daria pra contar as mesmas histórias, sem soar algo acelerado, apenas cortando alguns flashbacks e enrolações. Mas, falarei mais disso a seguir.

Boa leitura.

One Piece é um anime lendário que não terminou, e segue pau a pau o mangá de mesmo nome, que também não terminou ainda. Sua história gira em torno de um Pirata que procura o One Piece, o maior tesouro do mundo, que ninguém sabe o que é... e até hoje ele ainda não mostrou nem pista do que seja... com mais de mil episódios e edições de mangá.


É de assustar e afugentar qualquer novato na área, mas felizmente é um anime divertidíssimo de se acompanhar, além de ser estruturado de um jeito impossível de largar, contando tudo na hora certa, e do jeito certo pra entendermos sem ter vontade de pular.

A primeira temporada serve pra introduzir os personagens como um grupo, que se forma baseado em seus sonhos e objetivos. Porém, ela não perde tempo tentando explicar um por um, ela conta isso tudo aos poucos, conforme avança na narrativa do grupo e sua formação, sem nunca se desviar do foco.


Tanto que, a cada membro novo no grupo, chegamos a conhecer parte de sua origem, mas somente a parte que explica a razão deles entrarem pro grupo. Até o fim, mal conhecemos os membros, mas já nos conectamos profundamente com Suas motivações.

Paralelamente, o anime vai explicando cada detalhe do mundo que eles habitam, com cada ameaça tendo seu destaque junto aos objetivos de cada membro. Tudo é contado seguindo essa ideia, permitindo que aos poucos aprendamos tudo sobre os arredores, sem a necessidade de diálogos expositivos...


Porém, mesmo sem precisar, ele acaba perdendo muito tempo em seus episódios só com coadjuvantes reagindo. É muito comum as batalhas demorarem horas pra acabarem, não por serem desafiadoras, mas pelas pausas que o anime teima em dar pra mostrar a plateia.

E essa plateia, de capangas dos heróis e vilões, só fica repetindo frases de impacto, citando o nome dos poderes e personagens, reagindo exageradamente às reviravoltas, e torcendo.


Isso, somado aos flashbacks de cenas de episódios anteriores (que vão aumentando conforme mais episódios surgem pois ai tem mais o que reciclar né) vai tornando cada episódio mais curto, em conteúdo útil, dando a impressão de perda de tempo.

Curiosamente, não da pra só sair pulando tudo, pois por mais repetitivo que seja, sempre fazem de um jeito que a gente fica ansioso pra ver mais, e nunca estacionam no evento. Nenhum episódio é "parado", e todos acabam progredindo, nem que seja um minutinho.


A calmaria preenche os momentos de emoção, e os muitos flashbacks que surgem ajudam no despertar de alguns sentimentos. Chorei horrores com algumas das histórias... e tem isso também...


Apesar de não ser um anime violento, ele é pesado em muitos momentos. Isso pois mesmo sendo fantasioso e cheio de gente superpoderosa ou com habilidades anormais, ele ainda é realista, com suas consequências, com suas tragédias, e não sai inventando soluções atoa.


Ninguém simplesmente "Explode de Raiva" e sai matando todo mundo. Os personagens tem seus limites e por mais que os superem, há limite pra isso também. Por isso a cada evolução há a longa pausa pra que todos se adaptem ao novo, e desafio maiores passam a aparecer.

Também existe um padrão. Cada nova ameaça costuma perdurar por 6 ou 8 episódios, configurando um "arco". É a história do grupo enfrentando um inimigo que, revela capangas fortes, divide o grupo em pequenas batalhas de 1 ou 2 episódios, e então deixa 3 ou 4 episódios só de combate entre o chefão e o protagonista.


Isso faz com que cada um tenha seu desenvolvimento, lento, mas existente e permanente. E de início, nós só vemos personagens muito fracos que sonham muito alto, mas aos poucos começamos a entender que, por mais fracotes que pareçam, as qualidades individuais de cada um são bem promissoras a longo prazo.

E esse "longo prazo" é o que One Piece promete ser. Bem, falarei a seguir o que cada personagem do grupo da primeira temporada é, o que cada um mais deseja, o quão longe está disso, e qual a razão de sonharem. Farei isso ainda citando cada um na ordem em que eles surgem, assim como os elementos do universo One Piece mesclados a eles.

Luffy D. Monkey


Esse é um rapaz jovem e completamente inconsequente, que se lançou ao mar em busca do sonho de ser o "Rei dos Piratas".

Ele aparece no primeiro episódio, saído de um barril, sem qualquer explicação da razão de estar naquela situação. Mas, ao lado de um jovem que deseja ser marinheiro, ele se mete numa briga contra outros piratas, e acaba ajudando o rapaz a se libertar.


Ele não tem um barco, não tem tripulação, não tem armas nem dinheiro. É apenas um moleque com com um chapéu de palha e as roupas do corpo, saindo mundo afora.

Porém, ele tem duas características que o tornam especial: O poder de uma Akuma no Mi, e os Instintos de Capitão.


Começando pela "Akuma no Mi" (Fruta do Diabo), esse é o nome dado a um tipo de fruta rara e especial, que concede um poder para quem a come-la. Mas, esse poder depende do tipo da fruta, e existe um efeito colateral: Quem comer, é expulso do mar.

Tecnicamente, quem come uma fruta dessas não pode mais nadar no mar, pois ao ficar submerso, o individuo é paralisado e tem suas forças reduzidas ao mínimo, se afogando.


Isso para piratas é o terror, então geralmente evitam comer. Mas, Luffy devorou uma fruta dessas, a da Borracha, por pura gula quando era criança, e ganhou o poder de se esticar como borracha. Em troca, ele perdeu a capacidade de nadar (o que ele era bom), e mesmo assim, nunca abandonou seu sonho.


Sua outra grande característica é seu Julgamento de Caráter, derivado de seus instintos. Mesmo sem entender, ele sempre acerta em quem escolhe para se unir ao bando, e ele é bastante seletivo com isso. Sempre com os olhos arregalados e raramente piscando, Luffy está atento a tudo e sempre observa, mas essa atitude de capitão se contrasta com seu jeito bobo, e ele nunca leva a sério nada.


De início, seu objetivo é só montar uma tripulação para acompanha-lo na jornada, todos escolhidos para suprirem suas deficiências e falhas. Mas ele também busca amigos, pessoas confiáveis, e luta com unhas e dentes para conseguir isso.


O arco de destaque dele é contra a Pirata Gorda. Nesse arco ele a enfrenta para salvar um jovem que almeja ser marinheiro, apesar disso não ser bem seu objetivo. Na busca por tripulantes, ele acaba caindo no barco dessa mulher, em pleno confronto da Marinha contra os Piratas.


Luffy não tem seu passado mostrado por completo, apenas o momento em que ele recebe seu Chapéu de Palha, também seu maior tesouro.


O Chapéu lhe foi dado por um Pirata ruivo chamado Shanks, que é poderoso mas pouco explicado. Ele usava o chapéu, e da ele para Luffy como um empréstimo para motiva-lo em seu sonho. Além disso, ele perde um dos braços para salvar Luffy do afogamento certo, pois o garoto acaba caindo no mar logo depois de comer a fruta do diabo. Essa fruta era do Shanks inclusive.


Apesar de ser o protagonista, Luffy sempre dá um jeito de sair de cena, seja dormindo, desmaiando, ficando preso ou se perdendo. Quando ele aparece geralmente é pra finalizar as lutas, ou para dar moral pra tripulação, e isso ajuda a destacar os demais membros.


Zoro


O maior Caçador de Recompensas (ou seja, caçador de Piratas, pois eles que valem recompensas) e mais temido em East Blue, Zoro é famoso por usar uma técnica de três espadas durante suas lutas, e por ser implacável em suas caçadas.


Luffy decide que ele seria seu primeiro tripulante, e vai caçar o caçador. Porém, ao chegar numa base da Marinha (acompanhado do amigo que fez) ele descobre que Zoro havia sido capturado, e opta por liberta-lo.


Ele faz isso pois descobre que apesar do cara ser perigoso, ele tem bom coração e só foi preso por conta de um acordo que fez com um marinheiro abusivo, para poupar pessoas de uma vila próxima da base. 


Infelizmente, apesar de ter suas espadas, Zoro não chega a lutar com seu poder total, o que é um pouco frustrante. Ele já começa tudo bem ferido, e não podemos ver do que ele realmente é capaz. Além disso, ele aceita de bom grado se unir a Luffy, após ver o tamanho potencial do garoto.


Mas ele mesmo tem seu próprio sonho: Se tornar o maior Espadachim do Mundo. Com o apoio de Luffy, ele acredita ainda mais no objetivo dele, e aceita ser um Pirata.


Zoro fez uma promessa quando criança, para uma rival espadachim, que faleceu por um acidente (bem estilo "Meu Primeiro Amor"). E quando ele conhece Luffy, ele já tem uma certa fama, já é temido, já está bem avançado no seu objetivo, mas ainda não está pronto.


De todos, ele é o que mais avançado está, porém é enfraquecido por ferimentos, e pela perda das espadas, só pra que sua evolução acompanhe a dos demais.


Observação: Um dos maiores alvos de Zoro aparece ainda em East Blue, o Mihawk, maior espadachim do mundo atualmente. Porém ele está tão forte, e tão distante do potencial de Zoro, que é impossível vencê-lo.


O cara humilha Zoro usando uma faca pra lutar contra ele, e vence facilmente, só finalizando ele com um corte de sua espada pra marca-lo pra sempre. Porém, ele desafia o rapaz para que ambos se enfrentem de verdade no futuro, na Grand Line.


Duas da espadas de Zoro são perdidas nessa luta, mas a Espada Branca, que ele carrega na boca, resiste. Essa é uma espada muito importante pois pertenceu a pessoa pra quem ele fez sua promessa.

Usopp


A jornada para encontrar Usopp nem rola por ele, mas pela embarcação. Luffy, Zoro e uma tripulante temporária (Nami) viajam para tentar achar um barco pra eles, e acabam chegando numa ilha pacífica, mas com um jovem bastante mentiroso que amava perturbar os habitantes.


Esse jovem, com a mesma idade de Luffy, era filho de um dos tripulantes de Shanks, por isso é reconhecido imediatamente. Mas, Usopp é infantil, mentiroso e medroso, em nada se assemelhando ao seu pai como pirata.


Porém ele tem orgulho do pai que nunca mais viu, e sonha em ser um Grande Pirata, assim como ele. 

Usopp gosta de brincar e se auto intitulou Capitão Usopp, tendo até um grupo de três crianças que o seguem. Ele também é ótimo em fugir, se esconder, e criar armadilhas, além de ser muito bom de mira, e melhor ainda na arte de mentir e inventar histórias.


Em sua ilha, ele acaba descobrindo um pirata infiltrado que pretende matar uma amiga rica sua, e apesar de tentar salva-la, ninguém acredita nele por causa de seu hábito mentiroso.


Mas Luffy e os outros acreditam, e o ajudam a enfrentar a trupe de piratas, vencendo no fim e salvando a ilha. 


Em troca, eles ganham um navio e um tripulante novo, que nem procuravam.


Usopp é com certeza o mais fraco de todos, e o com menor potencial para crescer, além de ser o mais chato (por suas mentiras e exageros, além de personalidade irritante). Mas, ele tem mesmo uma ótima mira, assim como seu pai, e acaba sendo uma adição importante pra trupe.

Sanji


No caso de Sanji, ele é um Cozinheiro do Mar, tão eficiente que é o sub-chef de um navio restaurante.


Porém, ele também é rabugento, não se dá bem com as pessoas, e é tremendamente agressivo, exceto com mulheres, onde ele vira um doce de pessoa e galanteador.


Ele é um cozinheiro incrível, mas também é um lutador poderosíssimo, usando suas pernas para golpear e sempre lutando para poupar suas mãos.


Sanji também é fumante (dependendo da versão da animação, pois uma censura famosa que fizeram foi trocar seu cigarro por pirulitos), e tem aversão a quem desperdiça comida.


Isso pois no passado, quando criança, ele passou fome ao lado do chefe do restaurante, por semanas, e aprendeu a valorizar cada migalha.


Seu superior e inspiração, foi também um temido pirata (o Perna Ruiva) que acabava com seus inimigos na base do chute. Mas, ele perdeu uma das pernas para salvar Sanji (que na época não era ninguém, apenas um garoto com um sonho parecido com o dele) e desde então ambos cozinharam juntos, e treinaram juntos.


O sonho dele era encontrar o "All Blue". Acontece que o oceano de One Piece é formado por 4 mares (North, West, South e East Blue), e havia uma lenda entre os cozinheiros do mar que, havia um ponto onde todos os mares se encontravam, e era possível pegar peixes e ingredientes de todo o oceano num único ponto.

O Perna Ruiva sonhava com isso, inclusive chegou a viajar pela Grand Line e procurar não o One Piece, mas o All Blue. E no fim, mesmo sendo uma rara pessoa de East Blue que conseguiu voltar da Grand Line com vida, ele acaba perdendo a perna e decide focara fica na cozinha.


Sanji herda esse sonho, e depois deu m baita combate contra um Pirata traiçoeiro e temido em East Blue, Sanji se une ao grupo, mas um dos membros da tripulação deserda nesse mesmo momento.

Nami


A Navegadora do time, Nami, ela aparece em todos os episódios de One Piece, desde o primeiro, porém ela sempre passa como um personagem secundário.


Ela chega a entrar pra tripulação após Zoro, e ela quem leva todos até a ilha de Usopp, ajudando na batalha de lá e colhendo os tesouros da jornada, porém desde o começo ela deixa claro que não é parte da tripulação.



This post first appeared on DivulganteMorte, please read the originial post: here

Share the post

AnimeMorte: One Piece - 1° Temporada - East Blue - Tudo sobre o começo de One Piece!

×

Subscribe to Divulgantemorte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×