Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

CríticaMorte: Resident Evil - Death Island - Mal Feito e Sem Graça

Por que enrolar? O filme é ruim, em enredo e na animação. Ele não tem nada pra contar, só inventa uma história qualquer sem pé nem cabeça, com um vilão genérico e sem qualquer motivação ou personalidade, e reúne o elenco de todos os jogos principais para lutarem lado a lado contra nada.

É um show de fanservice vago, com referências aos outros filmes/séries animadas e jogos, mas de um jeito sem importância, sem relevância, e sem qualquer significado.


Inclusive, o filme serve-se de clichês e facilitações de roteiro para favorecer o elenco, de um jeito tão artificial, que só não supera a animação de baixa qualidade, que consegue ser inferior às cinemáticas de jogos de PlayStation 3!

Um show de horror, no sentido ruim, pois nem mesmo como "algo de terror" essa animação serve. Ela literalmente não tem nada pra mostrar ou contar, é só 2 horas de reunião de personagens caçando zumbis e lickers, pra impedir um maluco qualquer que só tem poder pois o roteiro dita Isso.

Falarei o que der, mas tecnicamente, não tem muito o que contar!

Boa leitura.

"Resident Evil - Death Island" pelo menos não foi dividido em 4 partes e vendido como série igual a última empreitada animada que a Capcom tentou (Resident Evil - Infinity Darkness)... mas nessas horas bate um arrependimento de ter criticado negativamente aquela obra, pois perto dessa, aquilo era uma obra prima.

Esse filme é sim uma boa animação, se ignorarmos critérios mais exigentes de qualidade. Se pensarmos na arte em si como um projeto indie por exemplo, se sairia muito bem, artisticamente falando (pois em termos de enredo a coisa é outra história).


Contudo, temos dois nomes de peso envolvidos nessa bomba: Capcom e Sony. São empresas empenhadas em desenvolver jogos triple A (ou seja, de altíssimo orçamento), e com sucessos constantes inclusive nos remakes recém lançados como o Resident Evil 4, todos com uma altíssima qualidade, desenvolvidos nas melhores ferramentas gráficas de suas plataformas.


Além disso, é um Resident Evil! Nome de peso, que promete trazer os 4 nomes mais fortes de toda a franquia unidos em uma jornada conjunta: Chris, Jill, Claire e Leon! Então olhar para algo em que, sombras quase não tem, a luz se comporta de forma irreal, partículas são inexistentes, cabelos mal se movem, tecido tem aspecto de borracha, expressões são sem vida e robóticas, e pra variar, sincronia labial nem acompanha o IDIOMA NATIVO corretamente... gente! 


Apesar da movimentação ser aceitável, e a câmera permitir planos sequência ininterruptos em combates, as coreografias usadas pelos bonequinhos são totalmente sem graça, mentirosas, e nem aproveitam o fato de ser uma animação para ousarem. Na verdade, conseguem ser piores do que uma coreografia de combate feita por pessoas reais fingindo que se acertam, pra se ter uma ideia de quão mal feito isso é.


Logo no começo há uma perseguição em autoestrada que é no mínimo risória. Nem é pela ignorância às leis da física (afinal, estamos falando de uma animação, e pior, de RESIDENT EVIL, que nunca respeitou qualquer lei da física). Mas tem coisas que pelo amor de deus, são muito feias de se ver em um filme de 2023!


Leon passa por um túnel, e as luzes que refletem em sua jaqueta nem fazem efeito de brilho, só ficam ali marcadas como se tivessem esquecido de programar o efeito! 

A forma como ele luta em cima da moto, o jeito como ele cai da moto, o jeito como a moto desliza pela estrada, parece tudo um monte de bonecos postos no cenário e movidos por códigos, o que é exatamente o que são, mas nem tentam executar isso de forma mais fluída, ou pelo menos de um jeito bem montado pra parecer fluído.


Eu não sou ninguém pra criticar a arte alheia, quem dirá animações em 3D. Não sei como o filme foi feito, se usou captura de movimento ou produziu tudo direto no sistema usando os modelos dos personagens, mas como consumidor, e como alguém que já se acostumou com o mercado atual de projetos realizados em 3D, não consigo ignorar que ficou muito ruim!


Mas, vamos desconsiderar isso, vamos apenas imaginar que tiveram pouco orçamento e queriam contar algo para nos entreter. Um presente ao público, um ode à franquia, uma janela pras possibilidades, e quem sabe novas histórias neste belíssimo e vasto universo de terror biológico e ação... bem, se olharmos dessa forma: Tudo piora em dobro.

Pois como citei, não tinham o que contar!

A história é EXATAMENTE a seguinte: 

Um militar covarde e maluco que trabalhava pra Umbrela, foi designado para ajudar na contenção do vírus la na Raccoon City, e junto de seu amigo e seus demais colegas, ele confrontou a zumbizada até que geral foi infectado, menos ele e o amigo.


Então a Umbrela mandou eles executarem todos os infectados, se não eles não mandariam ajuda, e o amigo dele optou por matar geral sem pestanejar. Mas, ele ficou covardão chorando e dizendo que tava errado, e por causa disso, o amigo foi infectado também. 


Resultado: Pra sair vivo, ele tem que matar o amigo, e mata de forma cruel mesmo, espancando a cabeça dele até ele morrer. Legal, fim de flashback do cara, e começa a grande vingança (sempre botando uma arma na cabeça sem razão).


Ele rouba dados das maiores empresas que estiveram envolvidas nas ameaças biológicas até 2015, e arquiteta um plano para mostrar pro mundo inteiro, que ele tá ruim da cabeça e quer se matar na base da roleta russa. O plano é capturar Leon, Claire, Jill e Chris, e infecta-los com uma nova cepa do T-Vírus modificada por ele, para assim fazer eles se matarem.


A razão de escolher eles 4 é por eles terem derrotado o T-Vírus e suas variáveis antes, e queria com isso provar que até os bonzinhos e heróis eram vulneráveis. Então ele atrai geral para a Ilha de Alcatraz (a antiga prisão famosa, que virou ponto turístico) e infecta todos os 20 turistas, tornando eles zumbis, deixando só os 4 heróis ilesos.


O vírus que ele desenvolveu se destacava dos outros por ser muito mais rápido na infecção, e por ser seletivo. Ele não se espalhava por mordidas, saliva ou sangue, mas sim por MOSQUITOS CONTROLADOS.


Ele fez isso tudo praticamente sozinho, mas teve ajuda de uma moça que odeia o Leon (e deve ter aparecido em algum jogo ou filme mas nem lembro dela, e no fim ela morre empalada).


E um cientista que construiu os mosquitos tudo (e é assassinado por ter ousado fugir, por sofrer ameaças de ser assassinado).


Como ele controla a praga? Com a mente mesmo, e o objetivo dele era infectar o mundo inteiro com isso, escolhendo a dedo quem viraria zumbi, e quem não. 


E ele faz tudo isso em 30 minutos de filme, infecta os protagonistas (deixando só Jill pra ela ter de matar os amigos), mas obviamente neles, a infecção fica lenta.


Então uma quinta pessoa aparece, a Rebeca, com a cura, salva todo mundo, e eles enfrentam o maluco que se auto infecta e se funde com um tubarão pra virar um monstro IRRACIONAL e gigante.


Ai surgem bazucas, de arsenais de armas convenientemente posicionados no local em que o cara se matou, e geral sai atirando no monstrão, até impedir ele de se mover, e também tomar controle dos mosquitos infectados e pré-programados.


Os heróis conseguem isso pois o cientista morto gratuitamente, entrega os códigos de controle dos mosquitos antes de morrer. 


E é isso, mundo salvo, geral se cumprimenta e fim.

Esse é o grande filme Death Island! 

Tudo é bem superficial, não há grandes surpresas, não tem suspense, nem mesmo criaturas novas. O que aparecem são os zumbis, agora mais rápidos mas, que não infectam.


Os mosquitos, que só picam e causam paralisia nas pessoas, isso enquanto o roteiro deixar (pois quando é conveniente, geral levanta e sai andando, mas quando não é ficam no chão reclamando de dor).


Tem Lickers, de onde os mosquitos são encubados. E nesse caso eles aparecem só pra fanservice mesmo, pois por mais ameaçadores que sejam, tem uma cena só e depois somem.


E tem um tubarão gigante (só cópia da baleia do RE4) que não tem razão pra existir, além de matar todos os soldados que Rebeca leva pra ilha (só ela sobrevive, que coincidência!) e pra se fundir com o cara no final.


E essa fusão é só pra bater a cota de "Chefão Gigante" no fim dos Resident Evil. Nem faz sentido ele se matar, pois isso prejudica o próprio plano dele, se é que pode-se chamar o que ele fez de plano.


Sério que o cara queria que seus mosquitos voassem pelo mundo inteiro? Voassem pelos oceanos, infectassem um a um pelo mundo? Sério que ele programou sozinho cada mosquito pra picar pessoas específicas em todo o mundo? Bilhões de pessoas, ele foi escolhendo a dedo e pronto? Pelo amor né.

Repetindo, não tem reviravolta, não tem suspense, não tem surpresa, não tem mistério, não tem terror, não tem nem um combate decente (é só geral correndo e atirando de toda forma), não tem absolutamente nada épico ou minimamente chamativo.

Sobre as personalidades dos heróis, 
todos amam Bazucas (e derivados)


Leon se acha, Chris nem liga pra irmã e só pensa na Jill, Jill ta rebeldona com o Chris e quer lutar sempre sozinha, e Claire quer salvar o mundo e nem liga pro irmão.


Rebeca virou cientista mesmo, administra a vacina em tempo recorde e faz questão de SE ARRISCAR EM CAMPO pra levar pessoalmente (meu?), e ainda é ninja na pistola.


Aliás, todos são. Parece que agora os 4 são profissionais em tiro de bazuca... literalmente... os 4 atiram com bazucas diferentes no filme (na real até Rebeca atira). 


O final é tão... exagerado e sem razão nenhuma. Até Bazuca de Plasma aparece! Jill surge com ela em mãos do nada, já sabendo todos os macetes de uso.


Pra que exatamente fizeram esse filme? Se é pra reunir os grandes nomes de Resident Evil, acredite, até mesmo o odiado Resident Evil 6 fez melhor. 


Pelo menos lá tinha enredo. Sério, pra que tantas bazucas no final??? (e pior, tecnicamente nenhuma delas funciona pra vencer o chefe! Eles vencem por causa de um portão e uma granada, mesclado com os mosquitos sabotados... essas armas são mero capricho).


Enfim, é isso.

Nem curto Resident Evil, talvez isso tenha me feito odiar ainda mais o filme... mas esperava algo melhor depois de tanto marketing.

See yah.


This post first appeared on DivulganteMorte, please read the originial post: here

Share the post

CríticaMorte: Resident Evil - Death Island - Mal Feito e Sem Graça

×

Subscribe to Divulgantemorte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×