Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

AnimeMorte: Quando as Cigarras Choram (Higurashi no Naku Koro ni/When They Cry) - 2006 - Todo tipo de terror e mais...

Depois de muito tempo, e várias tentativas, acho eu que finalmente entendi Higurashi no Naku! Mas não foi uma tarefa rápida, nem fácil, inclusive levei aproximadamente 10 anos pra entender e concluir o anime. Sim, o negócio é sério assim.


E agora irei compartilhar minha descoberta, e o que entendi. Este é um artigo teórico, de anime, e vai ser longo então se prepare, inclusive pra spoilers. E sim, nesse caso não tenho escolha, ou conto tudo, ou não conto nada. Este não é o tipo de anime que não dá pra ficar de firulas escondendo os segredos pra te fazer querer assistir, pois ele já é complexo de mais.

Aqui é o espaço pra por as peças em ordem, então bora lá! E se não quiser spoilers, saiba apenas que, é um baita anime de terror antológico e psicológico, e apesar da arte "fofinha e estranha" ele é bem perturbador, e difícil de compreender... mas vale a pena assistir.

Boa leitura, e bora entender essa bagaça!

Quando eu disse que demorei uns 10 anos, eu não menti nem exagerei... É que apesar do anime possuir apenas 26 episódios, todos curtos com menos de 20 minutos "úteis" (sempre desconsidero abertura e encerramento), quando tentei assisti-lo (isso no início do blog) eu parei na metade, por simplesmente não ter preparo mental ou interpretativo suficiente para entendê-lo.


Depois disso eu ainda tentei assistir algumas vezes mais, mas sempre me perdia na trama e ficava tão confuso, que desistia. Houve até um agravante quando comecei a assistir o suposto "remake" em 2020, que melhorava os traços, e contava a mesma história aparentemente, até que do nada tudo soava muito estranho, com mudanças sutis e um final que me fez dizer "Saporra num é remake".

Daí adivinha?! Desisti de novo. Pois fiquei pensando "Preciso assistir o original de novo... mas meu cérebro não suportou na época... ele não vai aguentar agora... ou vai? Será que eu vejo? Meu deus o que eu faço!!!?" e tipo, lutei muito com esse pensamento até finalmente desistir e aceitar o fardo de ter de ver, e tentar entender como der.

Felizmente parece que me tornei mais propenso a identificar e interpretar histórias "complexas" com o tempo, ou ao menos passei a acreditar nisso. Então, fui todo feliz pra experiência... e só fiquei mais confuso do que já estava.


É que, "Quando as Cigarras Choram" é um anime de terror, horror, humor, mistério e terror psicológico que apenas não facilita em nada sua compreensão, quebrando a narrativa em atos, jogando pistas falsas, misturando eventos sem qualquer sentido, e atirando pra todo lado ao mesmo tempo.

Pra variar, o "remake" de fato é uma SEGUNDA TEMPORADA, algo previsto no fim da primeira e que apesar de levar 14 anos pra ser lançada, ainda por cima mente usando e abusando da própria tática da versão 2006, só de sacanagem, só de zoas, só pra ferrar com nossa mente!

Eu nem teria percebido isso se de fato já não tivesse passado pelos testes iniciais uma vez, e sentido na pele o terror do looping semelhante de coisas parecidas, mas em hipótese alguma iguais que a primeira temporada, essa de 2006, tanto fez.


É que uma das táticas muito usada no anime é a Repetição. Repetir falas, repetir eventos, repetir detalhes, mas sempre com sutis discrepâncias, com resoluções diversificadas, e conclusões cada vez mais randômicas e perdidas, tanto nos próprios episódios, quanto de um pro outro, e de um arco ao outro. Tudo sempre é muito bagunçado aqui.

Ele nos engana, fingindo estar contando algo linear, criando mistérios variados, e construindo algo bem perturbador, repleto de suspense e promessas... ai no episódio seguinte ele se esquece de tudo e apenas aponta mais mistérios, totalmente diferentes do que esperaríamos, e respostas incompatíveis com tudo que vimos. E isso vai rolando e rolando até chegar num ponto em que a gente nem sabe mais o que está assistindo! Mas permanecemos ali, fisgados pela trama perturbadora e cheia de reviravoltas, confiantes de que em algum momento tudo fará sentido... e faz... mas não do jeito que conseguimos captar.


Se minha descrição já te pareceu confusa, não se preocupe, eu juro que irei explicar tudo de forma claríssima. Acredito e trabalhei em um modelo que provavelmente será perfeito pra que entenda tanto a parte complexa e confusa, e todos os pequenos mistérios apontados, quanto a parte superficial que o anime quer que entendamos ao término. Aliás, essa última já adianto aqui: É tudo um limbo infinito.

Mas o fato de ser algo que não tem fim, e está fadado à repetição em diferentes conclusões, não significa que os mistérios em aberto não sejam, não foram, não serão, e/ou não seriam importantes. E bem, para que entenda meu ponto, contarei a história de CADA ARCO, explicando brevemente seu tema, e citando um a um dos personagens principais.

Aliás, você notará que mesmo os nomes e rostos se repetindo, os personagens são muito diferentes de arco pra arco. E sobre esse negócio de "Arco", em resumo, e só para que não se perca na ideia, irei explicar o que é... aqui é claro:

Arcos de Higurashi no Naku Koro ni

O anime, e falarei apenas do anime aqui (no fim explico melhor esse ponto), é dividido em episódios é claro, mas esses episódios também são separados no chamo de "Arco". Eles são devidamente intitulados e capitulados, mas todo título tem seu subtítulo, e isso é uma característica bem inédita ao meu ver. 

O primeiro arco tem 4 episódios, que começam com uma história pra nos introduzir à proposta, e termina matando todo mundo. No seguinte, temos mais 4 episódios, que já começam a bagunçar a trama, repetindo eventos dos 4 episódios anteriores, mas com mudanças pequenas, que vão crescendo gradualmente, até tornar tudo muito diferente, inclusive o tema. Isso vai se repetindo, a quantidade de episódios também vai variando, até chegar num ponto em que nada se conecta, mas tudo poderia se conectar.


É que dentro dos mistérios que vão sendo jogados ao acaso, muitos poderiam e teriam suas respostas, se aquele mundo fosse o certo e o mesmo, mas os mundos de cada arco mudam, mesmo que pareçam ser idênticos.

Por isso, as vezes uma resposta simplesmente não é a certa pra pergunta que tínhamos em mente. E mesmo que pareça a certa, acaba que não é, e só serve de desvio pra nossa atenção. Ficamos com aquele pensamento de que estamos entendendo, mas não, estão apenas nos perdendo no labirinto... e tudo é planejado. 


Agora irei explicar tudo falando arco por arco, citando seu temas proeminentes, resumindo-os o mais breve possível, e falando detalhadamente de seus personagens.

Primeiro Arco: Levado Pelo Demônio
Tema: Demônios, Maldição


Resumo: Tudo começa com um cara massacrando duas pessoas com um taco de basebol... 


Então a história é sobre ele descobrindo uma maldição diabólica onde pessoas morrem e somem todo ano durante um festival, e bem na vez em que ele sumiria, ele surta e mata geral (suas duas amigas, que queriam mata-lo e estavam aparentemente possuídas), e se mata no final rasgando a própria garganta, alegando ter visto o capeta.


Personagens

Maebara Keiichi


Esse é o Protagonista do arco, um jovem recém chegado à cidade que se tornou amigo de 4 garotas, em um clube escolar de jogos. Ele é tímido, mora com os dois pais, e aos poucos vai descobrindo sobre os mistérios da cidade, inclusive passando a duvidar das próprias amigas.

Rena Ryugu


Essa é uma das amigas, uma garota fofa que adora colecionar bonecas e tralhas, inclusive sendo conhecida por fazer caça ao tesouro no lixão, que fica onde seria a barragem da cidade. Ela é a única que tem coragem de brincar nesse local. Ela é aparentemente a mais próxima do protagonista.

Mion Sonozaki


Ela é a líder do clube de jogos, a mais velha do grupo mas igualmente carismática. Ela leva jeito pra coordenar os colegas, mas estranhamente carrega uma arma em um coldre publicamente, e ninguém parece se importar.

Satoko Hojo


Uma das garotas mais novas do clube, ela é perita em fazer traquinagens e criar armadilhas, e não se dá muito bom com o protagonista, apesar de atura-lo e fazer questão de zombar dele (e vice versa) sempre que pode. Ela tinha um irmão, mas nunca fala dele.

Rika Furude


Outra das garotas, ela é a melhor amiga de Satoko, e é também uma sacerdotisa do vilarejo, mesmo sendo muito jovem. Ela é gentil, culta, e busca sempre ser bem educada e comportada. Todas as garotas do clube são excelentes jogadoras, e o protagonista dificilmente consegue vencer delas.

Jiro Tomitake


Um fotógrafo que todo ano visita o vilarejo de Hinamizawa, para tirar foto de pássaros. Todos na cidade conhecem ele, e ele não parece nada suspeito. Porém ele é o primeiro a citar para o protagonista sobre os homicídios do passado.

Moça Desconhecida


Essa personagem surge durante um festival muito importante, e ela fala detalhes de uma maldição anual que atinge a cidade. O estranho é que ela parece reconhecer o protagonista, mesmo que eles nunca tenham sido apresentados. A lenda que ela conta é a de todo ano, a Maldição de Oyashiro, um deus da cidade, faz pessoas morrerem e sumirem todo ano durante um festival. No primeiro ano um cara foi esquartejado durante alguns protestos, e só seu braço foi encontrado. No segundo ano uma família foi morta jogada de um penhasco. No terceiro ano um sacerdote teve um infarto. No quarto ano uma dona de casa foi espancada até a morte. E agora era o quinto ano, e ela tinha certeza que alguém morreria, e estava investigando. Isso é importante pois, nesse ano quem acaba sumindo é justamente ela.

Policial Oishi de Okinomiya


Esse é um policial simpático que convida o protagonista pra ajuda-lo na investigação, sobre o desaparecimento da moça e a morte de seu amigo, o fotógrafo. Ambos são vítimas da maldição após o festival, justamente depois dela contar tudo para o protagonista. O motivo do policial contar com a ajuda dele é pelo fato de seu grupo, as 4 garotas do clube, serem suspeitas, pois no ano passado, um dos desaparecimentos foi Satoshi, irmão da Satoko. Isso faz ele começar a duvidar delas, mas ele ainda pode contar com o detetive em segredo.

Homens da Van


Alguns caras numa van branca tentam atropelar o protagonista, sem motivo algum. Isso faz ele começar a acreditar que querem mata-lo, por ele ser estrangeiro.


Em um momento que ele confronta sua amiga por agir muito estranho com ele, os caras aparecem atrás dele, o perseguem, e o nocauteiam. O mais estranho disso é que depois dele ser derrubado com um golpe na cabeça, ele acorda ao lado de duas de suas amigas, Mion e Rena, ambas bastante estranhas.

Médico


Existe um médico que aparece pouco, e cuida do protagonista quando ele diz estar doente (só pra faltar à escola). Ele não aparece muito, contudo no final, quando as amigas de Keiichi dizem que chamaram o médico pra ele, o mesmo aparece na porta da casa dele, com os caras da Van Branca.


Pais de Keiichi


Eles quase não aparecem, e quando aparecem sempre são "censurados" de alguma forma, sem que suas características sejam destacadas. Apesar de sempre estarem presentes, no último dia eles acabam saindo em viagem, por isso Keiichi é pego sozinho em casa.


Professora


No pequeno vilarejo, a sala de aula onde Keiichi estuda é compartilhada com outras turmas, de diferentes idades (o que por si só é muito estranho). Além disso, são poucas crianças, e apenas uma professora, que quase não aparece.

Festival do Algodão à Deriva


O Festival em questão é importante não só por todo ano ocorrerem mortes e desaparecimentos, mas por ser um ritual clássico da cidade. Nele, os habitantes pegam um pedaço de algodão e jogam no lago, pra expiar seus pecados. É um evento simples, festivo, mas que por alguma razão se conecta aos assassinatos e mortes.

Mistérios Pendentes:

Os Olhos de Gato


Um dos mistérios nunca respondidos é o fato das personagens, no caso Rena e Mion, ficarem com os olhos bem diferentes e mudarem a postura sempre que começam a falar sobre segredos. Isso faz parecer que alguma coisa as possui, tornando elas mais ameaçadoras, e fazendo protagonista suspeitar mais e mais. Essa mudança sempre vem de forma repentina.

Os Bolinhos com Agulha


Outro mistério é o bolinho que elas dão pro Keiichi, como um jogo do clube, mas que era também uma tentativa de machuca-lo. Não faz sentido, é um jeito muito mal pensado de "tentar matar" ele, e nunca fica claro o que elas queriam com isso.

O Passado de Rena


O detetive conta para Keiichi que Rena já foi muito violenta antigamente, e que ela já saiu da cidade uma vez. Ela tinha sido transferida pra fora, e um dia apenas quebrou todas as janelas da escola com um taco, e feriu alguns colegas. Mas depois disso ela voltou pro vilarejo e lá permaneceu. Nunca é explicado o que ela fez por lá, e qual a razão de ter surtado.

A Injeção


Próximo ao fim, depois que os caras da Van atordoam Keiichi, ele acorda do lado das amigas, e elas com os olhos diferentes tentam aplicar uma injeção nele, após dizerem que o médico estava chegando. Tudo é tão suspeito, mas tão suspeito, que a consequência soa até um alívio...

O Espancamento com o Taco


Apesar de não ser mostrado na íntegra, e surgir depois de uma elipse estranha, o protagonista mata as duas colegas e depois foge. Ele parece ter escapado da maldição, e escreve uma carta explicando o que houve com ele, fugindo em seguida. Mas ele ainda assim não sobrevive, e ele mesmo se mata rasgando a própria garganta, após ligar pro policial amigo dele e dizer que algo estava perseguindo ele.

As Anotações Modificadas


As cartas que ele escreve e esconde atrás do relógio são rasgadas, e modificadas antes dos policiais encontrarem. Isso nunca é explicado, e a mensagem que fica não esconde nada do que vimos, dizendo exatamente o que assistimos. Será que algo estava faltando?

O Desaparecimento


E por fim, nunca é explicado pra onde a garota estranha foi, e nem porque o fotógrafo rasgou a própria garganta. Mas, fica subentendido que ambos foram vítimas da maldição. A questão é: Se eles foram as vítimas, então porque o protagonista também foi?

Apesar de todos esses mistérios não terem respostas, conforme o anime avança as coisas fazem um pouco mais de sentido, não pelo jeito como são mostradas, mas pelos detalhes que nos fazem compreender e deduzir melhor os resultados. No fim você também vai entender.

Segundo Arco: Festival do Algodão
Tema: Assassinato e Dupla Personalidade


Resumo: Tudo começa com uma personagem enfiando uma faca na própria cabeça, enquanto a amiga ri desesperadamente e assiste. 


Então o episódio é sobre duas irmãs gêmeas pertencentes a uma família poderosa do vilarejo Hinamizawa, mas uma delas acaba sendo possuída pelo diabo, despertando uma assassina interior e massacrando todos seus amigos... a cena da amiga morrendo não aparece nesse arco, mas ela foi uma das vítimas, e todos foram torturados e mortos no fim.


Personagens

Maebara Keiichi


Mais uma vez como protagonista, Keiichi agora tem uma personalidade mais empolgada e até pervertida, falando com as amigas de um jeito solto, e debochando inclusive da líder do grupo, ao acreditar que descobriu um segredo dela.

Shion Sonozaki


Shion é a irmã gêmea de Mion, que a principio, pelas suspeitas do protagonista, soa só como ela disfarçada. Mas na verdade haviam mesmo duas garotas idênticas. Shion é alguém que mora num vilarejo vizinho (Okinomiya), e não se dá muito bem com a irmã. Ela também não é conhecida pelas demais garotas do grupo, mas no vilarejo em que vive ela é bastante conhecida e até respeitada. Ela trabalha como garçonete num maid café.

Gangue de Okinomiya


Apesar de servirem apenas pra destacar como Shion é respeitada em seu vilarejo, essa gangue se destaca pois, considerando que há famílias mafiosas por lá, eles não parecem parte de nenhuma das famílias e apenas são motoqueiros problemáticos, mostrando que o segredo dos Sonosaki como "máfia" é muito bem guardado.

Mion Sonozaki


No entanto, Mion que é a "irmã escolhida" pra se tornar herdeira dos Sonozaki. Sua família é um pouco mais citada agora, e é basicamente a máfia do vilarejo, uma das três família mais poderosas, e a líder de todas. Mion também trabalha, além de ser herdeira da família (e por isso comparecer em reuniões secretas e tal) ela ainda cuida da avó, e tem um trabalho de meio expediente numa padaria, isso sem contar sua função de líder no clube de jogos da escola (ela é atarefada e sempre sorri!).

Satoko Hojo




This post first appeared on DivulganteMorte, please read the originial post: here

Share the post

AnimeMorte: Quando as Cigarras Choram (Higurashi no Naku Koro ni/When They Cry) - 2006 - Todo tipo de terror e mais...

×

Subscribe to Divulgantemorte

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×